Com foco em 2014, plenária do Galo convoca militância e movimentos para fortalecer debate no PT


                                                                                    


Mais de 1,5 mil pessoas acompanhou a plenária popular do deputado estadual Marcelino Galo (PT), neste sábado (17), no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufba, em Salvador. Militantes, lideranças políticas regionais, líderes comunitários de diferentes regiões da Bahia se uniram aos políticos históricos do partido para debater estratégias para as eleições de 2014 e diretrizes para novas políticas públicas de juventude, agricultura familiar, pesca, LGBT, mulheres, negros e todos os grupos e classes que se apresentam à margem da sociedade, lutando diariamente contra o racismo, preconceito e toda forma de opressão.

O evento, em seu primeiro momento, reuniu representantes de movimentos sociais ligados ao mandato do Galo. “Estamos dialogando com diversos segmentos para continuarmos na luta pela mobilidade urbana, saúde, educação, moradia de qualidade, reforma agrária, trabalho decente, em defesa dos direitos humanos, das mulheres, LGBT e da juventude. Esse movimento que vem das ruas é legítimo, esta é nossa origem, o movimento social é a nossa base e é por ele que lutamos. Foi assim que se construiu o Partido dos Trabalhadores”.

A segunda mesa da plenária foi composta por petistas históricos, políticos da militância que demonstraram defender o mandato com o povo, com os movimentos sociais e com o PT. “Nós temos um mandato vinculado com o povo, pois só se constrói política pública com o ele. Com o povo não só se escuta, mas também se aprende. Por isso nós defendemos o direito à palavra e à democracia, por isso nós temos que atender as reivindicações que vêm das ruas”, finaliza o deputado estadual.

Pré-candidatos do PT
Três petistas que são cotados para substituir o governador Jaques Wagner em 2014 estiveram na plenária do Galo e ressaltaram a importância do deputado no processo político do partido. “Marcelino vestiu uma camisa historicamente de luta e está fazendo com o que este tecido social se espalhe por toda a Bahia”, declara o senador Walter Pinheiro. Para o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, “Marcelino é o deputado ‘eu quero é mais’. Quero mais educação, saúde, distribuição de renda, direitos ampliados e mais democracia. Quero mudar a Bahia e o Brasil”. Já o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, mais descontraído, brinca ao falar na reeleição do deputado. “Nós temos que fazer mais deste evento que o Galo está fazendo. Nós não temos que vender mais peixe, nós temos é que vender mais Galo, para o Galo ser reeleito”.

Além dos pré-candidatos do PT ao governo em 2014, participaram também da plenária os deputados federais Nelson Pelegrino, Geraldo Simões, Amauri Teixeira, Afonso Florence, os vereadores de Salvador Waldir Pires e Luiz Carlos Suíca. Os deputados estaduais Rosemberg Pinto (líder do PT na Assembleia), Maria Del Carmem e Yulo Oiticica. Representando o secretário da Casa Civil, Rui Costa, esteve o coordenador executivo Benito Brasileiro. Ainda estiveram no evento, os jornalistas Emiliano José e Ernesto Marques, candidato à presidência do PT na Bahia.

Ascom do deputado Marcelino Galo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.