[Política] - 18.05.2011
Projeto de Lei antibullying é apresentado por Marcelino Galo na Alba

Um Projeto de Lei (PL) que sugere o desenvolvimento de política “antibullying” por instituições de ensino e de educação infantil, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos foi apresentando pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) à Assembleia Legislativo da Bahia (Alba). Durante a plenária da Casa Legislativa nesta quarta-feira (18), o parlamentar informou que o PL é de fundamental importância para o convívio social, “pois essa prática tem preocupado pais, professores, alunos e toda uma população de crianças, adolescentes e jovens que foram ou são vítimas em potencial deste fenômeno, que tem assolado, especialmente, o ambiente escolar”.

“É preciso coibir esse fenômeno perverso em nossa sociedade. Temos de evitar que casos como a tragédia no Rio de Janeiro, quando a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, foi palco do massacre de 12 crianças pelo atirador Wellington Menezes”, lembra Marcelino Galo.  O parlamentar ainda destacou que crianças e adolescentes que sofrem humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem ter queda do rendimento escolar, somatizar o sofrimento em doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. “Além disso, muitas crianças, vítimas desse mal, desenvolvem medo, pânico, depressão, distúrbios psicossomáticos e geralmente evitam retornar à escola”.

“Devemos envolver os educadores, alunos, pais, o cidadão de uma forma em geral, as famílias e a sociedade em todas as suas formas de organização e expressão na tarefa de encontrar saídas educacionais, pedagógicas e legais ao combate deste mal que atinge ou que poderá atingir nossos filhos, alunos e familiares”, complementa Galo.

Origem do termo
A expressão “bullying” origina-se no idioma inglês, derivando de “bully”, que significa valentão, brigão, arruaceiro, sem tradução para o português. Sua definição, no contexto da presente proposição, se evidencia pelo desejo consciente e deliberado que um indivíduo ou grupo tem em maltratar, reiteradamente, outra pessoa ou colocá-la sob permanente tensão, impondo-lhe sofrimento físico ou psicológico.

Na análise do fenômeno encontram-se teses que convergem para a necessidade da intervenção do Estado frente ao crescimento do número de ocorrências desse grave problema que atinge a nossa sociedade. O bullying afeta estudantes, pais e professores no mundo inteiro, não estando restrito ao tipo de instituição primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Com a internet, o bullying ganha espaço também nas comunidades virtuais aumentando ainda mais o transtorno das vítimas, já que no ambiente virtual os autores da agressão podem manter suas identidades no anonimato.

Ascom do deputado Marcelino Galo
71 3115 7253


--
Vitor Alves de Fernandes
Assessoria do Deputado Estadual Marcelino Galo
Telefone: + 55 71 8878 9657
E-mail: vitor.alvesdefernandes@gmail.com
MSN: vitoalves21@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta matéria.