Obras de urbanização às margens do Rio Jaguaribe são concluídas

Foto: Carol Garcia/Gov
As obras de urbanização no trecho de um quilômetro ao longo do Rio Jaguaribe, em Piatã, foram concluídas nesta semana. O serviço de paisagismo, que recuperou uma área de cerca de 41 mil metros quadrados, teve plantio de 600 mudas de espécies arbóreas e palmáceas.
A recuperação da pavimentação em pedra portuguesa de diversos trechos da calçada também foi realizada. As intervenções fazem parte do investimento de R$ 273 milhões realizado pelo Estado da Bahia.
A intervenção conta ainda com o serviço de macrodrenagem dos rios Jaguaribe e Mangabeira, sendo que essa etapa da obra deve ser concluída em até 12 meses. Além disso, duas passarelas sobre o rio Jaguaribe já foram entregues no início deste mês e oferecem melhor acessibilidade e mais segurança para quem transita pelo local.
O diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Sérgio Silva, explica o serviço finalizado nesta sexta-feira (19). “O serviço que foi concluído consiste na revitalização da cobertura vegetal das margens. Fizemos a plantação de alguns arbustos a partir das condicionantes ambientais e conseguimos preservar a vegetação nativa, que continua intacta desde antes das obras”.
Nas novas passarelas foram instalados piso tátil, iluminação fotovoltaica e o piso rebaixado para facilitar o acesso de cadeirante. O piscineiro André Luiz trabalha na região há mais de 20 anos e lembra as dificuldades para transitar no local antes das obras. “As pontes já estavam caindo aos pedaços e muitas vezes tínhamos que andar mais para conseguir acessar o outro lado da avenida”, conta.
Ainda de acordo com Sérgio Silva, o serviço de macrodrenagem irá evitar inundações e alagamentos no período de chuvas. “Além da parte de urbanização de todas as margens do rio e revitalização que inclui a parte de ciclovia no trecho do Bairro da Paz, passeios e acessibilidade, temos a parte de execução da canalização. Com a obra de macrodrenagem vamos resolver essa questão das enchentes, evitando que as casas que ficam na região do Bairro da Paz e Avenida Orlando Gomes sejam inundadas”, esclarece.
(Fonte: Bahia.Ba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.