Dia Mundial de Combate ao Estresse alerta para efeitos da doença que acomete 80% dos brasileiros
O 23 de setembro é o Dia Mundial de Combate ao Estresse, e a data traz um alerta para a banalização dos sintomas e da doença, que no Brasil atinge cerca de 80% da população. Apesar da importância do diagnóstico precoce, as pessoas procurarem ajuda somente quando o estresse crônico já provocou alguma doença mais grave. Os sinais mais comuns do estresse são; batimento cardíaco acelerado, dores na região do estômago, tensão muscular constante, insônia e respiração ofegante. De acordo com a International Stress Management Association, ISMA, o problema afeta 80% da população brasileira, sendo que 30% está em nível crítico – quando o estresse é crônico e já acarreta outras doenças.
Confira três dicas úteis para identificar os sintomas da doença e saber se está na hora de procurar ajuda médica:
1 – Todos vivem situações de estresse
O estresse pode chegar de uma forma aguda, rápida, precisa, como quando se está exposto a um evento de risco de vida. Por meio de mecanismos de defesa, o corpo libera doses excessivas de adrenalina no sangue, preparando o corpo para ataque ou fuga. É uma reação primitiva de sobrevivência, de defesa, herdada dos ancestrais do tempo das cavernas. O que pouca gente sabe é que existe também o estresse bom, conhecido como “eustresse”. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com determinadas situações. Funciona como uma mola propulsora. Ao contrário do estresse ruim, que adoece, fazendo com que a pessoa se intimide com a situação.
2- O estresse pode se manifestar em quatro fases
A primeira é a fase de alerta, em que as pessoas ficam ansiosas. A segunda de resistência, quando não se consegue relaxar, mas a situação ainda é reversível e a pessoa busca o equilíbrio interno. A terceira fase, ligada à quase exaustão, é aquela em que as pessoas ficam quase sem forças para lutar e se adaptar. E por fim a quarta fase, a de exaustão, em que graves problemas de saúde se instalam, como hipertensão arterial, úlceras gastrointestinais, câncer, algumas doenças de pele e problemas psicológicos.
3- Fique alerta aos sintomas
Sinais de estresse quase nunca são valorizados. É comum as pessoas acharem que o que sentiram foi um mal súbito e que não voltará a ocorrer. Para isso, é fundamental ficar atento aos sinais do corpo e se os sintomas ocorrerem mais de uma vez é recomendado procurar um médico para um check up.
(Fonte Bahia noticias/Saúde)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ofertas do Deus te ama
Cardiologista Dr. Diego Costo
Supermercado Pague Levinho do Bairro ACM
OFERTAS DE AGOSTO NO AVISTÃO DA CONSTRUÇÂO
OFERTAS PRA ECONOMIZAR DE VERDADE NO DI MAINHA! 🛒🔥
Ótica São Lucas
Total de visualizações de página
Divulgue aqui sua empresa (73) 9-8200-7563
Sua marca em destaque
Nenhum comentário:
Postar um comentário