Touro. Um descaso a ser apurado


A vida nos apresenta momentos com grandeza inimagináveis, ontem, fomos surpreendidos pelo apelo incisivo de uma pessoa bastante conhecida do nosso povo, Orlandino Vieira Lopes, talvez não se ligue o nome a pessoa, mas se  dissermos, Touro, filho de D. Jovem, irmão de Orlindo Lopes, todos saberão de quem se trata. A sua ligação para o programa Jornal da Manhã, na Rádio Educadora, sacudiu com a nossa estrutura.

Um apelo veemente, um pedido de socorro. Sabíamos que ele era necessitante de cuidados oncológicos. Fizera uma operação para extração de um tumor maligno no estomago. Pensávamos que as coisas se encaminhavam. Pois a sua família sempre foi bastante reservada, mão deixava transparecer a gravidade do problema. Mesmo Orlindo, mantinha a discrição.
Touro não estendia à mão a caridade, queria o respeito e que lhe fosse destinado os recursos necessários para o desenvolvimento do seu tratamento. E, foi sem meios termos, colocando todas as mazelas encontradas na Secretaria de Saúde de encontro as sua precisão para o tratamento. Alegou não ter sido recebido pela secretária. Falou das inverdades colocadas ao Ministério Público, como: que ele estava sendo atendido de conformidade com o mandado pelo SUS. Touro era uma pessoa demonstrando não suportar mais o sofrimento e o descaso velado da secretaria.

Voltou á rádio no programa Fala Ipiaú, confirmou com todas as letras, as afirmativas da manhã. À noite esteve na Câmara, manteve o mesmo diapasão de revolta e as mesmas palavras.

Na Câmara apareceram encenações, tristes e cheias de vontade de blindar a secretária e Secretaria de Saúde (Vereadores da  situação procurando contornar o incontornável com sorrisos amarelecidos e promessas de salvação eterna)

Touro está beneficiado por uma resolução do Ministério da Saúde chamado “Tratamento Fora do Domicílio” TFD, que oferece: 
“Consulta, tratamento ambulatorial, hospitalar/cirúrgico previamente agendado;
Passagens de ida e volta - aos pacientes e/ou acompanhantes, para que possam deslocar-se até o local onde será realizado o tratamento e retornar a sua cidade de origem;
Ajuda de custo para alimentação e hospedagem do paciente e/ou acompanhante enquanto durar o tratamento”.

Assim, espera-se, que Touro não seja mais um deixado ao descaso e insensatez de um governo que não oferece a dignidade que Ipiaú merece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.