DIA DA IMPRENSA – 01 DE JUNHO


Foto: E neste feriado, ninguém ficará sem noticias, porque o Programa Canal do Povo da Rádio Livre FM de Ipiáu vai ao AR as 16 horas desta quinta-feira, 30/05/13 com muitas novidades e entrevistas bombásticas; Rádio Livre FM de Ipiaú, 105.9 acesse: www.radiolivrefmdeipiau.com.br e fique bem informado                                                                              O  surgimento da imprensa

A imprensa escrita teve seu início na Itália no século XVI. Nesse período, começaram a circular as folhas volantes, anunciando grandes eventos. Na Alemanha e na Holanda, por exemplo, já existiam publicações com periodicidade mais ou menos regular. Na Inglaterra do século XVII também surgiram folhas de notícias denominadas coranto.
O conteúdo dessas folhas, no entanto, tratava do movimento do mercado financeiro, algumas impressas pelos próprios banqueiros. Só a partir dos séculos XVIII e XIX é que a imprensa passa a ser um meio de exposição de idéias, pontos de vista e opiniões. Intelectuais renomados deixam de lado a prosa dos salões para se dedicar ao texto combativo e militante das redações de jornal. Estes, por sua vez, já estavam remunerando o trabalho escrito.
No início
A arte de abricar papel foi desenvolvida pelos chineses, por volta do século II a.C. Podemos dizer que foi o primeiro passo para chegarmos à imprensa. O que seria de Guttemberg, afinal (inventor da impressora de tipos móveis, no século XV), sem a existência do papel? Naturalmente que uma descoberta procede outra e assim a humanidade evolui em suas técnicas. Mas é sempre bom lembrarmos onde tudo começou e quem esteve à frente do pontapé inicial.
A técnica de fazer papel foi trazida para o Ocidente depois que um grupo de chineses foi capturado por árabes, próximo a Samarcande, em 751 d.C. Obrigados a ensinar tudo o que sabiam aos seus raptores, a feitura de papel acabou chegando à Espanha, mas apenas 400 anos após essa captura inesperada. Ou seja, no ano de 1150.
Com o progresso tanto das técnicas de fabricação de papel quanto das impressoras, ficou estabelecido o contexto para o começo e evolução da imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.