Avião cor-de-rosa da Azul Linhas Aéreas traça o céu do País nesta semana




Inicia por Goiânia (Goiás) na manhã de segunda-feira a segunda edição do Road Show da Azul Linhas Aéreas, em parceria com a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. e a FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, com apoio da Infraero.  A atividade contará com o jato Embraer 195, batizado carinhosamente de Rosa & Azul, por ser totalmente pintado na cor rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama no mundo. A aeronave e sua tripulação – formada exclusivamente por mulheres com uniformes também rosas – terão a missão de percorrer 9 destinos durante esta semana, chamando à atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama.
Mas a ação não ficará restrita aos voos do Rosa & Azul pelo espaço aéreo brasileiro. Está prevista uma blitz com voluntárias da FEMAMA e colaboradores da Azul em todos os aeroportos nos quais o avião irá pousar, até sexta-feira. As atividades estão marcadas para iniciar algumas horas antes de cada aterrissagem e vão incluir palestras sobre a prevenção do câncer de mama e a distribuição de materiais informativos para o público local.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina. Estima-se que cerca de 30 mulheres morrem por dia devido à doença. Quase a metade dos casos é descoberta em estágio muito avançado. “Trata-se de um paradoxo: mesmo com o avanço da ciência, um número cada vez maior de pessoas tem morrido de doenças curáveis”, afirma a presidente da FEMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi. “Se descoberto cedo, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura. Mas precisamos ser mais ágeis entre o tempo do diagnóstico e o tratamento”, salienta. “Essa parceria está contribuindo para disseminar a causa para um número maior de cidades brasileiras”, comemora a presidente da FEMAMA.
Por sua vez, Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul Linhas Aéreas Brasileira, diz que o diferencial desse ano é justamente que o Rosa & Azul, por ter um porte menor, não vai viajar apenas nas grandes capitais do País. Em dezembro do ano anterior foi lançada essa parceria e o avião rosa fez suas primeiras viagens e passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Campinas, Vitória, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Campo Grande, Brasília, São Luiz e Belo Horizonte. “O câncer de mama é um dos mais graves problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Por isso, criamos esta ação conjunta com a Embraer e a FEMAMA no ano passado. A Azul está totalmente comprometida com esta nobre causa”, ressalta o executivo.
A união deu tão certo que neste ano a Azul recebeu uma segunda aeronave cor-de-rosa, um turboélice ATR 72-200 que realiza rotas regionais pelo interior do estado de São Paulo, de Minas Gerais, do Paraná e de Santa Catarina. De dezembro de 2010 para cá, já foram realizados mais de 2.620 voos com o Embraer 195, que nunca passam em branco. “As pessoas gostam de tirar fotos e registrar que estiveram na aeronave rosa”, ressalta Beting.
Agenda do Rosa & Azul
Na segunda-feira, o evento aconteceu a partir das 9h no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia (GO) e contou com a presença dos diretores da Azul e representantes da FEMAMA. À tarde,  houve concentração no Aeroporto Internacional Salgado Filho em Porto Alegre (RS).
Na manhã desta terça-feira, o evento inicia no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na grande Belo Horizonte (MG). À tarde, o jato parte para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, com concentração a partir das 12h30.
Na quarta-feira terá pousos em duas cidades paranaenses. De manhã no Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na Grande Curitiba, e à tarde no Aeroporto Regional Sílvio Nane Júnior, de Maringá. Sendo que as atividades iniciam por volta das 13h.
Na quinta-feira, o avião chega à cidade natal da Azul Linhas Aéreas, localizada em Campinas (SP), e pousa no Aeroporto Internacional de Viracopos de manhã, com blitz a partir das 9h. À tarde, a aeronave ruma para Palmas (TO) e chega no Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, tendo atividades desde às 10h30.
Na manhã de sexta-feira, o Rosa & Azul termina sua missão e finaliza a segunda edição do Road Show da Azul ao chegar de manhã ao Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC) Hercílio Luz. A blitz está prevista para iniciar às 8h30.
Números da Doença
O INCA estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter câncer de mama no país, sendo que o Rio de Janeiro é o estado brasileiro com o maior número de casos da doença, seguido pelo Rio Grande do Sul e São Paulo. Conforme informações da ONG americana Susan G. Komen for the Cure, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de câncer de mama no mundo. A cada 68 segundos, uma mulher morre devido a esta doença.
Segundo a estimativa do INCA, a incidência do câncer de mama em 2011, nas cidades em que vai passar o Road Show da Azul, deve ser a seguinte:
- Goiânia (GO): 360 novos casos da doença/ano;
- Porto Alegre (RS): 1.040 novos casos da doença/ano;
- Belo Horizonte (MG): 950 novos casos da doença/ano;
- Rio de Janeiro (RJ): 4.010 novos casos da doença/ano;
- Curitiba (PR): 730 novos casos da doença/ano;
- Maringá (PR): * INCA não possui esse dado específico (Paraná: 2.990 novos casos da doença/ano);
- Campinas (SP): INCA não possui esse dado específico (O Estado de São Paulo tem 15.080 novos casos da doença/ano e a Capital paulista 5.760 casos);
- Palmas (TO): INCA não possui esse dado específico (Tocantins possui 120 novos casos da doença/ano);
- Florianópolis (SC): 130 novos casos da doença/ano.
Fonte CdB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.