Trabalhadores da pesca comemoram dia nacional com sessão especial na Bahia



Demandas estruturais e organizacionais para o setor da pesca na Bahia foi o centro dos debates na sessão especial realizada durante toda a tarde desta quinta-feira (21) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A proposta do deputado estadual Marcelino Galo (PT) trouxe os trabalhadores da pesca, entre homens e mulheres, para conhecerem as ações políticas do parlamentar e apresentarem propostas para a criação do Conselho Estadual do setor e da Lei Estadual que será enviada em breve à Casa Legislativa pelo governo do Estado.

Segundo Marcelino Galo, a pesca é um setor que necessita de regulamentação para ampliar o beneficiamento, a produção e, inclusive, o mercado de consumo de pescado. “É um alimento nobre e que precisa ser inserido, por exemplo, na alimentação escolar, beneficiando crianças de diferentes faixas etárias. O projeto está em tramitação na Alba e será importante o reconhecimento deste setor econômico para o desenvolvimento da Bahia. Isso sem falar na criação do Conselho e da aprovação da Lei da Pesca, que dará maior organização dos pescadores, marisqueiras e todos os trabalhadores da área”, declara o parlamentar petista.

O pescador e presidente do Sindicato dos Pescadores de Nazaré, Pedro Pereira da Silva, 83, fez um relato da pesca na Bahia e citou o governo do ex-presidente Lula como o divisor de águas para a pesca no Brasil. Ele destacou ainda a participação do deputado Marcelino Galo desde quando era superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura na Bahia. “É uma satisfação participar desta sessão, agora o pescador tem sua profissão reconhecida e lembrada por parlamentares”, completa.

Participaram do evento na Alba, representantes das Associações, Colônias de Pescadores de diferentes municípios da Bahia, representantes de órgãos do setor como o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que representou o governador Jaques Wagner, a atual superintendente federal da Pesca na Bahia, Silvia Cerqueira, além de representantes do Ministério da Pesca, como o técnico Márcio Carvalho. Também marcaram presença o secretário de Meio Ambiente de Madre de Deus, Antero Fernandes, os professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rogério Campos e José Fernando Melo, além dos deputados Marcelo Nilo, que abriu a sessão e os deputados José de Arimatéia e Gildásio Penedo.

Ascom do deputado Marcelino Galo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.