Conheça três principais causas do mau hálito e saiba como evitá-las

Problema que afeta a autoestima de muitas pessoas, entre outros dissabores, o mau hálito frequentemente está associado a três causas. Ficar muito tempo sem comer, dietas com alimentos "errados" e medicamentos estão entre as principais causas do distúrbio.

Refeições espaçadas

Segundo a cirurgiã-dentista e coordenadora CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose), Mariana Pereira Alves, ficar muito tempo de estômago vazio leva à hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Para evitar que isso aconteça em larga escala, o organismo começa a queimar gordura para preservar a glicose e manter a obtenção de energia necessária para a sobrevivência.

Dieta

A escolha da dieta errada também pode causar o mau cheiro na boca. Ela explica que uma alimentação rica em lipídios (alimentos gordurosos) resulta em altos níveis de acidez que produzem um cheiro desagradável no hálito. Alguns alimentos, quando consumidos exageradamente, podem causar a halitose, principalmente se essa comilança não for seguida de uma boa higienização da boca. Estão neste rol, guloseimas como carne, queijo, alho, cebola, azeitonas, ovos, alimentos condimentados, maionese, chocolate, leite, salame, presunto, mortadela, repolho, sardinha, alcachofra, couve-flor e brócolis.  
 
Medicamentos
 
Em relação a remédios, a cirurgiã-dentista diz que os remédios para emagrecer causam mudanças na composição e na quantidade de saliva. “Eles geram a redução do fluxo salivar, aumentando a descamação da mucosa bucal e o acúmulo de bactérias no dorso na língua. Dessa forma, produzem uma camada amarela esbranquiçada conhecida como saburra lingual, que é uma das causas mais frequentes do mau hálito”, explica Mariana. 
 
De acordo com a especialista, até o estado psicológico da pessoa que faz a dieta pode atrapalhar o hálito. O estresse causado pela necessidade de emagrecer também causa queda no fluxo salivar e no açúcar do sangue. Por isso, quando decidir que precisa de uma dieta é importante pedir auxílio a um médico especializado e reforçar a higienização da boca. Informações do Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.