Técnico da ADAB alerta: Matadouro Municipal de Ipiaú pode fechar a qualquer momento






Um grave alerta foi lançado pelo técnico da ADAB, Juscelino Spínola, que atua no escritório regional de Ipiaú. O especialista foi enfático em afirmar, em entrevista ao programa Fala Ipiaú, que a determinação do Ministério Público e da ADAB estadual é no sentido de encerrar as atividades do Matadouro Municipal de Ipiaú e outros abatedouros de cidades circunvizinhas, por estarem estes órgãos em completo desacordo com as normas de higiene e limpeza preconizadas pelo Ministério da Agricultura e pela Vigilância Sanitária.

" O ipiauense está consumindo uma carne abatida em condições precárias que pode causar problemas sérios de Saúde. É contra isso que a ADAB e o Governo do Estado estão se levantando a fim de defender a vida do nosso povo", apontou ele.

A situação do Matadouro Municipal de Ipiaú já tem sido denunciada há tempos. No ano passado, o programa do Bocão mostrou na TV Itapoan cenas que estarreceram a opinião pública, demonstrando claramente a sujeira e a falta de equipamentos adequados para proceder o abate e resfriamento da carne que é consumida na cidade.


Para requalificar o órgão, representantes da administração municipal passada alegam ter deixado em caixa recurso da ordem de 500 mil reais obtidos via Governo do Estado, além de uma câmara frigorífica de última geração para proceder o resfriamento do produto a até 7 graus(  quando deve ser transportado até os açougues em veículos frigoríficos e mantidos nos estabelecimentos comerciais em iguais condições).  Juscelino pediu empenho do prefeito municipal e autoridades locais para que não deixem consumar em Ipiaú o que já aconteceu com o Matadouro de Itabuna reentemente. 

Caso o Matadouro de Ipiaú seja fechado, toda a carne consumida na cidade e região deverá ser obtida através de abate em Jequié ou Amargosa, o que deverá encarecer ainda mais o produto junto ao consumidor.

Em tempo, a câmara frigorífica enviada pelo Governo do Estado para ser utilizada no Matadouro de Ipiaú inexplicávelmente não está sendo utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.