'Problema da corrupção nunca foi tão sério', diz Serra ao 'El País'


O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou, em entrevista ao jornal espanhol "El País", que o problema da corrupção no Brasil nunca foi tão sério como agora.
Serra disse ainda que a "faxina" que a presidenta Dilma Rousseff promoveu no Ministério dos Transportes após as denúncias de corrupção foi uma ação correta, mas que só foi tomada estimulada pela imprensa.
"A corrupção no Brasil não é o único problema e não pode ser tratada como um fator isolado. Ela causa desvios de recursos, acentua a ineficiência e impossibilita o planejamento. Isso é exemplificado no caso do Ministério dos Transportes."
Serra também falou sobre as eleições de 2014. Segundo ele, a probabilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar a Presidência é muito alta e o petista nunca deixou de estar em campanha.
O tucano ressaltou que algumas das declarações de Lula contra a oposição são "retórica eleitoral". "O ex-presidente também afastou pessoas envolvidas em casos de corrupção, mas, aquilo que poderia se transformar no início de uma política de transparência, acabou em nada."
Ele afirmou que a origem da corrupção está na decisão do governo petista de entregar a partidos da base áreas onde exercem "um poder quase absoluto".
Apesar do recente escândalo no governo, o tucano admitiu que a imagem do Brasil no exterior continua sendo positiva e que a economia caminha em ritmo de crescimento, assim como a criação de empregos.
Ele destacou ainda que o governo Dilma começou bem no que se refere à defesa dos direitos humanos, mas que nos últimos tempos a posição da presidente começou a se mostrar ambígua e que o ímpeto em defender os direitos civis se diluiu.

Alessandro Shinoda - 26.jun.2011/Folhapress
Problema da corrupção nunca foi tão sério', diz Serra ao 'El País
'Problema da corrupção nunca foi tão sério', diz Serra ao 'El País'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.