Prefeitura de Ipiaú e SENAR realizaram seminário de educação socioambiental

Alunos das escolas do interior do município, juntamente com seus pais, professores e agricultores familiares participaram de um seminário de temas transversais realizado na última segunda-feira (22) pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o objetivo de promover a conscientização da importância de um meio ambiente ecologicamente sadio. O tema em foco foi a ‘Produção de Defensivos Alternativos para Agricultura Familiar’.

A Oficina aconteceu na Escola Municipal Euclides Netos, localizada na Fazenda do Povo, onde os participantes tomaram conhecimento do que são os defensivos alternativos e os diversos tipos de receitas naturais para o controle de pragas e doenças, além de armadilhas para capturar insetos. 
O uso de defensivos alternativos evita a contaminação do produto e do consumidor, mantém o equilíbrio da natureza, aumenta a resistência da planta contra a ocorrência de pragas, reduzindo, assim, o custo de produção, uma vez que são usados recursos naturais, de fácil acesso e baixo custo.

O ‘Programa Despertar’, coordenado em Ipiaú pela professora Maria do Carmo Santos da Silva (Carminha), atende aos alunos da rede municipal de ensino nas unidades escolares da Zona Rural, do infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, trabalhando a Educação Socioambiental com temas como meio ambiente ética, saúde, cidadania, pluralidade cultural. O Despertar forma crianças e jovens do meio rural, preparando-os para a vida e para o exercício da cidadania. (Dircom/Prefeitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.