Governo monitora 15 casos de radicalização de jovens para ataques a escolas

A Operação Escola Segura monitora atualmente 15 casos de indivíduos que estariam envolvidos na radicalização de jovens, bem como os próprios adolescentes que poderiam perpetrar ataques a escolas. No Brasil foram ao menos 36 ataques desde o primeiro caso registrado —que ocorreu em 2001, em Macaúbas (BA).

A operação completará um ano em abril e, nos últimos meses, tem concentrado seus esforços na identificação e responsabilização dos envolvidos em ações de radicalização de jovens.

O delegado Alesandro Barreto, coordenador do Ciberlab (Laboratório de Operações Cibernéticas) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, disse haver grupos dispersos pelo país, sem conexão aparente, planejando ataques em escolas. Além disso, as equipes investigam se há casos de pessoas influenciando jovens a perpetrar o ataque.

Um balanço da operação no período compreendido entre 6 de abril de 2023 e janeiro deste ano mostra um total de 9.486 denúncias recebidas, sendo 12 tentativas de ataque e sete efetivados. Houve 401 prisões e apreensões de menores de 18 anos, 388 mandados de busca e apreensão executados e 917 conteúdos removidos das redes sociais.

O delegado afirma que o Ciberlab trabalha de forma integrada com Polícia Federal, Polícia Civil e Ministério Público na identificação de indivíduos que representam riscos para crianças e adolescentes. Dessa forma, busca antecipar possíveis cenários que possam ameaçar a segurança de estudantes no ambiente escolar.

Apesar desse empenho das forças de segurança, o delegado destaca que os pais também podem exercer um controle mais efetivo sobre seus filhos para evitar problemas, por exemplo com softwares que permitem limitar o acesso a conteúdos agressivos ou prejudiciais, além de controlar o tempo de uso de dispositivos.

O delegado ainda diz ser fundamental orientar os filhos a relatarem a situação caso alguém na internet solicite que eles mantenham segredos.

Barreto acrescenta que há casos em que os pais nem desconfiam de que algo incomum esteja acontecendo até que a polícia chega para realizar uma busca e apreensão. Para ele, é crucial que os pais estejam atentos e tenham cuidado quando o filho passa a se isolar ou ficar longas horas na internet.

“A responsabilidade dos pais vai além de simplesmente fornecer um celular e presumir que o filho, ao estar no quarto, está seguro. Muitas vezes a vulnerabilidade online pode ser maior do que se estivesse na rua, interagindo com amigos ou brincando de bicicleta. Embora uma queda possa resultar em um joelho machucado, estar sem supervisão dos pais pode representar um risco muito maior na internet”, disse.

Por meio da Operação Escola Segura, o Ciberlab descobriu uma série de outros casos que vão além de ataques em escolas, incluindo situações em que meninas são ameaçadas e escravizadas, sendo obrigadas a inserir objetos em partes íntimas e praticar automutilação, além de muitos casos de maus-tratos a animais.

Barreto acrescenta que, embora o trabalho com as redes sociais tenha melhorado, é necessário continuar avançando. Na sua perspectiva, é preciso melhorar, por exemplo, o repasse de informações que venham a identificar uma possível autoria criminosa.

Ao ser questionado sobre esses dados, se não são entregues porque a plataforma se nega a enviar ou por falta de coleta por parte da própria rede social, o delegado não detalhou. No ano passado houve uma crise entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e as redes sociais após o Twitter se negar a remover conteúdo.

“É o mundo ideal? Não. Precisa de uma maior cooperação, melhorias em alguns aspectos. No entanto, isso não tem sido um empecilho para a identificação de indivíduos. Muitas plataformas também estão preocupadas com sua própria segurança e não desejam esse tipo de usuário. Na medida do possível, elas têm cooperado, principalmente quando se trata de mitigar qualquer ameaça ao ambiente escolar”, disse Barreto.

Como mostrou a Folha, dos 36 ataques em escolas, quase 60% aconteceram no pós-pandemia. Desde fevereiro de 2022, quando as escolas brasileiras reabriram após permanecerem fechadas por quase dois anos em algumas regiões, ocorreram 21 ataques com 11 mortes. Isso representa 58,3% de toda a história desse tipo de violência no país. Em 2022 foram 10; em 2023, 11.

Os dados fazem parte de um relatório assinado por Telma Vinha e outros pesquisadores da Unicamp e da Unesp que fazem parte do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral). O grupo se dedica a estudos sobre a convivência no ambiente escolar e vem pesquisando os ataques a escolas brasileiras.’
Raquel Lopes/Folhapress

TSE retoma julgamento que pode levar à cassação do senador bolsonarista Jorge Seif

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) retomará, nesta terça-feira (16), o julgamento que pode levar à cassação do mandato e à inelegibilidade do senador Jorge Seif (PL-SC), ex-secretário da Pesca de Jair Bolsonaro (PL).

Seif é acusado pelo crime de abuso de poder econômico durante a sua campanha nas eleições de 2022. Caso a ação seja julgada procedente, a consequência será a realização de novas eleições para repor a vaga do senador no estado.

O recurso foi movido no TSE pela coligação formada pelo PSD, União Brasil e Patriota, que teve como candidato ao Senado o ex-governador Raimundo Colombo (PSD).

O caso também envolve os suplentes do bolsonarista, além dos empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio, presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista (70 km de Florianópolis).

A coligação acusou os empresários de favorecerem ilegalmente a campanha de Seif, com o uso de suas estruturas físicas e de pessoal, como transporte aéreo, sala de gravação de lives e vídeos para redes sociais.

A sessão será reaberta com a leitura do voto de Floriano de Azevedo Marques, relator do caso. No início do julgamento, em 4 de abril, ele fez a leitura do resumo da ação.

Segundo o ministro, a acusação apontou que Seif teria usado de forma irregular um helicóptero da Havan para deslocamentos em sua campanha, o que configuraria doação irregular.

Foi relatado, ainda conforme o magistrado, que o senador teria usado os canais oficiais da empresa para veiculação de campanha eleitoral e envolvido funcionários da rede de lojas na promoção de sua campanha.

O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, se manifestou pela cassação do mandato da chapa e inelegibilidade do senador. Ele afirmou, no parecer do Ministério Público Eleitoral, que os fatos narrados na ação demonstraram claramente a vinculação entre Seif e Hang.

“O investimento do empresário ao candidato apoiado por ele, que colocou à disposição toda a estrutura empresarial disponível, por óbvio criou uma desigualdade evidente com relação aos outros candidatos”, disse o representante da Procuradoria.

Já a advogada de Seif, a ex-ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri sustentou que não há provas dos crimes cometidos pelo senador, só narrativas e que, caso ele seja cassado, seria “desprestigiar resultado expressivo” das urnas.

“Não à toa, a acusação não quis fazer, não quis produzir provas. As poucas que pediu, e das quais desistiu, não reforçam essa inventiva narrativa”, disse na sessão.

A defesa argumentou ainda não terem sido demonstradas irregularidades na prestação de contas do senador. Seif teve 1,48 milhão de votos no pleito de dois anos atrás, cerca de 40% dos votos válidos de Santa Catarina.

Antes de o caso chegar ao TSE, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do estado considerou o pedido improcedente.

A relatora, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, identificou irregularidades, mas não as considerou suficientes para trazer impacto ao resultado eleitoral, a ponto de justificar a cassação e a inelegibilidade do senador.

Outros magistrados da corte regional contestaram algumas irregularidades, divergindo da relatora, mas reforçaram que o abuso de poder econômico não estava caracterizado. Foram sete votos favoráveis a Seif e nenhum contrário.

Constança Rezende/Folhapress

Em Operação no Japomirim, Polícia Militar prende suspeito de integrar facção criminosa

A Polícia Militar realizou no início da madrugada desta terça-feira, 16, no distrito do Japomirim, uma operação em busca de evitar homicídios por conta de uma disputa de território entre facções rivais. Segundo as informações apuradas por nossa reportagem, ao perceber a aproximação das viaturas policiais, um indivíduo invadiu residências na Avenida Itagibá e fugiu por quintais.

Os policiais montaram um cerco, quando foram surpreendidos por disparos de arma de fogo, houve o revide e logo após percebeu-se que o suspeito estava escondido em um dos telhados das casas invadidas. As guarnições da PM utilizaram de práticas de gerenciamento de crise e convenceram o jovem de 21 anos a descer do telhado.

De acordo com a PM, foram encontrados com ele, 17 petecas de cocaína e uma pedra de pasta base da mesma droga. A arma não foi localizada. O suspeito, apresentando lesões corporais provenientes da fuga, foi levado até o Hospital Geral de Ipiaú para receber os cuidados médicos e em seguida conduzido a delegacia de Plantão em Jequié para as medidas cabíveis. (Giro Ipiaú)

PSDB estreia ferramenta digital com crítica a uso político da Petrobras

O Instituto Teotônio Vilela, ligado ao PSDB, lança nesta quarta-feira (17) uma ferramenta digital semanal para municiar seus filiados e autoridades na oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Farol da Oposição vai estrear com o tema da Petrobras, estatal que é pivô de uma crise no Executivo.

“É o PT de novo querendo colocar a mão na empresa, que foi fonte de vários escândalos em seus governos anteriores. De novo, é Lula voltando ao local do crime”, diz o deputado Aécio Neves (PSDB-MG), presidente do Instituto.

O material será veiculado nas redes do partido e enviado por WhatsApp a militantes, contendo dados e argumentos contra o governo. “Vamos mostrar que outra oposição ao governo, além do bolsonarismo, é possível”, diz Aécio.

Outros temas que devem ser destacados em breve são a questão da segurança pública, com enfoque na Bahia, estado governado pelo PT, e as viagens ao exterior feitas por Lula.

Segundo cálculos do ITV, Lula, juntando seus dois primeiros mandatos e o atual, passou já 1 ano e meio fora do Brasil. Isso equivale a quase a soma dos outros governos nos últimos 30 anos.

Fábio Zanini/Folhapress

Prefeita Maria das Graças celebra a inauguração da Escadaria e Praça no Bairro São José Operário em Ipiaú

Em uma noite de celebração e conquistas para a comunidade ipiauense, foram inauguradas nessa segunda-feira (15), a tão aguardada Escadaria e Praça no Bairro São José Operário, e contou com a presença da Prefeita Maria das Graças, secretários e vereadores da base.
A Escadaria do Bairro São José Operário emerge como um símbolo de acessibilidade e inclusão, proporcionando não apenas um acesso seguro, mas também um espaço de integração e mobilidade para os moradores locais. Já a Praça Deonizia Maria de Jesus se destaca como um ambiente de convívio e lazer, e ganhou o nome de uma moradora que conviveu por muito tempo na localidade, e foi homenageada em memória por todos presentes.

A Prefeita Maria das Graças expressou sua imensa satisfação em entregar esses projetos à comunidade. "Estamos celebrando não apenas a inauguração de uma escadaria e uma praça, mas sim a concretização de sonhos e a melhoria da qualidade de vida, em especial aqui do bairro São José Operário", destacou a Prefeita.

Com a inauguração destes importantes espaços no Bairro São José Operário, a Prefeitura de Ipiaú, sob a liderança da Prefeita Maria das Graças, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento comunitário e o bem-estar de todos os ipiauenses. “Este é apenas o começo de uma jornada de progresso e prosperidade para nossa cidade”, concluiu.

Danny Muniz/ Decom - Prefeitura de Ipiaú

Um dia após união entre PP e PT em Feira, Jerônimo recebe Mário Negromonte Jr. em audiência

                   O deputado federal Mário Negromonte Jr. e o governador Jerônimo Rodrigues
Um dia após selar publicamente a união com o PT para as eleições em Feira de Santana, o presidente estadual do PP, deputado federal Mário Negromonte Júnior, foi recebido, nesta segunda (15), em audiência a convite do governador Jerônimo Rodrigues. O “casamento” no segundo maior colégio eleitoral do Estado e o encontro de hoje foram vistos pela ala governista do PP, de forma otimista, como dois sinais claros de que o partido deve integrar oficialmente, num futuro próximo, a base do Executivo estadual.

“Sem dúvida, a maioria do partido tem trilhado caminhos ao lado do governador Jerônimo, como aconteceu em Feira. Os seis deputados estaduais do PP já estão 100% na base de Jerônimo. Acreditamos que essa é uma tendência bem clara”, disse a este Política Livre o deputado Niltinho, que lidera a bancada da sigla na Assembleia Legislativa e participou da audiência com o chefe do Executivo.

Mário Júnior disse ao site que conversou com Jerônimo hoje sobre a política em Feira, mas ressaltou que a pauta principal do encontro foi discutir os prejuízos causados pelas fortes chuvas em Jeremoabo. O prefeito do município, Deri do Paloma (PP), esteve presente, bem como o pré-candidato pepista à sucessão, o empresário Matheus Fernandes – ambos são aliados do parlamentar.

“Não discutimos (apoio ao governo). Falamos rapidamente sobre o sucesso do evento ontem em Feira, no qual estive presente ao lado dos nossos deputados e lideranças locais, a exemplo dos vereadores, incluindo a presidente da Câmara Municipal, Eremita Motta, e do filho dela, que é o presidente municipal do partido, Yuri Magalhães. Acreditamos muito na vitória de Zé Neto e estamos juntos em Feira”, disse o dirigente.

“Mas o foco da audiência hoje com o governador foi a situação de Jeremoabo. Essa questão de apoio ao governo não foi tratada. Como já disse antes, quando o assunto é política, o PP está focado, neste momento, nas eleições municipais”, acrescentou Mário Júnior.

Neste domingo (14), antes do lançamento da pré-candidatura de Zé Neto, que aconteceu num espaço de eventos de Feira, o chefe de Gabinete do governador, Adolpho Loyola (PT), marcou presença na inauguração da nova sede do PP no município ao lado de Mário Júnior.

Do PP, estiveram em Feira, além de Mário Júnior, Niltinho e parte da bancada da legenda na Assembleia, o deputado federal Cláudio Cajado. Todos subiram no mesmo palanque de Jerônimo e do senador Jaques Wagner (PT), além do próprio Zé Neto. Os pepistas formam a maior bancada na Câmara de Vereadores feirense.

Como já mostrou o site, o PP se equilibra entre governo e oposição nas alianças para as eleições municipais. Em Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari, por exemplo, firmou alianças do o grupo liderado pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União). Isso é reflexo, sobretudo, da divisão interna da legenda.

Política Livre

Não me espanto se em 2025 o governo piorar meta de novo, diz líder da oposição

A mudança de superávit de 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto) para meta fiscal zero em 2025 anunciada pelo governo nesta segunda-feira (15) é apenas a constatação de uma situação que vai se repetir no próximo ano e nos seguintes, afirma o líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN).

“Quando o governo mudou o regime de teto de gastos para arcabouço fiscal eu me manifestei contrário. Eu disse que o governo não era confiável e nem estava preocupado em cumprir essa nova metodologia que estava sendo apresentada ao Congresso Nacional”, diz. “Eu afirmei que ele não cumpriria nem no primeiro ano e isso, de fato, aconteceu”.

Para Marinho, o governo “tem se notabilizado em buscar fazer furos” no próprio arcabouço que ele construiu. Ex-ministro do Desenvolvimento Regional de Jair Bolsonaro, o senador cita como exemplo a recente mudança no arcabouço fiscal que permitiu ao governo antecipar a expansão do limite de gastos deste ano e liberar uma despesa extra calculada em R$ 15,7 bilhões.

“Como o governo não tem nenhuma responsabilidade fiscal, tem baseado a sua gestão fiscal no aumento desenfreado de despesas e procurado fazer o equilíbrio com o aumento de impostos e buscando receitas não recorrentes, é evidente que o desequilíbrio fiscal iria acontecer”, critica. “Eu não me espantaria se a meta que está sendo rebaixada agora seja novamente rebaixada no ano seguinte, porque vai haver um aumento substancial da dívida pública.”

Marinho avalia que o governo Lula, afetado por redução no índice de popularidade, vai adotar “políticas populistas” e ampliar mais os gastos de olho nas eleições de 2026.

“Esse governo está mostrando de maneira muito clara novamente o projeto de poder mais importante do que o bem estar, segurança fiscal e o crescimento sustentável do país a médio e longo prazo. Ou seja, não tem possibilidade nenhuma de você fazer um controle da dívida pública”, conclui.

Danielle Brant/Folhapress

Deputados pedem que MPF investigue improbidade administrativa no caso de ministro da CGU com Novonor

               Vinícius Marques de Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU)
Seis deputados federais pedem que o Ministério Público Federal (MPF) averigue um “possível conflito de interesses” e “improbidade administrativa” na atuação de Vinícius Marques de Carvalho como ministro da Controladoria-Geral da União (CGU).

O escritório de advocacia de Vinícius de Carvalho presta serviços para a Novonor, antiga Odebrecht, ao mesmo tempo em que órgão do governo federal renegocia os acordos de leniência firmados no âmbito da Operação Lava Jato.

O documento, encabeçado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), aponta que há “inegável existência de fortíssimos indícios de improbidade administrativa cometidos pelo ministro da CGU, além de um evidente conflito de interesses”.

“Existem evidentes indícios de que o ministro da CGU violou diversos princípios constitucionais da administração pública, em especial o da moralidade”, argumenta a representação. Além de Zambelli, assinam o documento os deputados Hélio Lopes (PL-RJ), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Zé Trovão (PL-SC), Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Filipe Martins (PL-TO).

Vinícius de Carvalho já sentou na mesa com advogados da Novonor e de outras empreiteiras para rediscutir os acordos.

No final de janeiro de 2023, o ministro consultou a Comissão de Ética Pública (CEP) se poderia receber dividendos do seu escritório. Ele alegou que, apesar de afastado das atividades da banca, ainda é seu “sócio patrimonial”.

Vinícius nega conflito de interesse e diz que não recebe dividendos do seu antigo escritório, a VMCA Advogados, um acrônimo feito a partir do seu nome completo.

“A reunião não caracterizou participação no processo de renegociação e, muito menos, de tomada de decisão. A renegociação ocorre no âmbito de processos individuais de cada empresa, sob responsabilidade de servidores públicos da Secretaria de Integridade Privada”, esclareceu. O escritório segue atuando para a Novonor e outras empresas.

O ministro também enviou uma nota à reportagem em que anunciou que se declara impedido de tomar qualquer decisão sobre eventual homologação de mudanças no acordo de leniência da empreiteira. Na nota, ainda diz que não recebe qualquer quantia referente a lucros, dividendos, honorários ou outra modalidade de remuneração do escritório desde que assumiu o cargo na CGU. Além disso, negou participação em decisões ou procedimentos internos na CGU que possam implicar conflitos de interesse.

O escritório VMCA informou que, conforme o artigo 12 do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, Vinicius Marques de Carvalho está licenciado desde 29 de dezembro de 2022, ficando “totalmente afastado de quaisquer atividades envolvendo o escritório”. “Com relação à atuação do escritório, VMCA Advogados não exerce qualquer atuação perante o órgão no qual o sócio licenciado está realizando suas atividades (CGU)”, acrescentou a banca.

Já a Novonor afirmou que o escritório atende a empreiteira exclusivamente em assuntos ligados ao Cade. A companhia não se manifestou sobre eventual conflito de interesse, nem sobre a procuração de substabelecimento autorizar atuação da banca no Ministério Público Federal.

Levy Teles/Estadão

Polícia Civil cumpre mandado de homem suspeito de abusar da filha de 13 anos

                                A adolescente vinha sendo abusado desde a sua infância.
Um homem, suspeito de estupro de vulnerável, foi preso preventivamente por investigadores da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Teixeira de Freitas, na manhã desta segunda-feira (15), na Praça Ceará. A vítima é filha do acusado.

As investigações apontaram que a garota, de 13 anos, já vinha sofrendo os abusos há três anos. A ocorrência foi registrada em março deste ano, quando a investigação teve início. Policiais da Deam colheram provas contra o acusado, como registros de mensagens em um aplicativo de conversas, além de solicitarem exames periciais que comprovaram o crime.

A adolescente foi ouvida na unidade especializada, passou por exames de corpo de delito e será encaminhada para acompanhamento psicossocial. Já o suspeito, segue custodiado à disposição da Justiça.

Texto: Ascom PC

Bahia tem 269 municípios em epidemia de dengue; Sudoeste concentra 44% dos casos

Foto: Divulgação
A Bahia enfrenta um aumento acentuado nos casos de dengue em 2024, com um crescimento de 667% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue no estado, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 954,3 de casos/100.000 habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 17.595 casos prováveis, com a macrorregião de saúde do Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. Ao todo 269 municípios estão em epidemia.

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1). Até esta sexta-feira (12), houve o registro de 128.999 casos prováveis de dengue na Bahia

Nesta segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante. “Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.

O subsecretário da Saúde enfatiza a necessidade de uma resposta coordenada e integrada para combater a expansão da doença. “Com cada um fazendo a sua parte é possível conter o avanço da Dengue e evitar novas mortes. E neste cenário, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões, abrangendo a aquisição de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, envio de medicamentos e equipamentos, além da oferta de treinamento para equipes assistenciais”, ressalta Paulo Barbosa.

Essas ações são complementadas pela mobilização das forças de segurança e emergência e pelo uso de agentes com bombas costais em apoio aos municípios para aplicar inseticida nas áreas mais afetadas. Em municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, o governo do Estado tem sugerido a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário. Contudo, as medidas propostas ainda não foram plenamente adotadas.

Até o momento, o Estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a dengue, com 110.448 já administradas. A campanha está focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Juízes federais reagem a afastamento de Gabriela Hardt e criticam ‘medida monocrática’ de Salomão


Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ
Os juízes federais saíram em defesa de seus pares. Eles classificam como ‘inadequados’ e ‘desarrazoados’ os afastamentos da juíza Gabriela Hardt e de três magistrados do Tribunal Regional Federal da 4ª Região – o juiz Danilo Pereira Júnior e os desembargadores Carlos Eduardo Thompson Flores e Lenz Loraci Flores De Lima.

A ordem que põe os juízes fora de ação foi dada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, nesta segunda, 15.

No caso de Gabriela, Salomão apontou a ‘existência de indícios de cometimento de graves infrações disciplinares’, com suposta violação ao Código de Ética da Magistratura Nacional, bem como dos ‘princípios da legalidade, moralidade e republicano’. A avaliação do ministro se refere à conduta e ações da magistrada ante a ‘gestão caótica de valores provenientes de acordos de colaboração e de leniência’ no bojo da Lava Jato.

Quanto aos integrantes do TRF-4 pesou o suposto ‘descumprimento reiterado de decisões do Supremo Tribunal Federal’, incluindo ‘condutas que macularam a imagem do Poder Judiciário, comprometeram a segurança jurídica e a confiança na Justiça, contribuíram para um estado de coisas que atua contra a institucionalidade do país e violaram princípios fundantes da República’.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil diz confiar que o plenário do Conselho Nacional de Justiça vai reverter o afastamento de seus colegas. O CNJ se reúne terça, 16.

A entidade da toga federal defende que, para o alijamento de magistrados de suas funções, são necessários ‘motivos de natureza extremamente grave’, além de ‘contemporaneidade aos fatos’ – “Situações que não se verificam no caso em debate, já que os fatos imputados dizem respeito a matéria jurisdicional, cuja correção se dá através das instâncias recursais, e não por reprimenda correicional, sob pena de ofensa à independência do Poder Judiciário”.

A Associação dos Juízes Federais critica o fato de a medida ter sido determinada de forma monocrática por Salomão, às vésperas do julgamento dos casos no Plenário do CNJ. E pondera que os alvos do afastamento ‘possuem conduta ilibada e décadas de bons serviços prestados à magistratura nacional, sem qualquer mácula nos seus currículos’.

Pepita Ortega/Estadão

Mototaxista é morto com mais de 20 tiros na Horta Comunitária

O mototaxista Ueligton Pereira Nascimento, 28 anos, apelidado de Deco, foi morto com mais de 20 tiros de pistola no início da tarde desta segunda-feira, 15. O crime foi praticado na Rua Davi Salomão, na Horta Comunitária, bairro Santa Rita. Segundo apurou o GIRO no local, a vítima foi solicitada para realizar a entrega de delivery quando sofreu uma emboscada e foi atingido pelos disparos de arma de fogo.
A suspeita é que o atirador fugiu em direção a um matagal. O pai do mototaxista informou que ele não tinha passagens pela Polícia e desconhece qualquer envolvimento no mundo do crime ou algum desafeto. A Polícia Militar foi acionada e isolou a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica que fará a perícia no local e encaminhar o corpo para o IML. A autoria e motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil. (Giro Ipiaú)

Brasil monitora impacto do conflito Irã x Israel no preço do petróleo

MME criou grupo de trabalho para acompanhar o assunto
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta segunda-feira (15) a criação de um grupo de trabalho para acompanhar eventuais impactos do ataque do Irã a Israel no sábado (12) no mercado nacional de petróleo. “O Brasil, como todos os países do mundo, sofre impactos quando há restrição de produção ou de comercialização do petróleo”, disse.

À imprensa, o ministro informou que já coordenou, antes das 9h desta segunda-feira, uma primeira reunião para avaliar a crise internacional e acompanhar a variação de preços do barril do petróleo no mercado internacional. “É importante que a gente esteja atento. O ministério está debruçado. Hoje mesmo, já fiz uma reunião cedo com a Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis [do MME], a fim de que a gente possa, em um grupo de monitoramento permanente da oscilação do preço do Brent [petróleo cru], que eu acabei de criar, estar atentos e agir de pronto com os mecanismos que nós temos e que respeitem, mais uma vez, a governança do setor privado e também da própria Petrobras, que é uma empresa de economia mista.”

Silveira se declarou como um “realista esperançoso” em relação à possibilidade de escalada da tensão no Oriente Médio e disse que neste momento não há elementos concretos que indiquem se haverá “confrontos mais frontais ou mais vigorosos”. Segundo ele, o Brasil se prepara para enfrentar um cenário mais crítico.

O ministro disse que, durante todo o dia de hoje, o MME estará em contato com a Petrobras, distribuidoras de combustíveis e com os demais membros da cadeia de suprimentos do petróleo no Brasil para que o país se prepare para um possível aumento do conflito internacional.

Transição energética
O ministro deu as declarações em entrevista coletiva à imprensa, na Casa do G20, em Brasília, após abrir, no local, a primeira reunião presencial do Grupo de Trabalho (GT) de Transições Energéticas do G20. Esse grupo reúne as maiores economias do mundo, mais a União Africana e União Europeia. O GT é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, durante a presidência rotativa do Brasil, até novembro deste ano.

No encontro, os membros do GT debateram o acesso ao financiamento da transição energética para evoluir para uma economia de baixo carbono.

Alexandre Silveira destacou a necessidade de se reduzir a dependência dos combustíveis fósseis à base de carvão ou petróleo, o uso brasileiro de fontes de energia renováveis, como hidrelétricas, eólicas, solares e, por fim, o biodiesel e o etanol, como fontes renováveis e mais baratas de geração de energia.

Em sua fala aos participantes do encontro, o ministro destacou ainda que a transição energética representa uma oportunidade econômica para fazer justiça com os países que mais contribuem para a sustentabilidade do planeta. Ele defendeu que as nações com renda per capita maior do que a de países de desenvolvimento paguem a conta para os países do chamado Sul global, para que a transição energética seja efetiva, justa e inclusiva.

“Não há como se avançar na transição energética sem reconhecer que os US$ 4,5 trilhões estabelecidos na COP [28ª Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima] em Dubai, para produção de energias limpas e renováveis até 2030, para o cumprimento do Acordo de Paris, só vai acontecer se os países industrializados começarem a reconhecer a necessidade de cumprirem o acordo de Copenhague, que estabeleceu US$ 100 milhões por ano em investimentos nessas energias.”

O ministro ainda defendeu que os impactos da sustentabilidade somente serão concretos se a gestão for global. “Porque o carbono não tem fronteiras, nós vivemos em um único ecossistema, então ninguém consegue barrar o carbono na fronteira dos seus países.”

Agência Brasil

Proteção do patrimônio natural da Chapada Diamantina é missão da Caravana Bahia Sem Fogo

Após o sucesso e grande envolvimento da população de Andaraí (11 e 12/04), chegou a hora da Caravana Bahia Sem Fogo desembarcar, hoje 15/04, em Livramento de Nossa Senhora. A cidade, situada a 600 km de Salvador, receberá este importante projeto do Governo do Estado, que tem como foco uma série de ações que vão mudar a maneira como a Bahia lida com a prevenção aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina.

Com a chegada da Caravana, Livramento de Nossa Senhora se junta ao esforço coletivo para proteger uma das maiores riquezas naturais do Brasil e garantir a segurança e sustentabilidade da Chapada Diamantina para as gerações futuras.

Na última sexta-feira (12), o Colégio Estadual de Tempo Integral Edgar Silva e a Escola Municipal Fernando Gomes, no município de Andaraí, receberam a equipe do Bahia Sem Fogo, quando foram realizadas atividades com a participação ativa de crianças e adolescentes, desde alunos da educação infantil ao ensino médio.

A superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Vânia Almeida, explicou que a Caravana está mobilizando estudantes das escolas públicas municipais e estaduais para se tornarem Agentes Ambientais Mirins.

“Por meio das palestras e dos materiais socioeducativos, elaborados e distribuídos pela Caravana, os alunos são incentivados a compreender os desafios ambientais enfrentados na região e a adotar práticas sustentáveis em seu cotidiano. Esses jovens serão multiplicadores da proteção ao meio ambiente, levando essa mensagem para suas famílias e toda a comunidade onde vivem”, ressaltou.

Durante o ciclo de palestras, a Capitã do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Gilmara Machado, explicou que a corporação tem intensificado sua atuação com foco na prevenção. “Junto aos órgãos parceiros do Programa Bahia Sem Fogo, a equipe do Corpo de Bombeiros tem participado de palestras em colégios, orientações nas comunidades, promovido capacitações de brigadistas, dentre outras inúmeras ações, sempre em prol da prevenção”, pontuou.

Para a diretora do Colégio Estadual Edgar Silva, Clésia Valquiria, as palestras e material chegam para complementar as ferramentas de ensino utilizadas pelos professores. “Este conjunto de atividades da Caravana está em sintonia com nossa proposta curricular, em que os jovens são protagonistas para garantir um futuro sustentável na Chapada. Todo o material informativo que recebemos vai subsidiar o trabalho de educação ambiental que já é desenvolvido aqui no colégio”, destacou.

Camilla Jorge, gestora da Escola Fernando Gomes, complementou: “A gente fica muito feliz com a presença do Governo, qualificando esse trabalho de educação ambiental com as crianças, de maneira lúdica, inclusive com a escolha de agentes mirins que ficaram muito animadas com o crachá que receberam”.

De pai para filho

O amor e o compromisso com a proteção das riquezas naturais da Chapada foram descritos, por Luiz Vieira, estudante de 16 anos, como um ensinamento familiar. Filho de Homero Vieira, brigadista voluntário referência na região, o jovem expressou seu entusiasmo com a chegada da Caravana nas escolas. “Sou filho de Homero, conhecido também como Velho Urso, e desde criança meu pai sempre falava da importância da preservação das matas e dos animais silvestres, mostrando na prática que cada um pode fazer a diferença e unidos podemos salvar nossos recursos naturais”.

“Então, acho que a Caravana está seguindo um ótimo caminho, chegando na escola com uma equipe de profissionais que passam informações pensadas diretamente para nós, adolescentes, inclusive sobre métodos de prevenção e a integração com a sociedade local”, ressaltou o estudante.

Equipe

A Caravana é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as secretarias de Educação (SEC), Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Casa Civil e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

CNJ afasta Hardt e três desembargadores do TRF-4

O Corregedor-Nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, determinou o afastamento do Judiciário da ex-titular da 13ª vara de Curitiba, Gabriela Hardt, e de três desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª região, o TRF-4. Isso se deu devido à violação da ordem processual, ao desrespeito ao código da magistratura, à prevaricação e até mesmo à desobediência às decisões do Supremo Tribunal Federal.

Hardt foi responsável por homologar o acordo que possibilitou a criação de uma fundação privada, a qual seria financiada com recursos da Lava Jato e teria membros da força-tarefa entre seus administradores. Essa empreitada foi ironicamente apelidada de “fundação criança esperança” pelo ministro Gilmar Mendes, do STF.

De acordo com informações obtidas pelo blog de Daniela Lima, do G1, a decisão do Corregedor, já enviada aos membros do Conselho Nacional de Justiça, menciona que a juíza admitiu ter discutido previamente decisões com membros da extinta força-tarefa, o que configura violações ao dever funcional de prudência, à separação dos poderes e ao código de ética da magistratura

PF combate abuso sexual infantojuvenil na região de Capim Grosso/BA

                             
  Uma mulher foi presa preventivamente
Juazeiro/BA. A Polícia Federal cumpriu, na manhã deste domingo, 14/4, mandado de prisão preventiva e mandado de busca e apreensão na residência de mulher investigada por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e estupro de vulnerável do próprio filho. Durante as buscas, na região de Capim Grosso, foi possível obter evidências que relacionam a investigada aos crimes sob apuração.

Se confirmada a hipótese criminal, a envolvida poderá responder, dentre outros, pelos crimes de produção e armazenamento de imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantil e estupro de vulnerável. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem chegar a 30 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes praticados a partir da análise do material digital apreendido.

Destaca-se que o consumo desse tipo de conteúdo proibido fomenta a prática de violência sexual contra crianças, cujos danos psicológicos e sociais causados às vítimas são permanentes. Ademais, ressalta-se a importância da participação da sociedade ao denunciar toda e qualquer forma de violência praticada contra crianças e adolescentes.

Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia
Telefone: (71) 3319-6002/ 71 9 9258-0023

PF apreende mais de 4 kg de cocaína com passageiro que embarcaria para Portugal

Abordagem no Aeroporto Internacional de Porto Alegre contou com o auxílio de um cão detector de drogas
Porto Alegre/RS. A Polícia Federal prendeu em flagrante, na noite de sábado (13/4), no Aeroporto Internacional Salgado Filho, um passageiro que embarcaria para Portugal, com 4,3 kg de cocaína.

A droga foi localizada durante atividade de rotina dos policiais federais no aeroporto e teve o auxílio de um cão farejador da PF. A cocaína estava escondida na estrutura de duas malas que haviam sido despachadas e foi detectada na inspeção de bagagens.

O passageiro que transportava a carga foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas. Ele será encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

Comunicação Social Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
Fone: (51) 3235.9005

PF, em ação conjunta, atua contra extração ilegal de ouro em Pontes e Lacerda/MT

Trabalho ainda visa promover a desocupação da Terra Indígena Sararé
Cáceres/MT. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o Exército, a Funai, a Força Nacional, o Gefron/MT e o Ciopaer/MT, concluiu neste domingo, 14/4, os trabalhos da Operação que Ouro Viciado, que visa combater a extração ilegal de ouro e promover a desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda.
Durante três dias de operações integradas, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena e incursões pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros. Foram encontrados e inutilizados 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, 2 bombas d'água, 1 gerador e 2 britadeiras.

A ação contou com utilização de duas aeronaves, uma do Centro de Operações Aéreas de Mato Grosso – Ciopaer e uma da PRF, além de embarcações, para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.

Encerradas as atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polui os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, enormes danos econômicos, sociais e ambientais.

Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso

Armas e droga são apreendidas pela PM durante operação no bairro de Periperi

Intensificação do policiamento conta com o apoio de batalhões, companhias independentes e do Graer
Equipes da 18ª CIPM, do CPRC/BTS, dos Batalhões Patamo, Gêmeos e Apolo e do Graer detiveram, no domingo (14), cinco indivíduos e apreenderam um fuzil, uma pistola e droga em Periperi.
A primeira apreensão ocorreu quando os policiais, durante incursões na localidade conhecida como Baixada de Mirantes de Periperi, avistaram um grupo homens armados que, com a aproximação dos pms, efetuaram disparos de fogo, sendo necessário o revide. Após a troca de tiros, um suspeito foi encontrado ferido no braço, sendo encaminhado para o Hospital do Subúrbio, onde recebeu atendimento médico. Com ele, foram encontrados um fuzil e 89 porções de cocaína.

Após o confronto, militares do Batalhão Gêmeos se depararam com um carro ocupado por quatro indivíduos. O veículo e os ocupantes foram abordados, sendo encontradas uma pistola 9mm com carregador, uma réplica de arma de fogo, munições de calibres 9mm, .40 e 556 e roupas camufladas. Um dos suspeitos era adolescente e foi encaminhado para a DAI.

Os demais indivíduos detidos foram conduzidos para a Central de Flagrantes, onde as ocorrências foram registradas.

MST invade pela terceira vez área da Embrapa em PE que gerou crise com Lula

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) anunciou neste domingo (14) a reocupação de uma fazenda da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Petrolina (713 km do Recife) que havia sido invadida duas vezes no ano passado. Outras duas ações foram realizadas em Pernambuco, segundo a entidade.

O movimento alega que o governo federal não cumpriu os compromissos para assentamento das famílias que deixaram o local em julho do ano passado.

“Só saímos com o compromisso do governo federal, assinado em uma pauta para assentar todas as 1.316 famílias acampadas. Saímos com a Embrapa com esse compromisso, com 17 pontos acertados e nenhum foi cumprido. Voltamos para lutar que o governo cumpra a pauta acertada no ano passado”, afirmou Jaime Amorim, da direção nacional do MST, em vídeo divulgado pela entidade.

“É muita irresponsabilidade a forma como estão tratando a reforma agrária.”

Procurada, a Embrapa não se manifestou até a publicação dessa reportagem.

A fazenda da Embrapa em Petrolina foi invadida pela primeira vez em abril do ano passado. A ação do MST na ocasião estremeceu a relação do MST com o governo Lula, que endureceu declarações contra o movimento após o episódio.

Na época, a onda de invasões irritou o presidente, que temia que as ações causassem desgaste para o governo, principalmente com o agronegócio. Havia receio também de que a mobilização atrapalhasse o andamento de pautas de interesse da gestão Lula no Congresso.

Em julho, a fazenda da Embrapa voltou a ser invadida dias antes do Semiárido Show. A feira, que costuma acontecer no mês de agosto, apresenta novas tecnologias para os agricultores familiares da região, costuma receber mais de 20 mil pessoas vindas de diferentes estados do Nordeste.

O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) disse à época que a invasão havia sido um protesto de integrantes do movimento que estariam “ansiosos”.

“Eles [Integrantes do MST] ficaram ansiosos, fizeram aquele protesto, mas já saíram. A feira está acontecendo, a ansiedade baixou porque foram prestadas as contas de todas as providências que vão ser adotadas. Então, a vida caminha”, disse na ocasião.

Além do assentamento das famílias, o MST cobra a transformação da unidade avançada do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Petrolina em uma superintendência.

“É necessário garantir esse passo para reestrutura o Incra na região”, afirmou Amorim no vídeo distribuído neste domingo.

Além da fazenda da Embrapa, o MST afirma ter ocupado uma área de 1.500 hectares da Codevasf (Companhia de Desenvolvimentos dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) utilizada pela Embrapa em Petrolina, e a outra na zona da mata no norte do estado, numa área remanescente da Usina Maravilha, desde 2014 em processo de desapropriação.

“Nós temos essa garantia de garantir a desapropriação das usinas devedoras como um todo. E não anunciar a desapropriação apenas dos engenhos. Isso é favorecer os usineiros”, afirmou Amorim.

Folhapress

Movimentação esportiva agita Ipiaú com emocionantes partidas de futebol nesse domingo.

Neste domingo (14), a cidade de Ipiaú foi palco de uma intensa movimentação esportiva, com jogos no Mané Grande e Estádio Pedro Caetano. 

No Estádio Manezão, o Ipiaú Futebol de Base mostrou sua força ao vencer a equipe de Coaraci com um placar expressivo de 6 a 0. Os jovens talentos do futebol local demonstraram habilidade e trabalho em equipe, conquistando uma vitória sólida para cidade. 
Enquanto isso, no Estádio Pedro Caetano, outras duas partidas movimentaram as arquibancadas. A disputa entre ADB e Juventude terminou em um empate emocionante de 0 a 0, com ambos os times mostrando um desempenho competitivo. Já o confronto entre Sambaqui e Ipiaú terminou empatado em 2 a 2, em um jogo repleto de reviravoltas e momentos emocionantes para os presentes.

Além disso, a Copa Intervale também teve seu destaque no Pedro Caetano, com a partida entre Buji Mirin e Dário Meira, que terminou com a vitória apertada do Buji Mirin por 1 a 0. Os times mostraram garra e determinação em campo, proporcionando um espetáculo esportivo de alto nível para os presentes.

Toda essa movimentação esportiva contou com o importante apoio da Diretoria e Coordenação de Esporte na pessoa de Givaldo Nascimento e Iran, e da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, na pessoa de Caio Braga, juntamente com a Prefeitura de Ipiaú, evidenciando o compromisso das autoridades locais com o desenvolvimento e incentivo ao esporte na cidade. Danny Muniz/ Decom Prefeitura de Ipiaú. Fotos: Miro foto e colaboradores

Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Irã-Israel termina sem acordo

Reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Irã-Israel termina sem acordo
A reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas neste domingo (14) convocada após o ataque do Irã a Israel iniciado no sábado (13) terminou sem qualquer acordo ou consenso entre os presentes sobre como o órgão máximo da ONU deve tratar a ofensiva com risco de espalhar o conflito pelo Oriente Médio.

Na noite de sábado, centenas de drones e mísseis lançados de forma inédita pelo Irã de seu próprio território em direção a Israel avançou mais um passo na disputa maior na região entre Tel Aviv e o autodenominado “Eixo da Resistência” —grupo de atores liderados por Teerã que se opõem ao Estado judeu, entre eles o Hamas na Faixa de Gaza.

Em fala na sessão do Conselho, o embaixador iraniano na ONU, Amir Saeid Iravani, afirmou que a ação “foi necessária e proporcional”. “Foi precisa, mirou apenas alvos militares e foi feita de forma cuidado para minimizar o potencial de escalada e prevenir danos a civis”, disse.

O direito de defesa ao qual citado em sua fala fez referência ao bombardeio que atingiu a embaixada de Teerã em Damasco, na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária Iraniana em 1º de abril —atribuído a Israel. Em chave parecida se pronunciaram os representantes de Rússia, China e Síria, que ressaltaram o ataque à embaixada iraniana como violação de leis internacionais.

A ONU, na figura de seu secretário-geral, António Guterres, instou os países a terem “o máximo de comedimento”. “A população da região enfrenta um perigo real de um conflito devastador. Agora é a hora de desarmar e reduzir as tensões. Precisamos recuar do precipício”, disse Guterres.

Os Estados Unidos, o principal aliado de Israel, condenaram a ação iraniana e afirmaram na reunião da ONU que o Conselho de Segurança tem a obrigação de não deixar que as ações do Irã vão além. Foram em linhas semelhantes os comentários dos aliados ocidentais com poder de veto no Conselho, França e Reino Unido.

“Deixe-me ser claro: se as proxies do Irã tomarem ações contra os EUA ou ações adicionais contra Israel, o Irã será responsabilizado”, disse o embaixador americano na ONU Robert Wood, em referência aos atores não-estatais aliados de Teerã, como o Hezbollah libanês e os houthis iemenitas.

Já o representante israelense, Gilad Erdan, subiu o tom durante a sessão e comparou o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo iraniano, a Adolf Hitler. “O regime dos aiatolás tem um plano claro: seu objetivo tem sido e continua a ser dominação mundial, exportando sua revolução xiita radical pelo mundo”, disse Erdan.

“O regime islâmico de hoje não é diferente do Terceiro Reich, e o aiatolá Khamenei não é diferente de Adolf Hitler. O Terceiro Reich de Hitler foi pensado para ser um império de mil anos alcançando vários continentes, assim como Khamenei vê sua hegemonia xiita radical para alcançar toda a região e além.”

Folhapress

Caiado dá a largada para a disputa de 2026, já faz campanha e não esconde que quer disputar Planalto

Há uma semana, em Porto Alegre, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), assinou uma parceria que lhe permitirá usar o Sistema do Complexo Regulador de Saúde da Capital. Trata-se de uma ferramenta que integra o gerenciamento dos serviços de saúde pública (leitos, consultas etc). “Vocês desenvolveram o que há de mais sofisticado em regulação de saúde”, disse Caiado na agenda bem longe de casa. Com 86% de aprovação entre os goianos, segundo a última pesquisa Genial/Quest, que mediu a aceitação de quatro governadores de direita em seus Estados, Caiado está decidido a disputar a presidência da República em 2026.

A mesma pesquisa indica que ele tem índices de conhecimento que oscilam entre 35% e 37% no Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais, outras praças presentes no levantamento. Assim, viagens como a que fez até a capital gaúcha, que podem fazer dele mais conhecido, já fazem parte de um roteiro percorrendo o País. É bem verdade que ainda faltam mais de dois anos para a próxima eleição. Mas os concorrentes são muitos. Portanto, correr um pouco não há de fazer mal. “Acho que poucos lembram de mim, lá atrás, dos meus debates com Lula, quando eu era presidente da UDR, tinha 39 anos, não? E quando disputamos a Presidência da República, em 1989? Eu era o mais jovem candidato entre todos”, recorda.

Aos 74 anos, o atual governador de Goiás foi reeleito no primeiro turno das eleições de 2022, com 51,81% dos votos. Caiado foi deputado federal entre 1991 e 2014 e senador entre 2015 e 2018, quando se elegeu governador e pediu licença do cargo. Nascido em Anápolis, ele é médico ortopedista e pecuarista. “Considero que sou uma pessoa que posso me apresentar ao meu partido, o União Brasil, pensando numa pré-candidatura. Minha trajetória de vida me credencia para isso. Tenho condições de avaliar a possibilidade de transformar isso numa realidade ou não. É claro que ainda falta bastante tempo e esse assunto será tratado em 2026″, avalia em conversa com a reportagem.

Embora ele mesmo diga que ainda é cedo para pensar na sucessão de Lula, Caiado não esconde que sempre teve o desejo de ser presidente da República. Agora, animado pelos índices positivos que tem colhido em sua administração no Estado, ele acredita que tem um trabalho para mostrar ao País. As pesquisas mostram que 59,2% da população está preocupada com a violência e o avanço do narcotráfico no Brasil. “Esse é o tema de maior relevância que temos hoje e a pesquisa mostra que 69% da população aprova minha gestão nessa área.”, diz, citando o levantamento da Quaest, e acrescentando: “Aqui montamos uma estrutura exemplar. Agora, veja. Lula vetou parte do projeto da saidinha por pressões que, entre elas, apontavam que cancelar a saidinha resultaria em rebeliões nos presídios. Quando você tem um governo de verdade, não pode ser colocado em xeque por bandidos e ameaças”, afirma.

Na opinião de Felipe Nunes, diretor da Quaest e autor da pesquisa, os resultados obtidos por Caiado se devem a uma boa avaliação da maneira como ele faz a gestão e também ao fato de Goiás ser um Estado cuja população se identifica com a direita. Levantamentos mostram que 46% dos eleitores goianos se definem assim, 21% ao centro e 17% se diz de esquerda. “Uma gestão que funciona e um posicionamento ideológico do governador aderente ao da população justifica o alto índice de aprovação”, explica Nunes.

Caiado critica a falta de programas especialmente para as questões de segurança que afligem a população. O governador acha que teria condições de pacificar o País. “Temos que terminar com isso de uns contra os outros. Precisamos acabar com esse terceiro turno eterno”, diz. Ele lembra que o União Brasil tem três ministros no governo Lula, mas diz que a permanência deles ou não também será decidida no momento oportuno. “Eu defenderei e acredito que o União vai se definir por uma candidatura de oposição. Portanto, a posição deles também terá que ser avaliada quando isso estiver definido”.

Apesar dos altos índices de aprovação em seu Estado, Caiado está ciente de que existem, pelo menos, mais outros três governadores também aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que estariam nesse páreo. Ratinho Júnior (PSD), do Paraná; Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo e Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. Todos eles com índices menores de aprovação popular na pesquisa Genial Quest, mas também bem avaliados em comparação ao presidente Lula em suas regiões. E, exatamente por isso, não menos competitivos. Todos esperando contar com a força da popularidade de Bolsonaro que, inelegível por oito anos, terá que escolher um sucessor.

Tarcísio, com quem Caiado visitou Israel recentemente, ainda é a maior indefinição porque está em seu primeiro mandato no mais rico Estado do País e, talvez, lhe seja mais conveniente disputar a reeleição, como tem dito nos bastidores. Os demais, no entanto, com maior ou menor exposição, não escondem de aliados suas aspirações pelo Palácio do Planalto, embora mais discretos publicamente.

Caiado, durante um bom tempo, não esteve entre os nomes mais alinhados com Bolsonaro. As divergências na vacinação e no tratamento contra a Covid, que Bolsonaro rejeitava e Caiado, médico, recomendava para população, deixaram algumas sequelas entre os dois. Mas, atualmente, o governador goiano crê que isso tudo é passado e que não há mais arestas. Ele cita, por exemplo, sua presença no ato que Bolsonaro promoveu em São Paulo, reunido milhares de pessoas. “Já estou me programando para o próximo, dia 21 de abril, em Copacabana”.

Embora decididos a entrar na disputa presidencial, tanto Caiado quanto os outros governadores sabem que qualquer cenário dependerá dos recursos e ações que Bolsonaro move na justiça tentando recuperar seus direitos eleitorais, bem como das investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal (PF) e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro. “Se Bolsonaro tiver condições de ser candidato, é evidente que ele será. Agora, não sendo ele, todos sabemos que, mesmo sem mandato, ele tem condições de mobilizar milhões de pessoas Brasil afora. Então tudo vai depender de como as coisas vão correr”, diz Caiado.

Monica Gugliano/Estadão

Ibirataia: Após acidente na BA-650, motorista esfaqueia condutor e passageiro do outro veículo

Na noite deste domingo (14), por volta das 19h30, foi registrado um acidente envolvendo dois carros na BA-650, na altura da entrada do povoado de Tesourinhas, no município de Ibirataia. Dois carros se envolveram numa colisão. Ninguém se feriu por conta do acidente, entretanto, o condutor de um dos veículos esfaqueou o motorista do outro carro e um passageiro. As informações foram confirmadas pelo GIRO com a Polícia Rodoviária Estadual.
O agressor fugiu em seguida, deixando o carro no local. Até a postagem desta matéria ele ainda não tinha sido localizado. Uma das vítimas foi atingida no ombro e a outra, provavelmente o passageiro, identificado por nossa reportagem como José dos Santos, foi ferido no abdômen e nas costas. Eles foram socorridos inicialmente para a Fundação Hospitalar de Ibirataia e em seguida, o passageiro foi transferido para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. O autor das facadas está sendo procurado. (Giro Ipiaú)

Ipiaú dedica mais um final de semana às cirurgias oftalmológicas

Nesse final de semana, a Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou mais uma vez pacientes para realizar cirurgias oftálmicas, demonstrando um compromisso contínuo com o bem-estar ocular da comunidade local.
Mais de 42 pacientes foram atendidos com atenção especial para cirurgias de catarata e pterígio, proporcionando alívio e melhor qualidade de vida para aqueles que enfrentam essa condição.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Saúde de Ipiaú, que acompanhou de perto cada paciente em seus procedimentos, garantindo um cuidado integral e personalizado. Esse trabalho da secretaria reforça o comprometimento da equipe com a saúde ocular da população.

"Estamos empenhados em proporcionar o melhor cuidado oftalmológico para nossa comunidade", destacou Laryssa Dias, secretária de Saúde. 

“Cada cirurgia realizada representa um passo significativo na melhoria da qualidade de vida de nossos pacientes, e estamos gratos por poder oferecer esse serviço”, disse. 

Além disso, os números do último ano refletem o impacto positivo desse trabalho. Com mais de 2500 cirurgias oftálmicas realizadas apenas no ano anterior, a Saúde de Ipiaú demonstra sua capacidade e compromisso em atender às necessidades oftalmológicas da comunidade de forma eficaz.

Danny Muniz- Decom /Prefeitura de Ipiaú

Destaques