Oposição quer ouvir ministro sobre denúncias na ANP

O líder do PPS na Câmara, Rubens Bueno (PR), afirmou neste domingo que protocolará dois requerimentos no Congresso de uma audiência pública para apurar denúncia divulgada pela revista "Época" sobre suposta corrupção na ANP (Agência Nacional do Petróleo). O deputado quer convocar o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e convidar o diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, a prestar esclarecimentos.
Em nota, Bueno defendeu o imediato afastamento dos assessores flagrados em um vídeo elaborado pela Polícia Federal.
Vídeo mostra suposta corrupção na ANP, diz revista
"Esta é a forma mais isenta para buscar uma investigação séria de mais este episódio do governo do PT. A denúncia é gravíssima, já que há imagens de pessoas da ANP envolvidas e, em seu nome falando, como se ali fosse um grande balcão de negócios para enriquecimento de alguns", afirmou.
Durante o recesso parlamentar, o Congresso funciona em esquema de plantão. Uma comissão mista de oito senadores e 17 deputados está de prontidão até 1º de agosto, mas eles só são convocados para tratar de temas emergenciais. Requerimentos deste tipo, porém, não têm prazo e, portanto, não recebem tratamento de urgência.
DENÚNCIA
Segundo a revista, as filmagens sugerem a existência de esquema de cobrança de propinas dentro da ANP, aparelhada pelo PC do B, em que assessores pediriam dinheiro para destravar processos de empresas de combustíveis.
Ainda de acordo com a publicação, a advogada Vanusa Sampaio, do Rio, que representa companhias do ramo, foi procurada por dois assessores da ANP: Antonio José Moreira e Daniel Carvalho de Lima.
A dupla, que dizia falar em nome do então superintendente Edson Silva, um ex-deputado federal do PC do B, expôs de forma explícita que cobrava propina para conseguir facilidades na agência.
Fonte Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.