A bênção da comunhão

É possível plenitude de vida sem comunhão? Existiria felicidade sem relacionamentos sadios? Qual o sentido da vida se você não  tem com quem celebrar? O que fazer no dia mal se você não tem quem lhe ajudar?
         Muitos internautas estão aprisionados no mundo virtual porque não se relacionam bem com seu próximo. Os jogos os levam ao êxtase, mas também ao exílio… Muitos se relacionam virtualmente porque não conseguem viver de maneira plena com as pessoas à sua volta: familiares, irmãos da fé e colegas de trabalho.
Vida plena significa bons relacionamentos. O rei Davi declara: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Sl 133) Ao contrário do que muitos dizem é agradável a convivência, mas para isto precisa haver unidade. A unidade é uma marca do Espírito Santo. É Deus que no
Não existe espiritualidade sem comunhão. Aquele que diz que ama s leva ao bom relacionamento, pois é Ele que nos ensina a amar e ser amados.
Relacionamentos fraternais além, de agradáveis, são bons, pois somos seres relacionais e sociais. Foi Deus que nos fez assim! Deus é um só, contudo, se manifesta em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Logo, a essência de Deus é relacional por isso somos seres relacionais.a Deus mas odeia seu irmão é mentiroso, declarou o apóstolo João. Espiritualidade é intimidade com Deus, redunda em relacionamentos saudáveis, de modo que podemos aferir nossa vida com o Eterno por meio da nossa comunhão.
“É como óleo precioso”, complementa Davi, “derramado sobre a cabeça que desce pela barba, a barba de Arão até a gola das suas vestes.” (v. 2). Que ilustração emblemática, o óleo tem muitos significados na Bíblia como por exemplo, cura e alegria. A comunhão produz cura, aliás, muitas doenças são causadas por mágoas, levando muitos a se tornarem rancorosos, amargurados e encaramujados. Lutas e dificuldades em relacionamentos não devem ser o motivo de nos fecharmos mas de buscarmos ser tratados por Deus.
Se temos dificuldade em relacionarmos então necessitamos de tratamento. Quando temos cárie vamos ao dentista, se quebramos a perna ao ortopedista se temos relacionamentos conflitosos nos achegamos a Jesus. A mesma causa que nos leva à dor, ou seja, relacionamentos belicosos, é fonte de cura e alegria. Como é bom viver em unidade.
Por último,  o rei explicita: “É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre” (v. 3)
O orvalho é fundamental na Palestina, no norte de Israel fica o Hermom que umidifica aquela terra árida. Assim são os relacionamentos: revigoram o coração, umidificam a alma, renovam o vigor.
A unidade leva à comunhão e a comunhão releva pelo menos quatro  grandes marcas: a presença do Espírito (Ef 4.3), o reflexo do amor, a consequência da fidelidade e a bênção do Senhor.

Pr. Hélder Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.