Artigo José Mendonça: GRANDE RIQUEZA DOS BRASILEIROS

                                                                                                           
José Mendonça
joseandrademendonca@hotmail.com                                                                                                                                          
Facebook: José Mendonça

Na década de cinqüenta, ouvia falar que nos Estados Unidos existia um equipamento que transmitia voz e imagem. Vi televisão pela primeira vez em Recife, pensei, “a imprensa será só televisionada”, mas a imprensa escrita e o rádio continuam fortes, cinema só nos shoppings, esvaziou em parte os estádios de futebol, a televisão brasileira está entre as melhores do mundo.

Depois que o homem foi à Lua, a tecnologia avançou numa dimensão surpreendente, prolongou até a vida humana. Há dois anos conversando com o jornalista José Amilcar, em Brasília, disse que gostaria de saber como seria o mundo daqui a vinte anos, palavras do jornalista: “não precisa vinte, dois anos”, o que foi confirmado.

O que mais me impressiona é a inteligência humana; vemos a televisão (casa de espetáculo dentro de casa), o avião (sobe e desce como um pássaro com centenas de pessoas a bordo) e a inimaginável internet. Deus deu muita inteligência à pessoa humana, é inacreditável que esteja destruindo o planeta.

O mundo está melhor, mas difícil. Minha esperança é a mulher que é tão inteligente quanto o homem, com uma vantagem, é determinada e tem mais coração, cresce na administração de empresa e na administração pública. O que a tecnologia ajudou, mas não resolveu foi a complexidade da administração de um país e de sua economia. Quando os parlamentos forem compostos por metade de mulheres e jovens, será menos difícil.

A participação do trabalhador na administração e no lucro da empresa e o funcionário público acompanhando a administração, premiado por denunciar licitações fraudulentas, orçamento acima do valor, notas frias, má qualidade de obras, contratações de pessoal desnecessárias, recebendo 10% sobre o valor do montante denunciado e comprovado, dificultaria a sonegação e a corrupção e veríamos o mundo que queremos para os filhos e netos. Em minha empresa em Feira de Santana o funcionário participava com 20% do lucro operacional.

Fiz duas denúncias ao Ministério Público do meu próprio governo. Após a guerra, o governo japonês convocou o trabalhador com o CCQ – Círculo de Controle de Qualidade, grupo formado por 5 a 12 funcionários. O Japão, aquele pedacinho de ilha, se tornou a economia mais forte do mundo. Implantei Qualidade Total em nossa empresa e no meu governo em Ipiaú.

São muitas as riquezas na Terra, é necessário administrar com seriedade e sem ganância com melhor distribuição de renda. A corrupção é o pior vírus que existe, sem a mesma teríamos desenvolvimento, saúde, educação, previdência social sólida e melhor condição de vida.

Sugiro há muito tempo A Hora da Educação, no horário nobre da televisão, do rádio com espaço na imprensa escrita. Muito que acontece pela desinformação deixaria de acontecer, a vida seria mais segura e o planeta não estaria em risco. Temas: educação desde a gravidez, infância, juventude, estímulo ao estudo, leitura, dicção, relacionamento das pessoas, comportamento no trânsito, saúde, alimentação, atividade física, esporte, democracia, administração pública e muitos outros. Existem na TV a cabo documentários e programas educacionais fantásticos, mas só uma pequena parcela da sociedade tem acesso.

A Hora da Educação levará o Brasil para um futuro melhor com melhor condição de vida, mais amor, mais solidariedade. A imprensa falada, escrita e televisionada aliada aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário com um projeto dessa grandeza, seria somar à grandeza que já existe, a pessoa humana.

Deus enviou Jesus Cristo à Terra, que deixou lição de humildade e uma mensagem forte, fazer o melhor para o próximo e não roubar. Hoje vemos muitas igrejas, padres e pastores pregando esta lição. O que mais tenho vontade é que Deus envie Jesus Cristo novamente à Terra para deixar mais mensagens.

Abracei a sugestão da professora de educação física, Dra. Adriana Alencar, a qual destaco como uma das melhores do mundo, criar um blog abordando temas ligados à educação. Já tenho apoio da mesma, da universitária que está finalizando o curso de Engenharia Ambiental, Camilla Lima, da administradora de empresas, Thamilis Moreira, e da empresária na área de educação, educadora, professora Vanda Andrade Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.