Lição 01: Paulo e a Igreja em Filipos

  • 1. “Somos uma grande família”
  • 2. Introduzir a epístola aos Filipenses destacando a cidade, a data e o local da autoria. Explicar o propósito, a autoria e os destinatários da epístola. Compreender os atos de oração e ação de graças do apóstolo Paulo.
  • 3. ESBOÇO DA EPÍSTOLA AOS FILIPENSES Autor: Apóstolo Paulo Tema: Alegria de viver por Cristo Data: cerca de 62/63 d.C. Propósitos: agradecer aos filipenes por suas ofertas generosas; informar o seu estado pessoal na prisão de Roma; transmitir à congregação a certeza do triunfo do propósito de Deus na sua prisão para levar os membros da igreja em Filipos a se esforçarem em conhecer melhor o Senhor, conservando a unidade, a humildade, a comunhão e a paz. Introdução (1.1-11)  saudações; Ação de graças e oração pelos filipenses. I – As circunstâncias em que Paulo se encontrava (1.12-26) • A prisão de Paulo contribuiu para o avanço do Evangelho ; • A proclamação de Cristo de todas as formas; • A disposição de Paulo para viver ou morrer. II – Assuntos de interesse da Igreja (1.27-4.9)  Exortação de Paulo aos filipenses;  Os mensageiros de Paulo à igreja;  Advertência de Paulo a respeito dos falsos ensinos;  Conselhos finais de Paulo III – Conclusão (4.10-23)

  • 23)
  • 4. Filipenses faz parte do rol “das cartas da prisão”, juntamente com Efésios, Colossenses e Filemon. Filipenses é uma carta de caráter pessoal, mas com algumas inserções teológicas. Na epístola, Paulo agradece aos filipenses pelo cuidado que tiveram com o apóstolo, combate alguns problemas que estavam assolando a igreja e exorta os cristãos a viverem de forma a honrar a Cristo mesmo em meio à perseguição.
  • 5. I - INTRODUÇÃO À EPÍSTOLA 1. A cidade de Filipos Fundada por Filipe II e posteriormente, após guerras e a divisão do império grego-macedônico, sendo a Macedônia base da expansão do Império Romano, Filipos passou a ser colônia de Roma. Estava situada em local estratégico, entre o Oriente e o Ocidente, sendo rota comercial entre os continentes. Local da importante batalha travada entre os leais a Júlio César (assassinado), e os traidores Brutus e Cássius.
  • 6. 2- O Evangelho chega a Filipos Durante a segunda viagem missionária de Paulo, por volta do ano 52 d.C., o apóstolo chegou a Trôade, onde teve uma visão de um varão da Macedônia que pedia ajuda (At 16.9). Chegando à cidade, como não havia sinagoga, Paulo e seus companheiros descem à beira de um rio para pregarem o Evangelho. Lá, ocorre a primeira conversão ao Evangelho: Lídia, uma comerciante, aceita a mensagem cristocêntrica. Em seguida, a casa desta mulher veio a ser um local de congregação para os cristãos naquela cidade; era a Sede da primeira igreja na Europa.
  • 7. O Evangelho em Filipos e a maravilhosa Graça salvadora de Deus  O Evangelho chega a Filipos pela Graça soberana. A Bíblia narra a conversão de três pessoas totalmente diferentes em Filipos. O poder do Evangelho para salvação:  Lídia (At 16.13,14);  A jovem adivinhadora (16.16-18);  O carcereiro (16.27-34). Nesta última, três milagres acontecem:  Milagre físico: terremoto;  Milagre moral: “todos nós estamos aqui”;  Milagre espiritual: Deus mudou a vida do oficial romano.
  • 8. Deus salva na cidade de Filipos três raças diferentes:  Lídia era asiática, da cidade de Tiatira;  A jovem escrava era grega;  O carcereiro era romano. Deus salva três classes sociais:  Lídia: comerciante de púrpura, mercadoria caríssima no mundo antigo;  A jovem adivinhadora: escrava, uma mercadoria;  O carcereiro: servidor do império.
  • 9. Deus salva na cidade de Filipos pessoas de culturas religiosas diferentes:  Lídia era prosélita, temente a Deus; uma gentia que vivia a cultura religiosa dos judeus;  A jovem pitonisa servia aos demônios;  O carcereiro cria que César era o Senhor. “Não há nenhum capítulo na Bíblia que mostre tão bem o caráter universal da fé que Jesus trouxe aos homens.” Willian Barclay.
  • 10. O Evangelho alcança o homem de diferentes formas:  Lídia ouviu a mensagem do Evangelho pregada por Paulo durante um momento destinado para isto, e creu;  A jovem pitonisa foi arrancada as garras de satanás enquanto falava pelos demônios;  O carcereiro foi alcançado em meio a um terremoto; uma tragédia ocorrera e o homem pensava tirar a própria vida. “Deus salva pessoas de lugares diferentes, de raças diferentes, de culturas diferentes e religiões diferentes. As paredes que dividem as pessoas são quebradas. Pobres e ricos, religiosos e místicos, ateus e possessos podem ser alcançados com o Evangelho.” Hernandes D. Lopes.
  • 11. 3- Data e local da autoria Paulo esteve preso em três ocasiões: em Filipos (At 16.23), em Jerusalém e Cesareia (At 21.27-23.31) e finalmente em Roma (At 28.30,31), nesta última em duas etapas. Há fortes evidências de que a carta aos Filipenses foi escrita da prisão em Roma ao final de sua primeira etapa: 1º) as demais cartas da prisão foram escritas em Roma (Efésios, Colossenses e Filemon); 2º) Em Fp 1.13 Paulo menciona a guarda pretoriana e, 3º) Em Fp 4.22 Paulo envia saudações dos da “casa de César”, o imperador.
  • 12. II – AUTORIA E DESTINATÁRIOS 1- Paulo e Timóteo Paulo: “apóstolo, corajoso missionário, ilustrado mestre, articulado apologista, estadista cristão e fundador da igreja de Filipos.” (Hernandes Dias Lopes) Apesar de constar o nome de Timóteo, a epístola é puramente paulina. Talvez o nome de Timóteo conste por este comungar das mesmas convicções de Paulo acerca da Igreja em Filipos e teologicamente.
  • 13. 2 – Os destinatários da carta: “todos os santos” (1.1) “todos os santos”: não há acepção de pessoas, mas, em Cristo, todos são iguais. Em Filipos, todos, independente da raça, condição social, intelectual todos são parte da Igreja. “Um dos aspectos mais ricos desta vida para a qual fomos chamados e separados é que agora vivemo-la em comunhão com todos os santos. O mesmo Senhor que nos uniu a Ele mesmo, agora também nos une à comunhão de todo o Seu povo.” J. A. Motyer
  • 14. 3 – Alguns destinatários distintos: “bispos e diáconos” (1.1) Na igreja local há liderados (todos os santos), mas também há liderança (bispos e diáconos),estes estavam entre os santos, não sobre eles. Ambos devem ter qualidades bíblicas para exercer o serviço divino (I Tm 3.1-13) Conforme At 6.1-6, os diáconos deveriam servir às mesas e os bispos (episkopoi: supervisores), deveriam se dedicar “à oração e ao ministério da Palavra”. “Os crentes vêm primeiro. Não são os crentes que existem para os líderes, mas os líderes que existem, para os crentes. Os líderes não estão acima dos crentes, mas entre eles (I Pe 5.1-4)”. Hernandes Dias Lopes
  • 15. III- AÇÃO DE GRAÇAS E PETIÇÃO PELA IGREJA DE FILIPOS (1.3-11) 1. As razões pela ação de graças A igreja em Filipos sempre apoiou o apóstolo, nas algemas, na defesa e confirmação do Evangelho, confirma ele: “desde o princípio, até agora”. Quando Paulo estava preso, a igreja enviou Epafrodito com uma oferta para o sustento do apóstolo.
  • 16. 2. Uma oração de gratidão (vv. 3-8) “Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós...” (v.3). Lembrar da igreja em Filipos, era lembrar da conversão de Lídia, da jovem adivinhadora e do carcereiro. Era lembrar do início da igreja na Europa, do início da igreja na casa de Lídia. Era também trazer à lembrança o acolhimento recebido após a libertação da prisão.
  • 17. 3. Uma oração de petição (vv.9-11) O aumento do amor: indispensável aos cristãos. Para aprovarem as coisas mais excelentes e serem sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, os filipenses deveriam ter o amor aumentado mais e mais. Sem o amor, base da fé cristã, não há cristão excelente; não há verdadeiro Evangelho; não há conversão.
  • 18. CONCLUSÃO A epístola foi escrita aos cristãos em Filipos, importante colônia Romana. Na ocasião, Paulo estava preso em Roma, por volta do ano 61- 63 d.C. O apóstolo escreveu a carta para agradecer aos cristãos daquela cidade pelo cuidado para com ele e para adverti-los sobre algumas questões teológicas. Por fim, vemos que Paulo orava constantemente por aqueles cristãos: agradecendo a Deus por eles e suplicando para tivessem o amor aumentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.