COMO CONQUISTAR ADMIRAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA


Há exemplos que não devemos deixar passar sem comentar e a sociedade tomar conhecimento. Dr. José Mattos, empresário, surpreendentemente assumiu a Secretaria de Infra-Estrutura do município de Salvador, foi brilhante. Lamento ter deixado agora para atender posicionamento de amigos políticos desejando que participe da eleição como candidato a vice. Se eu fosse ouvido pela comunidade de Salvador como sou ouvido em Ipiaú, sugeria que fosse candidato a prefeito e gastaria a sola do sapato na campanha.

Foi um exemplo para a admistração pública (abril de 2011 a junho de 2012). Foi tão brilhante que recebeu a medalha Thomé de Souza, projeto do vereador Henrique Carbalhal com apoio da bancada. O vereador autor do projeto, na solenidade, fez um pronunciamento forte. Tive oportunidade de cumprimentar o prefeito, notei que estava satisfeito com o que ouviu, planejamento e administração de Dr. José Mattos.

Dois pontos me chamaram atenção. Quando os empresários do transporte coletivo pediram correção do valor da passagem, como não tinha fundamentação, não permitiu. Quando houve aumento do salário dos rodoviários, concedeu o aumento da passagem. Passou o demonstrativo para a imprensa, isso é transparência, seriedade, indispensáveis na administração do dinheiro público.

Sobre o preço do transporte coletivo tenho uma opinião, se não houvesse na administração pública corrupção, razão da alta carga tributária, poderia reduzir a mesma para a metade, o dinheiro daria para tudo. O preço da passagem de ônibus é alto porque a manutenção é onerosa e a duração do veículo é pequena diante da falta de manutenção na pavimentação das ruas.

Dr. José Mattos se posicionou quanto às licitações das linhas de ônibus contra licitações fraudulentas, a concorrência será maior e melhor qualidade no transporte coletivo, dificultaria o monopólio. Parabéns, Dr. José Mattos, no lugar de tapar buracos estava recapeando as avenidas do eixo principal do tráfego com qualidade, levantando as bocas de lobo que normalmente estão sendo verdadeiros buracos. Felizmente esse trabalho está tendo continuidade. Uma parcela dos trabalhadores em São Paulo gasta tempo equivalente à carga horária de trabalho entre o ponto de ônibus e o trajeto, sai de sua residência de madrugada e chega meia-noite.

Sabemos que o orçamento de Salvador é deficitário, mas não poderia deixar de ter um projeto com cronograma para recapeamento do asfalto das avenidas e bairros populares. Se não há recurso, fundamentar e reivindicar junto ao governo federal.

Quando prefeito de Ipiaú, numa audiência com um presidente da Conder, falei que em Paris as ruas calçadas há trezentos anos ainda estão com total qualidade, o presidente disse de forma irônica: “do jeito que você pensa, vai  conseguir muitas obras”.

Dr. José Mattos no pronunciamento, destacou a confiança e apoio depositados pelo prefeito, Dr. João Henrique, da base aliada e do Partido Progressista. Nas suas palavras cumprimentava amigos, vereadores, deputados presentes e toda a família. Quando se referiu à Dra. Alessandra, as palavras foram: “meu eterno amor”.

 JOSÉ MENDONÇA
www.josemendonca.org
joseandrademendonca@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.