Paraguai é origem de 80% da maconha vendida no Brasil, diz ONU



Cerca de 80% da maconha utilizada no Brasil em 2011 entrou pelo Paraguai, enquanto outros 20% têm origem local, informou nesta terça-feira (28) um estudo da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, ligada às Nações Unidas. O órgão avaliou também que o consumo de drogas em geral está em nível “endêmico” tanto em países ricos como nos em desenvolvimento.
O documento informou que o Brasil destruiu pelo menos 2,8 milhões de plantas de cannabis, incluindo mudas, e apreendeu mais de 155 toneladas da erva no ano passado. Os números podem ser ainda maiores, uma vez que o governo federal não forneceu o relatório estatístico anual em tempo hábil para a análise, o que também ocorreu com potências como Japão, Canadá e Reino Unido.
O Paraguai é o maior produtor de maconha na América do Sul, responsável por praticamente a metade do total produzido da região. Em 2010, diz a ONU, o país acabou com mais de mil hectares de plantações ilegais e confiscou mais de 130 toneladas da droga – 45 toneladas a mais do que no ano anterior. A fiscalização da fronteira paraguaia foi um dos temas das eleições presidenciais brasileiras de dois anos atrás.
(Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.