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Thiago Aguiar – As Sete Igrejas do Apocalipse: Esmirna

"8 Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver:
9 Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
10 Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte."

A Igreja de Esmirna recebe elogios

Quão maravilhoso seria se a nossa igreja recebesse uma carta encorajadora de Jesus, especialmente se ela não tivesse nenhuma crítica! Jesus não tinha qualquer repreensão à igreja em Esmirna, mas revela sua profunda compaixão por um povo que é fiel ao Senhor e que sofre perseguição como consequência.

A Igreja de Esmirna sofre pelo Senhor

É difícil para muitos de nós imaginar o que de fato é sofrer pelo Senhor. Contudo, essa carta indica que todos os cristãos devem estar dispostos a sofrer por Cristo. O sofrimento pode assumir várias formas. Enquanto escrevia este artigo, eu recebi um e-mail descrevendo terrível perseguição a cristãos em Orissa, na índia. Ao longo dos séculos, quando as pessoas defenderam claramente a verdade de Jesus Cristo e se recusaram a fazer concessões a outras ideias religiosas, algum tipo de perseguição irrompeu.

A Igreja de Esmirna sofre ataques dos pagãos

No período do Novo Testamento, a perseguição geralmente vinha dos pagãos (Atos 19.26-41) ou das autoridades romanas (2Timóteo 4.16-18). Para  Esmirna, ela também procedeu de alguns da comunidade judaica a qual, por isso, foi chamada de “sinagoga de Satanás” (Apocalipse 2.9; ver também 3.9). Essas duras palavras são semelhantes às palavras de Jesus em João 8.44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, [o qual] jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade”. A rejeição de Jesus enquanto Messias e Senhor aponta para o fato de que tais pessoas seguem um falso senhor – Satanás. Satanás sempre está por trás da rejeição ao único e verdadeiro Senhor.
Aqui Jesus diz conhecer a “tribulação” e a “pobreza” daquela igreja em Esmirna (Apocalipse 2.9). A sua pobreza pode estar ligada à sua perseguição. Talvez eles tenham se recusado a participar das cerimônias religiosas das corporações de ofício da época e, assim, tenham sofrido economicamente. A palavra tribulação ou afliçãocarrega a ideia da perseguição aos cristãos nos últimos dias. Jesus usou a mesma palavra em Mateus 24.9 para se referir à perseguição e morte que os cristãos enfrentariam por sua causa. Em Esmirna, isso estava começando a acontecer, e o Senhor os prepara para o pior que estava por vir.
Todavia, desde o primeiro versículo o Senhor traz encorajamento. Ele escreve ser aquele “que esteve morto e tornou a viver” (Apocalipse 2.8). A decisiva verdade que eles precisam compreender é que, uma vez que Cristo morreu e ressuscitou, eles podem estar certos de que, se morrerem, também hão de ressuscitar dentre os mortos. É isso que significa Jesus dizer-lhes que eles não sofrerão a “segunda morte” (v. 11). A primeira morte pode estar nas mãos dos perseguidores, mas eles serão ressuscitados por Deus e nunca enfrentarão o juízo final, a segunda morte. Com efeito, eles receberão a “coroa da vida” (v. 10). Esmirna era famosa por seus jogos atléticos, então isso teria lembrado os cristãos da “coroa de louros” dada aos melhores cidadãos e atletas. Os seus perseguidores os consideravam os menores dos menores, mas, em breve, o Senhor proclamaria a vitória deles ao dar-lhes a vida eterna.

A Igreja de Esmirna prova a proteção soberana de Deus

Mas há mais encorajamento. Jesus diz que eles são, de fato, “ricos” (v. 9). Isso porque, a despeito das aparências em contrário, eles têm os tesouros da graça e da salvação de Deus (Colossenses 2.3). Há também um encorajamento mais obscuro aqui. A perseguição será limitada a “dez dias” (Apocalipse 2.10). A imagem é extraída de Daniel 1. Daniel e seus amigos estavam buscando servir ao rei Nabucodonosor sem, contudo, fazer concessões ao mundo pagão. Eles se recusam a comer a carne servida pela corte. Eles estão estabelecem um período de “dez dias” durante os quais se testaria se eles sobreviveriam tão bem sem carne. Sob a proteção soberana de Deus, eles sobreviveram ao teste. Embora a perseguição em Esmirna provavelmente tenha durado mais de dez dias (algumas perseguições duraram anos), Daniel e seus amigos permanecem como um conforto a todos os cristãos que sofrem. Se, enquanto buscam viver sem negar ao Senhor, eles forem alvo de perseguição, eles hão de descobrir que o Senhor é soberano e impôs um limite de tempo. Com efeito, a própria perseguição passará a ser vista como uma “prova” do Senhor (Apocalipse 2.10), pois o seu povo permanecerá fiel e o Senhor os defenderá.
[box type=”shadow” ]ARTIGO COMPLETO – Veja o restante do desenvolvimento e a conclusão desse artigo:
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As Sete Igrejas de Apocalipse: Éfeso

Jesus incumbiu João de enviar o livro de Apocalipse a sete igrejas. Nos capítulos 2 e 3, o Senhor deu mensagens especiais a cada uma dessas igrejas. Cada carta segue quase o mesmo modelo: ì uma comunicação ao anjo que representava a igreja; í uma frase descrevendo Jesus; î um comentário das boas coisas feitas pela igreja (em um caso nada de bom é mencionado S veja 3:14-22); ï uma repreensão pelas más coisas que Jesus observava (em duas cartas nada de mau é mencionado S veja 2:8-11 e 3:7-13); ð encorajamento para corrigir o erro (exceto para as igrejas em que nada de mau tinha sido notado): ñ uma exortação a ouvir; ò uma promessa àquelas que triunfassem (em alguns casos a ordem destas últimas duas é invertida).

"1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro:   
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos;   
3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste.   
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.   
5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.   
6 Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço.   
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus."  
ARTIGO Thiago Aguiar.
 As Sete Igrejas de Apocalipse: Éfeso
Éfeso era o lugar de situação da primeira congregação que Jesus abordou no Apocalipse e o Novo Testamento nos diz mais acerca da história dessa igreja do que acerca de qualquer das demais. Plantada por Paulo durante uma breve visita, essa congregação foi alimentada por Priscila e Áquila, cooperadores de Paulo, e depois pelo eloquente expositor Apolo (Atos 18.19-28). Em seguida, Paulo retornou a Éfeso para um extenso período de ministério (três anos), marcado pela vitória do evangelho e do Espírito de Cristo sobre os poderes demoníacos e os aguerridos interesses comerciais em torno do mundialmente famoso templo de Ártemis que havia na cidade (19.1-41). Depois, despedindo-se dos presbíteros efésios, Paulo os convocou a serem vigilantes em proteger as ovelhas de Deus dos “lobos vorazes” e falsos pastores (20.29-30). Escrevendo da prisão ainda mais tarde, Paulo convocou essa igreja à “unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus”, uma maturidade que os capacitaria a permanecer firmes contra a “artimanha dos homens” e a “astúcia com que induzem ao erro” (Efésios 4.13-14). O apóstolo insistiu para que a igreja exercesse o discernimento teológico: “Ninguém vos engane com palavras vãs” (5.6).
O Senhor da Igreja de Éfeso
Agora, em sua revelação a João, o Senhor da igreja se identifica como aquele que “conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro” (Apocalipse 2.1), governando as suas igrejas e habitando nelas por meio do seu Espírito, à medida que elas mantêm acesa a luz do evangelho em um mundo espiritualmente anoitecido.
Ao andar por entre as suas igrejas, muito do que Jesus vê em Éfeso atrai a sua aprovação. A igreja guardou no coração as advertências de Paulo quanto aos predadores de fora e os enganadores de dentro; por isso, Jesus elogia a igreja por seu discernimento teológico em expor apóstolos fraudulentos (v. 2) e recusar-se a tolerar os nicolaítas, cujo comportamento o próprio Cristo odeia (v. 6). A perspectiva dos nicolaítas, sem dúvida, era bem conhecida das igrejas do primeiro século, mas nós hoje devemos ser cautelosos em descrever o seu erro. A partir da reprovação de Jesus à igreja em Pérgamo (a qual, diferente da igreja efésia, tolerava o seu ensino), nós inferimos que os nicolaítas, assim como Balaão muito tempo antes, seduziam o povo de Deus à prática da imoralidade sexual e aos banquetes idólatras (vv. 14-15).
A recusa dos efésios em tolerar as práticas nicolaítas pode estar relacionada a outra qualidade pela qual Cristo os elogia: por causa do nome de Jesus, eles suportaram o sofrimento, sendo marginalizados em uma cidade na qual a vida econômica era governada pelo crescente turismo religioso e pelo setor bancário, ambos associados ao Templo de Ártemis, assim como pela fama de Éfeso como um centro de artes ocultas (ver Atos 19.19-41). Recusar-se a participar das celebrações pagãs das corporações de ofício de Éfeso e de seu celebrado marco era arriscar-se à ruína financeira, mas esses cristãos estavam “[suportando] provas por causa do [seu] nome” (Apocalipse 2.3).
[box type=”shadow” ]ARTIGO COMPLETO – Veja o restante do desenvolvimento e a conclusão desse artigo:
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Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
Escreve ao anjo da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:1-7
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A LUTA ENTRE A VELHA E A NOVA CRIATURA

                                                                   Assim que, se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5.17)
O que o versículo em tela está dizendo é que, a partir do momento em que o cristão aceita Jesus como Senhor e Salvador, ele se torna uma nova criatura, ou seja, ele passa a ser uma pessoa totalmente nova em seu interior.
Ele não passa por uma reforma ou uma reabilitação, ele nasce outra vez, ele deixa no fundo das águas do seu batismo o velho homem e sobe à superfície um novo homem

Por ocasião da sua conversão o cristão fecha um livro de sua vida e reabre outro para viver um novo tempo, tendo Jesus como seu mestre.
Entretanto, na prática, as coisas nem sempre funcionam assim, deveria ser, mas, infelizmente, não é.
E porque não é? Porque o ser humano vive em seu interior uma luta constante entre a velha e a nova criatura e é por isso que o Apóstolo Paulo diz em Romanos: 7.19. “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse eu faço”.

O que precisa ficar bem claro é que para se tornar uma nova criatura basta um momento de fé, mas a conversão real se trata de um processo que acompanha o cristão até o dia da sua morte.
É uma luta diária entre a velha criatura, que tenta renascer, e a nova que tenta se firmar.
Por isso, não devemos jamais crer no slogan: “Uma vez salvos, salvos para sempre”.
A vida do cristão é uma batalha árdua na busca do crescimento espiritual, por isso o mesmo Paulo compara o amadurecimento do crente a uma corrida, quando diz que de todos os que correm nos estádios apenas um ganha o prêmio e nos estimula a correr de tal modo que venhamos a conquistar a coroa.
Ele continua dizendo que todos os competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso para obter um prêmio que logo perde o seu encanto, mas o cristão o faz para conquistar uma coroa que dura para sempre.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que nesta luta entre a nova e a velha criatura ganha aquela que é mais bem alimentada e que se tornar um cristão não elimina o pecado e a tentação da vida de uma pessoa. Pense nisso e deixe o seu comentário.

 

Marcha para Jesus reúne milhares de pessoas em SP no dia de Corpus Christi


O apóstolo Estevam Hernandes, presidente do evento, discursou de cima de uma carro de som. "A verdade da marcha é que ela representa a união, a comunhão de todos aqueles que acreditam em Jesus Cristo como filho de Deus e nosso desejo de expressar essa fé", disse. Grande parte das pessoas se ajoelhou na Avenida Tiradentes e, após a fala de Hernandes, iniciaram a passeata.A 24ª edição da Marcha para Jesus reúne hoje (26), feriado de Corpus Christi,milhares de pessoas no centro e na zona norte da capital paulista. A concentração do público começou próximo à Estação da Luz, na Avenida Tiradentes, de onde as pessoas saíram em passeata por volta das 10h, em direção à Praça Heróis da Força Expedicionária.

Cerca de dez trios elétricos animam o público com músicas religiosas durante a caminhada. Ao chegar ao ponto final do trajeto, o público encontrará um palco onde cantoras e contores de estilo gospel se apresentarão. Entre eles, estão Renascer Praise, Bruna Karla, Banda Dopa, Juliana Santiago e Nana Shara.
A Polícia Militar e a organização do evento ainda não têm estimativa de público.
A primeira edição da marcha ocorreu em 1993, quando um grupo de pessoas organizou uma passeata a partir da Avenida Paulista, desceu a Avenida Brigadeiro Luís Antonio e chegou até o Anhangabaú.
(Fonte: Agência Brasil)

Doente de noite, curada de dia

 Foto: Eduardo Pinto
Em Outubro, de 2014, Telinha Pereira da Silva conta que uma doença repentina quase custou sua vida. "Comecei a me sentir doente, da noite para o dia, fiquei toda amarela, meus olhos eram todos amarelados, fui de repente parar no hospital. Os médicos começaram a me examinar, diagnosticaram que eu sofria com o canal da bile entupida. O especialista avaliou que eu não sobreviveria, porque era uma suspeita de câncer na papila do duodeno, que é o canal entre bile e intestino, e não existe tratamento por ser um local difícil de operar, além de sermos dependentes de comer e beber. Segundo a medicina, é um câncer que raramente alguma pessoa escapa da mesa de cirurgia". Em desespero no hospital, Telinha ligou para a mãe.
"Pedi para ela me tirar daquele quarto de hospital, mas minha mãe disse que não poderia fazer nada por mim, que era para que eu orasse a Deus."
"Tive vontade de usar o banheiro, e eu não tinha quase nenhuma vontade antes de usar, porque nem conseguia me alimentar direito. Meu sangue estava ficando amarelo, eu estava preocupada, mas fui ao banheiro e, depois de usar, senti que Deus disse dentro do meu coração "veja o vaso" e quando eu vi, coloquei tudo para fora, toda aquela sujeira que parecia o câncer. Deus disse no meu coração que eu estava curada e eu recebi". Depois disso, Telinha ainda veio para a Cidade Mundial dos Sonhos de Deus, no Brás, na Zona Leste, para confirmar sua cura e agradecer a Deus. "Vim para a igreja contra a vontade do médico, que queria que eu não viesse, mas operasse, mas senti que estava curada, vim na imposição de mãos, falei com o Bispo Jorge, ganhei um abraço, fiz novos exames duas vezes a pedido do médico, somente para provar que eu não tinha mais nada. Deus me curou".
(Fonte: IMPD)
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Salmos 84.

Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12

1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
3 O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!
4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.
5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,
6 o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva.
7 Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião.
8 SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó!
9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.
11 Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.
12 Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.

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Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12
Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12
Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!
A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.
Até o pardal achou um lar, e a andorinha um ninho para si, para abrigar os seus filhotes, um lugar perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus.
Como são felizes os que habitam em tua casa; louvam-te sem cessar! Pausa
Como são felizes os que em ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração!
Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas.
Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.
Ouve a minha oração, ó Senhor Deus dos Exércitos; escuta-me, ó Deus de Jacó. Pausa
Olha, ó Deus, que és nosso escudo; trata com bondade o teu ungido.
Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.
O Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor concede favor e honra; não recusa nenhum bem aos que vivem com integridade.
Ó Senhor dos Exércitos, como é feliz aquele que em ti confia!
Salmos 84:1-12
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ROBOÃO E O MAU CONSELHO

Dizem que se conselho fosse bom seria vendido e não dado. Não sei, não. Conselho é a experiência de outra pessoa, que tenta nos orientar sobre uma situação vivida. Conselho também é fruto da maturidade e da sabedoria de alguém, necessariamente a pessoa não precisa ter vivido uma situação idêntica para saber qual o melhor caminho a seguir.

Os jovens não gostam de conselhos, os idosos acham que não precisam mais de conselhos, a turma do meio não aceita conselho dos jovens, porque consideram que eles ainda não têm experiência para aconselhar e nem dos idosos, porque acham sempre que eles fizeram tudo errado. Em suma, quase ninguém ouve conselhos com os ouvidos de quem quer acertar.

Davi unificou o Reino de Israel e sobre todas as tribos governou por cerca de quarenta anos. Depois dele Salomão manteve a união do reino e também governou por igual período de seu pai. O reinado de Salomão foi de paz por todos os lados.

A promessa de Deus era que a casa de Davi seria estabelecida em Israel e Deus sempre cumpre Suas promessas, porém é preciso ser fiel para ser abençoado. Depois de Salomão houve contenda entre o filho de Salomão, o rei Roboão, e Jeroboão, filho de Nebate, e o reino foi novamente dividido.

Tudo começou quando Salomão ainda reinava sobre todo Israel. Ele observou o jovem Jeroboão e viu que ele era forte, valente e trabalhador, então Salomão o constituiu como administrador da casa de José.

Um dia Jeroboão estava saindo de Jerusalém e no caminho encontrou o profeta Aías, que estava vindo do campo e estava vestido com uma túnica nova. Não havia ninguém por perto, somente Aías e Jeroboão, nenhuma testemunha de um momento absolutamente espantoso.

Aías pegou a roupa nova que ele estava trajando e partiu em doze partes, deu a Jeroboão dez partes e disse: “Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.” (1 Reis 11:31). Deus falou pela boca do profeta que rasgaria o reino de Salomão, mas como assim? Deus não prometeu a Davi que estabeleceria sua Casa perpetuamente em Israel? Prometeu, sim, e cumpriu.

Deus não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender. Por causa de Sua promessa a Davi, Deus mandou dizer a Jeroboão: “Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos. Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele. E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.” (1 Reis 11:34-36).

Deus não destituiu o reino a Salomão e disse que não o faria por amor a Davi, Seu servo, mas que da mão de seu filho tiraria o reino, porém não totalmente, por causa da Sua aliança com Davi. Para Jeroboão, a mensagem do Senhor não poderia ser melhor, veja: “E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.” (1 Reis 11:37). Estava dada a sentença.

Salomão se levantou contra Jeroboão para matá-lo, mas ele fugiu para o Egito, onde ficou até a morte de Salomão e Roboão, seu filho, começar a governar.

Roboão foi para Siquém, porque todo Israel se reuniu para coroá-lo. Foi nesta ocasião que Jeroboão e toda congregação foi falar com o novo rei, dizendo: “Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai, e o pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.” (1 Reis 12:4). Roboão ouviu a queixa e pediu três dias para pensar e o povo voltou para suas casas.

O povo estava insatisfeito com o jugo do reino sobre suas cabeças, havia muitos impostos e o pedido era relevante. É preciso lembrar que Davi juntou todo o material necessário para construir o templo e Salomão construiu, ou seja, durante oitenta anos o povo contribuiu bastante para construir o templo, mas o templo já estava pronto e o povo queria ser aliviado da carga dos altos impostos. Era justo.

O novo rei recebeu conselho dos anciãos que lhe disseram: “Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.” (1 Reis 12:7). Era um bom conselho, Roboão atenderia ao pedido do povo e este povo o serviria todos os dias de seu reino, mas ele não aceitou o conselho.

Roboão pediu conselho dos jovens que cresceram com ele, uma turma quase teen, que não sabia nada da vida. Não deu outra, eles deram um péssimo conselho ao colega, veja só: “Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.” (1 Reis 12:10-11). Que conselho mais bobo!

Em sua arrogância, Roboão gostou do conselho de seus colegas, foi lá e repetiu cada palavra para o povo, que se reuniu para saber a resposta do rei. Vendo o povo que o novo rei não deu uma resposta sábia, se rebelou contra Roboão, a ponto do povo dizer que não reconhecia a Casa de Davi para reinar sobre eles, viraram as costas ao novato e néscio (incapaz, ignorante) rei Roboão.

O rei não estava mentindo quando disse que ia afligir o povo e logo ele mandou seu ministro da fazenda (só para contextualizar melhor), cobrar os impostos dos israelitas, mas ele não foi muito bem recebido, não, aliás, o povo apedrejou e matou o homem e Roboão fugiu para Jerusalém.

Foi desta forma que o reino foi dividido. Jeroboão foi ungido rei sobre as dez tribos de Israel e Roboão reinou sobre as tribos de Judá e parte de Benjamim. O reino nunca mais foi unificado e tudo aconteceu conforme a palavra do profeta Aías.

O estopim para a separação dos reinos de Israel e Judá foi um mau conselho recebido pelo filho de Salomão, que preferiu seguir a orientação de seus colegas de grupo escolar, a ouvir os sábios anciãos. É interessante observar que Roboão herdou o reino de seu pai Salomão, mas não veio em seu DNA nem um cadinho da proverbial sabedoria salomônica, pelo contrário, o que Salomão tinha de sábio, Roboão tinha de lerdo.

União vem de Deus, separação vem do diabo. Se Roboão tivesse sido sábio, não teria perdido quase todas as tribos de Israel e só ficou com duas, porque Deus honrou Sua aliança com Davi.

A vida espiritual tem dessas coisas, é preciso conversar com Deus antes de tomar uma decisão, porque uma escolha mal feita acaba comprometendo muitas vidas. No tabuleiro de Deus, as peças não estão soltas, isoladas, ao oposto, há uma sintonia, uma harmonia tremenda entre todas as peças, já que somos pétalas de uma mesma rosa, somos um inteiro dividido e unido em suas partes: a Igreja de Jesus.

Cabe a cada um de nós buscar sabedoria em Deus e agir com prudência em todas as ocasiões, sabendo que Jesus é o elo que nos liga a Deus Pai e nosso único Salvador. Depois de reconhecer Jesus como seu Salvador, sua vida todinha será passada a limpo e aí é um abraço.
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Hebreus Cap: 6


Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
E isto faremos, se Deus o permitir.
Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.
Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,
Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 6:1-20

Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
E isto faremos, se Deus o permitir.
Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.
Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança;
Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.
Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,
Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 6:1-20

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