Category Archives: Cultura

Cultura brindou o aniversário de Ipiaú numa noite magistral

A noite de 2 de Dezembro, em homenagem ao 84º aniversário de emancipação política de Ipiaú, foi mesmo magistral. E bote definições nisto: sublime, espetacular. Do Coral Municipal à Orquestra do Neojiba. Da decoração da Praça ao público presente. Tudo muito bonito. Sensacional. Solistas e coristas abriram um canto de paz, encantaram com um repertório recheado de clássicos da MPB e canções natalinas. Fecharam a apresentação com a apoteótica Aleluia de Handel. A participação do cantor Darlan Gomes ampliou a grandeza do momento. O garoto Davi Lisboa reafirmou sua versatilidade em extraordinário talento cênico.
Em seu discurso, a Prefeita Maria das Graças saudou à população, parabenizou o município pelos 84 anos de autonomia e reafirmou seu propósito de fazer Ipiaú continuar a crescer. Ainda disse que encontrou uma casa desarrumada e vem lutando para colocar tudo em ordem, a máquina nos trilhos. Nesse primeiro ano do governo de Maria, a cultura teve vez em suas múltiplas vertentes, fez a diferença, impôs seu ritmo, brilhou. Inúmeras outras realizações estão em pauta para o ano vindouro, quando será instalado o Sistema Municipal de Cultura. Muitas portas se abrirão aos artistas da terra.
Brilhando, cintilando, a ornamentação da praça cresceu aos olhos do povo. A decoração natalina é um convite à confraternização entre os homens e mulheres de boa vontade. Está muito bonita mesmo. É bom lembrar que o investimento não absorveu recursos públicos, foi do (a) próprio (a) bolso, ou bolsa, da prefeita. Presente dela à cidade que lhe conduziu ao poder administrativo.
E veio Grupo de Metais e Percussão do NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e a platéia atenta aplaudiu de pé, assim como fez em relação ao coral. O povão mostrou que gosta da boa música, que sabe valorizar a excelência da arte e que espera uma sequência de eventos de alta qualidade. Logo, logo, a música de baixaria será coisa do passado. O ipiauense Marcel Hohlenwerger dividiu palco com a orquestra que lhe acompanhou na execução da composição “Levante”, da sua autoria. Com arranjo do mestre/maestro Jamberê Cerqueira, a música foi gravada em uma das faixas do premiado disco “Amaré”, obra prima de Marcel. 
A platéia se deliciava, acompanhava o concerto como se estivesse num teatro convencional. No repertório obras de Giancarlo Castro, Dimitri Shostakovich, Michele Girardi, Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga e Pixiguinha. Ao final, novos aplausos. O maestro Helder Passinho Junior, agradeceu e afirmou: “A cidade está linda, o povo está radiante”. Depois da orquestra teve Jaqueline Torres com a Banda Cupim de Ferro. “Ipiaú meu bem querer, teu Rio de Contas tranquilo a correr. Informações de José Américo Castro.

Aniversário de Ipiaú: Orquestra “NEOJIBA” se apresenta neste sábado na praça Rui Barbosa

O Grupo de Metais e Percussão do NEOJIBA  (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia)

O Grupo de Metais e Percussão do NEOJIBA(Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), estará presente na festa dos 84 anos de emancipação política de Ipiaú.

A apresentação será no próximo sábado, dia 2 de Dezembro, na Praça Rui Barbosa, a partir das 19 horas e contará com a participação especial do cantor e compositor ipiaúense Marcel Hohlenwerger.
Regido pelo maestro Helder Passinho Junior,o grupo traz neste concerto um repertorio com obras de Giancarlo

Castro, Dimitri Shostakovich, Michele Girardi, Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Hermeto Pascoal.
A pedido da Prefeitura Municipal o Grupo de Metais e Percussão executará também o Hino Nacional e o Hino ao Dois de Julho. A participação de Marcel Hohlenwerger ocorrerá com a composição “Levante”, da sua autoria, e

arranjo assinado pelo mestre Jamberê Cerqueira.
O concerto na Praça Rui Barbosa é uma oportunidade inédita para o publico ipiauense ampliar o acesso à boa música. O NEOJIBA é um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia e tem por objetivo alcançar a integração social por meio da pratica coletiva e de excelência da musica.

No Brasil, é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis. Seu diretor, fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro. Ao promover a apresentação de um grupo do NEOJIBA, a prefeita Maria das Graças reafirma que Ipiaú é uma cidade onde a cultura faz a diferença. ( José Américo Castro).

Rodrigo Maia é jogador distante que pode influenciar nas eleições da Bahia por Fernando Duarte

Foto: Marina Malheiros/ Divulgação

Rodrigo Maia e ACM Neto foram deputados juntos. E, por certa proximidade de idade, faziam parte de uma geração parecida dentro do antigo PFL, antecessor do DEM no cenário político nacional. Hoje presidente da Câmara dos Deputados, Maia tinha a predileção de Neto para chegar ao comando da Casa e incorporar a segunda função mais relevante da República – afinal, desde o impeachment de Dilma Rousseff há uma pessoa a menos na linha sucessória republicana. O democrata ascendeu após a derrocada de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e, desde então, passou a mexer pauzinhos em Brasília com mais desenvoltura. Quando estourou o escândalo das gravações envolvendo o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, o presidente da Câmara se disse neutro, mas acabou cogitado para chegar ao Palácio do Planalto por eleição indireta. Como a Câmara barrou as denúncias contra Temer, tal hipótese não se concretizou. Porém ampliou consideravelmente o capital político de Maia na capital federal, ao ponto de ser um dos principais avalistas para trocas na Esplanada dos Ministérios, situação exemplificada com a nomeação de Alexandre Baldy para a pasta das Cidades, um dos orçamentos mais cobiçados de Brasília. O deputado federal de Goiás, até então reconhecido como “menino de ouro” do contraventor Carlinhos Cachoeira, foi empossado no Ministério das Cidades sob as bênçãos de Maia. É aí que entra a interferência do presidente da Câmara nas eleições da Bahia. A contrapartida progressista para ganhar uma pasta, que inclusive já fora comandada pelo ex-presidente do PP na Bahia, Mário Negromonte, era filiar Baldy e aproximar o partido do prefeito de Salvador, ACM Neto, nas próximas eleições. A informação, apurada pelo repórter Bruno Luiz do Bahia Notícias, mas reverberada por outros veículos de imprensa, ganha cada vez mais corpo e aliados do governador Rui Costa, a exemplo do ex-governador Jaques Wagner, precisaram entrar em campo para tentar coibir a eventual debandada da legenda do vice-governador João Leão da base. Se Maia realmente tem o prestígio que pregam em Brasília, o apoio dele a ACM Neto pode ser mais decisivo do que se imaginava. E olha que ele nem se tornou presidente da República… Este trecho integra o comentário desta quinta-feira (30) para a RBN Digital, veiculado às 7h e às 12h30, e para as rádios Irecê Líder FM e Clube FM.

Caminhada movimenta Novembro Negro em Ipiaú

Foto: Ascom/PMI

A Prefeitura de Ipiaú, por meio do Núcleo Municipal de Políticas de Igualdade Racial vinculado à Secretaria de Ação Social, realizou na manhã desta sexta-feira(24/11), uma Caminhada contra o Racismo e todas as formas de preconceito. A ação faz parte do cronograma de atividades organizadas pelo município em alusão ao Novembro Negro.

Na oportunidade, a Prefeita Maria das Graças, presente na caminhada, destacou a importância do combate do racismo. “Juntos vamos combater o racismo e todas as formas de preconceito. Juntos mostraremos que todos são iguais, independente de cor, sexo, raça, orientação sexual e religião. Que Ipiaú seja um exemplo de respeito e tolerância!”, comentou.

Já a Secretária de Ação Social, Nena Costa, fez questão de enfatizar a sua alegria pela realização do projeto. “Quero parabenizar toda a equipe do Social. É muito gratificante trabalhar para combater o racismo. Infelizmente, uma conduta ainda presente em nossa sociedade”, ressaltou.

A caminhada percorreu as ruas centrais de Ipiaú e contou com ampla participação da sociedade civil organizada; alunos das Escolas da Rede Pública Municipal e Estadual; representantes de religiões de matriz africana; usuários e oficineiros dos CRAS. Os Vereadores Alessandro Moreira, Josenaldo de Jesus, Andreia Novaes, Orlando Santos, Lucas Louzado e Lucas de Jesus também estiveram presentes.
Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de Ipiaú

Ipiaú: Em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura inicia capacitação de jovens por meio do Programa Trilha

Qualificar a juventude é um dos objetivos da atual administração. Prova disso é que a Prefeitura de Ipiaú, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta quinta-feira(23/11), o Programa Trilha no município. A capacitação foi um pedido da Prefeita Maria das Graças ao Governador Rui Costa, atendido por meio da Secretaria de Emprego e Renda do Estado da Bahia.

Foto: Ascom/PMI

Neste primeiro momento, 20 (vinte) mulheres estão sendo capacitadas no curso de corte e costura. As inscrições foram realizadas na sede da Secretaria de Ação Social e as aulas acontecem no Colégio Municipal Professora Celestina Bittencourt, no centro da cidade. 

O curso com carga horária de 400h, tem com público-alvo jovens da faixa etária entre 16 e 29 anos que estejam cursando o Ensino Médio ou já tenham concluído; e beneficiários do Programa Bolsa Família. 

(Comunicação Prefeitura de Ipiaú)

Ipiaú: Prefeitura promove nesta sexta-feira(24/11) caminhada contra o racismo

Fonte: Ascom/PMI

Após uma série de palestras em Escolas e Blitz Educativas, a Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Ação Social, realizará nesta sexta-feira(24/11), uma Caminhada de Combate ao Racismo e todas as formas de preconceito. O evento começa às 8h30min com concentração em frente à sede do Executivo Municipal.
A programação faz parte do calendário das atividades do Novembro Negro que estão acontecendo em todo o município, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde.
De acordo com Leonardo Rezende, Gestor Municipal de Políticas de Igualdade Racial, o objetivo é provocar uma reflexão sobre a importância da igualdade racial, bem como, combater o preconceito.
Comunicação Prefeitura de Ipiaú

Área de anexos

Ipiaú completará 84 anos com programação cultural na Praça Rui Barbosa

Foto: Ascom/PMI

No dia 02 de dezembro, aniversário de 84 anos de emancipação política de Ipiaú, a Prefeitura realizará uma programação especial para comemorar a data. A Missa Campal, sob comando do Padre Márcio Luciano Martins, abre a programação, às 19h, na Praça Rui Barbosa.
Às 20h, ocorre a apresentação do Coral Municipal de Ipiaú, formado por alunos das Escolas da Rede Pública Municipal. O projeto Proj’Art é coordenado pelas Professoras Gilmara Lisboa e Noélia Matos. 
O dia tem tudo para ser histórico. Às 21h, pela primeira vez em Ipiaú, a Orquestra Neojiba se apresentará com cerca de 30 músicos do grupo de metais e percussão. “Tudo isso organizado com muito carinho pela Comissão de Eventos e Diretoria de Cultura”, comentou a Prefeita Maria das Graças. 
Já no domingo(03/12), a partir das 10h, o município sediará o Campeonato Baiano de Bandas e Fanfarras com a participação de 30 equipes finalistas. Segundo a Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia, é esperada a circulação de 20 mil pessoas no circuito. 
Ascom/PMI

Domingo das Crianças leva multidão a Praça do Honório neste domingo (29)

Mais uma vez à Associação Cultural Bairronovense mostra  sua: Capacidade de organizar, Agregar Valores e sobre tudo valorizado e colocando “Amor” em tudo que fazem por esta comunidade; A força de vontade e abnegação do seu Presidente Fau e sua diretoria, a contribuição dos membros do Grupo “Mão Amiga, A  inteligencia, competência do Diretor de Cultura do Município, Caio Braga e a preocupação de fazer cada evento melhor é sempre um desafio,  principalmente quando se trata de evento infantil. E mais uma vez estão todos de parabéns pelo sucesso conquistado neste domingo (29) com a realização do “Domingo das Crianças ” realizado na praça do Honório.
Só nos resta agradecer a todos que contribuíram para que as nossas crianças pudessem ter mais um dias de festa, e alegria tão importante para todos em momento tão critico como este, e nesta segunda-feira (30) o Presidenta da (ACB) Social, Fábio Ferreira, o Diretor de Cultura do Município, Caio Braga e a   Agente de Saúde, uma das fundadora do Grupo Mão Amiga, Mônica sousa serão os convidados do Programa Alerta Cidade desta Segunda-feira (30) quando levará os agradecimentos a todos que contribuíram para esta grande e importante festa que fizeram varias crianças felizes.

Eliana chora em volta à TV e revela medo: ‘Achei que fosse morrer’

© Divulgação / SBT

Neste domingo, 29 de outubro, às 15h, Eliana estará de volta. Depois de cinco meses, a apresentadora retorna ao palco do seu programa com novidades na atração e entrevistas exclusivas. Antes disso, a apresentadora abriu as portas da sua casa para o jornalista Roberto Cabrini e contou tudo sobre a gravidez da pequena Manuela. Abriu o jogo sobre os seus medos, falou sobre a fé e ainda revelou seus segredos para voltar à forma. Além disso, aceitou o convite de visitar o apartamento onde passou a infância ao lado da família, quando seu pai era zelador. É o mesmo prédio onde sua mãe dona Eva mora atualmente e ela passou seus meses de afastamento da TV, recolhida para salvar a vida da sua pequena.

Durante o bate-papo, ela apresenta sua filha para o jornalista e também mostra o quarto da bebê.

A apresentadora também fala, emocionada, sobre o período de solidão e o apoio da mãe, Eva. “Apesar de todo medo, apesar de toda a tristeza, foi muito bom ter ficado no colo da minha mãe”, conta Eliana, para, em seguida, revelar o que foi seu pior medo. “Eu achei que fosse morrer um dia antes do nascimento da minha filha. Eu tive um surto, um medo”, conta.

Depois de ter sofrido um aborto no ano passado e ter engravidado de Manuela em seguida, a loira conta a liação aprendida. “Eu aprendi que a gente não tem controle de nada, que a gente não é nada, e que quando a gente está feliz é bom aproveitar

Hotel faz oferta milionária para que Adele volte a cantar

@DR

Adele está sendo disputada por vários hotéis de Las Vegas, nos Estados Unidos, que costumam contratar artistas para fazer concertos nos seus estabelecimentos.
De acordo com o “The Sun”, o The Wynn Hotel está oferecendo 20 milhões de libras para que a artista volte a cantar. O hotel pretende que Adele assine um contrato de 12 meses onde consta que irá receber 500 mil dólares por mês.

“O Ceasars Palace já teve a Mariah Carey, o Planet Hollywood a Britney Spears, e nós agora queremos a Adele. O meio milhão de dólares mostra que estamos confiantes que poderíamos fazê-la ter um retorno muito bom”, contou uma fonte.
“Adele é profissional, ela sabe os seus limites. Nós estamos dispostos a uma negociação flexível se isso a trouxer para cá”, acrescenta a mesma fonte.
(Informações: Noticias ao minuto)

Ivete não vira a cadeira para colega da adolescência no ‘The Voice’

© Divulgação/Arthur Meninea/TV Globo
Cantora Dhi Ribeiro foi aceita no time de Carlinhos Brown

Ivete Sangalo criou um climão ao não virar a cadeira para uma colega de adolescência, a cantora Dhi Ribeiro, na estreia do “The Voice Brasil” nesta quinta-feira (21).
A candidata Dhi Ribeiro cantou a música “Milagres do Povo” e foi escolhida para o time de Carlinhos Brown.
“Ela tem uma fisionomia tão familiar! Parece que eu já te conheço”, disse Ivete, ao se referir à colega.
“Já sim! Nós fomos modelos na mesma agência! Eu mudei muito, né, Ivete?! Você continua com 17 anos”, recordou Dhi.
Ivete, então, respondeu bem-humorada: “Você está ótima! Me perdoe! Quando virei, pensei rapidamente: ‘Essa menina tem algo engraçado’. Tocou tanto a gente, parece que é íntima nossa”, disse.

(Fonte: Noticias ao minuto)

Mistério sobre sumiço de Belchior é revelado em livro

© DRE ditora libera trecho da biografia que detalha o desaparecimento do músico, morto este ano

A biografia ‘Belchior – Apenas um Rapaz Latino-Americano’, escrita por Jotabê Medeiros e editada pela Todavia, promete responder ao mistério de tantos fãs brasileiros: por onde andou Antônio Carlos Belchior? O cantor cearense, que morreu de ataque cardíaco em abril deste ano, teria abandonado a cena cultural sem maiores explicações, recusando inúmeros convites para shows e apelos do público.
“Belchior começou a desaparecer em 2007. As evidências de que seu sumiço era inusitado e ‘misterioso’ foram sendo levantadas pela imprensa e por alguns vestígios que corroboravam a tese de uma fuga doida: além do ateliê abandonado, agentes que não conseguiam marcar show, pensões atrasadas, celular desativado, familiares que não conseguiam dizer como encontrá-lo, amigos que não sabiam mais seu endereço e, enfim, as primeiras dívidas”, diz o trecho do livro, publicado no Omelete.
O artista saiu pelo mundo ao lado da sua companheira sem maiores explicações. As pistas sobre o desaparecimento de um dos mais reconhecidos cantores e compositores do Brasil se resumiam a contas deixadas em hotéis, carros abandonados em estacionamentos e aeroportos e relatos de fãs que encontraram o casal em pontos distintos do Uruguai e do sul do Brasil. O desaparecimento chegou a ser noticiado pelo Fantástico, da Rede Globo, despertando a atenção da imprensa sobre o caso.”Quando eu soube que ele tinha sumido por causa de umas dividazinhas, comecei a procurá-lo. Fui até a irmã dele.
Eu podia resolver isso. Nós podíamos arrumar dois ou três shows e pagar tudo. Era coisinha. Mas não conseguia achá-lo. Ele não queria ser ajudado”, contou o ex-governador do Ceará Ciro Gomes. Atual candidato à presidência, ele teria conhecido o músico em festivais dos anos 1970, enquanto participava de feiras hippies para vender sandálias de couros que ele mesmo fabricava. Na altura, o ‘artesão’ era amigo de Fagner, Ednardo e acabou conhecendo também Belchior.Este e outros depoimentos sobre o desaparecimento do cantor estão publicados no livro escrito por Jotabê Medeiros, no capítulo ‘Bagalôs, charqueadas e acampamentos’.

(Informações: Noticias ao minuto)

Chapada: Primeira edição da Feira Literária de Andaraí homenageia Herberto Sales

A Flian acontece em diversos espaços culturais e educacionais da cidade com diferentes atividades | FOTO: Montagem do JC |

O escritor, contista, romancista e memorialista, Herberto Sales terá a sua trajetória de vida e obra homenageada durante a primeira edição da Feira Literária de Andaraí (Flian), que será realizada de 20 a 23 de setembro, com acesso gratuito. O município da Chapada Diamantina é a cidade natal do autor.
A ideia do Flian é fortalecer e democratizar o acesso ao livro e práticas de leitura, além da valorizar a memória e o rico patrimônio histórico e cultural da cidade. Com o evento, surgiu a oportunidade também de homenagear os 100 anos de Sales, nascido em 21 de setembro de 1917.
A Flian acontece em diversos espaços culturais e educacionais da cidade, com uma programação diversificada que incluirá conferências, mesas temáticas, lançamentos de livros, saraus artístico-literários, contação de histórias, oficinas, apresentações artísticas, para a população local, regional e de outras localidades.
Jornal da Chapada

4,1 milhões de brasileiros entraram na faixa da pobreza

A man searches through garbage for food and recyclable materials near a supermarket in Caracas, Venezuela September 15, 2016. Picture taken September 15, 2016. REUTERS/Henry Romero TPX IMAGES OF THE DAY – RTSNZYX

O Brasil tem mais pessoas na faixa de pobreza do que tinha em 2014. Conforme estudo publicado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), PNUD (Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Fundação João Pinheiro, o percentual de pessoas pobres cresceu 22% em 2015. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (14), contabiliza que, em 2014, havia 8,1% de pobres – o menor percentual na história do país. Um anos depois, o número chegou a 9,96%.

“Os dados trazidos pelas PNADs (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) mostram que houve redução na renda per capita da população brasileira e ingresso de 4,1 milhões de pessoas na pobreza, sendo que, deste total, 1,4 milhão de pessoas ingressaram na extrema pobreza”, ressalta texto do levantamento Radar IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), de 2015.

A metodologia considera como pobres as pessoas que têm renda per capita domiciliar inferior a 1/4 de um salário mínimo vigente em 2010 – ano do último Censo. Na época, o rendimento era de R$ 510. O levantamento revela ainda, segundo o UOL, que a renda per capita do brasileiro caiu de R$ 803,36 para R$ 746,84, entre 2014 e 2015.

O número de pessoas extremamente pobres (com renda per capita domiciliar de até R$ 70) subiu de 3,01% para 3,63%. O estudo considera ainda que o Brasil teve uma grande retração econômica em 2015 – a maior em 25 anos, provocando queda de 3,8% no PIB (Produto Interno Bruto).

Confira a evolução do percentual de pobres:

2000: 27,9%

2010: 15,2%

2011: 12,41%

2012: 10,4%

2013: 9,9%

2014: 8,1%

2015: 9,96%

Fonte: Radar e Atlas do Desenvolvimento Humano

(Fonte: Noticias ao minuto)

Prefeitura de Ipiaú mantém tradição e realiza São João de Córrego de Pedras.

Fotos: Comunicação Prefeitura de Ipiaú

O Show de Nana Meduza anunciou o início do São Pedro do Distrito de Córrego de Pedras. A festa foi marcada por muita organização e alegria. Animação também não faltou para o público que marcou presença no festejo, organizado pela Prefeitura de Ipiaú.

Na vila junina, montada na entrada, os casais não perderam a oportunidade e garantiram a tradicional foto na barraca do beijo. A ornamentação recebeu elogios pela beleza. A agilidade da Limpeza Pública foi outro ponto parabenizado pelos moradores do Distrito. A festa ainda contou com as apresentações da Banda Love Hits e do Cantor Lucas Moraes.

Presente no evento, a Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, iniciou o seu pronunciamento parabenizando o Presidente da Câmara, o Vereador José Carlos Bispo, pelo trabalho desenvolvido em Córrego de Pedras. Além disso, agradeceu a recepção calorosa recebida. “Hoje é só dia de alegria, de festa. Nada de discurso. Tenho muito carinho por Córrego de Pedras. Sempre sou muito bem recebida. Mas, quero agradecer a toda equipe da Prefeitura, a Polícia Militar, o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância pelo apoio”, destacou. Os Vereadores Jô da AABB, Robson Moreira e Emerson Fit também estiveram presentes.

Comunicação Prefeitura de Ipiaú

Colégio Municipal José Mendes realizou projeto sobre diversidade cultural

Com o intuito de discutir sobre a diversidade cultural existente no mundo Africano, os alunos do 7º ano D e E do Colégio Municipal José Mendes de Andrade realizaram na última quinta-feira(20/07), uma exposição com o tema “História e Cultura Africana”. O objetivo do projeto foi sensibilizar os alunos sobre a importância do respeito e valorização das diversidades culturais existentes na sociedade. A exposição foi realizada com a supervisão dos professores das disciplinas de Artes, História e Português.

Comunicação Prefeitura de Ipiaú

TV Record grava em Ipiaú e vai exibir história de Davi Lisboa no Programa de Geraldo Luís

Equipe do Programa Domingo Show gravou na praça Rui Barbosa com Davi Lisboa (Fotos: Giro Ipiaú)

A história do talentoso garoto ipiauense, de 12 anos, Davi Lisboa, será exibida em rede nacional através da Rede Record de televisão. A equipe do Programa Domingo Show, apresentado por Geraldo Luís, realizou as gravações no sábado e na manhã desse domingo (16), no coreto da Praça Ruy Barbosa, onde Davi pôde mostrar um dos seus inúmeros talentos.

 

Davi tocou piano para a platéia de amigos e familiares que acompanharam as gravações

O adolescente já muito conhecido na cidade pelas atuações em filmes e documentários tocou piano para a plateia de colegas de escola, amigos, familiares e populares que acompanharam as gravações. No sábado (15) as gravações foram realizadas na casa do garoto e na casa da professora de piano, Aída Duarte. A equipe de TV chegou até o ipiauense após assistir o vídeo dele, no youtube, tocando piano.

Segundo informou ao GIRO, a produtora da matéria, a matéria está programada para ser exibida já no próximo domingo (23), mas pode ocorrer alteração na data. Ainda segundo a produtora, Davi e sua mãe Gilmara Lisboa irão participar ao vivo do Programa Domingo da Gente, quando Geraldo Luís deve presentear o garoto com uma surpresa.

Davi Lisboa já tem em seu currículo o prêmio de “Melhor Ator do Festival de Curtas do Vale do Jacuípe, na Bahia. É pianista, amante da literatura, descolado para atuar e super responsável com os desafios que lhes são propostos. Esse talento artístico é herança genética, pois sua mãe Gilmara Lisboa, também possui diversos dons nas variadas linguagens artísticas. (Giro Ipiaú)

 

Nova regra de teto de gastos já atinge educação e programas sociais

Foto: Reprodução

A nova realidade orçamentária do Brasil já está começando a afetar áreas como educação e assistência ao trabalhador, que passaram a ter cortes de recursos. O Bolsa Família e o seguro-desemprego e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram um dos programas atingidos. A nova regra do teto de gastos prevê que o dinheiro aplicado para esses programas só pode ser corrigido pela inflação, não podendo crescer acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O primeiro semestre apresentou a inflação acumulada de apenas 3%. As despesas com Previdência, abono e seguro desemprego – transferências de renda – e o Bolsa Família entre 2014 e 2016 subiram, a cada ano, 6,8% acima da inflação, de acordo com a Instituição Fiscal Independente (IFI). O governo cancelou o reajuste do Bolsa Família deste ano para cumprir a meta de 2017, de acordo com informações do site Poder 360. O Fies chegou a ser considerado como “insustentável” pelo governo, e uma reformulação está sendo estudada.

Presente no São Pedro de Ipiaú, Governador Rui Costa destacou parceria da Prefeitura e o Governo do Estado

Rui Costa, Governador da Bahia e Maria das Graças Prefeita de Ipiaú

O Governador da Bahia, Rui Costa, e a Primeira-Dama, Aline Peixoto, marcaram presença no segundo dia do São Pedro de Ipiaú. Na ocasião, em coletiva de imprensa, destacou a parceria existente entre a Prefeitura, no comando de Maria das Graças, e o Governo do Estado. “Podem esperar o compromisso de um governador que gosta de trabalhar com os prefeitos e prefeitas que são sérios e que têm boas propostas, que querem melhorar as vidas das pessoas. Na última visita aqui me comprometi com o SAC e autorizei a licitação da reforma do prédio (antiga secretária da fazenda) e da compra de equipamentos, em breve volto aqui para a inauguração, mas estamos conversando sobre outras parcerias, entre elas, a possibilidade da reforma do Mercado (Centro de Abastecimento José Motta Fernandes)”, comentou.
Rui ainda ressaltou o apoio da Bahiatursa a festa de São Pedro. Sobre a implantação do Distrito Industrial enfatizou que está em processo de planejamento. “Estamos planejando, pois não basta apenas fazer a infraestrutura, é preciso planejar e trazer empresas e negócios. Vamos trabalhar para isso”, disse.

Fonte: Giro em Ipiaú/Ascom PMI.

Valorização dos artistas da terra, segurança e organização chamam atenção no São Pedro de Ipiaú

No São Pedro de Ipiaú, as atrações locais têm espaço garantido no evento. Cumprindo com a determinação da Prefeita Maria das Graças, de apoiar os cantores e as bandas do município e região, Juninho dos Teclados, Seu Agreste, Love Hits, Gil Ádrian e Larissa Sousa já animaram o público, entre palco principal e secundário. Neste sábado(01/07), é a vez de Nana Meduza, Luiz Terra Nova, Cupim de Ferro e Pé de Badoque. 
Além de dois palcos e ornamentação com detalhes que chamam a atenção do público, as novidades deste ano estão agradando a população. Organização no trânsito, por meio de ampla sinalização; praça de alimentação com padronização e credenciamento dos ambulantes; comercialização de bebidas em área reservada; sanitários químicos com limpeza garantida; equipe da saúde presente para atender emergências; presença de efetivo reforçado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; e fiscalização constante da Vigilância Sanitária são pontos elogiados.
Neste sábado (01/07), a animação está garantida pelas Bandas Cupim de Ferro, Rose e Banda, Estakazero e Pé de Badoque. No domingo(02/07), a partir das 14h, acontecerão apresentações de quadrilhas juninas e danças populares. o público ainda poderá assistir o show dos artistas Tito da Cruz, Carlos Pitta, Duda Perkata de Couro e da Banda A Panela.