Category Archives: Ipiaú e Região

Retran de Ipiaú suspende atendimento nesta quarta e quinta

Atualmente instalada na Rodoviária, a Retran será transferida para o Ponto do SAC.

Devido a mudança de enderenço, a Retran de Ipiaú, atualmente instalada no Terminal Rodoviário da cidade, suspenderá o atendimento ao público nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07). A informação é da coordenadora Clariana Costa. A partir de sexta-feira (08), o órgão passará a funcionar no Ponto do SAC, na Praça Rui Barbosa. A inauguração do SAC está prevista para essa quinta-feira (07), com a presença do governador Rui Costa. Na Retran de Ipiaú são oferecidos os serviços de 1ª Carteira Nacional de Habilitação, Renovação e Adição, pedido do Renach (laudo), transferência, alienação, desalienação, 2ª via de Dute, 2ª via de CRLV( IPVA). O atendimento é das 08h às 17h. (Giro Ipiaú)

O que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Tudo sobre Cadastro Ambiental Rural ou CAR, nesta quinta-feira (26) no Programa Alerta Cidade, Ipiau FM 91.1

Com o objetivo de auxiliar a Administração Pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, a lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, criou o Cadastro Ambiental Rural ou CAR. Trata-se de um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito (pantanais e planícies pantaneiras) e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O CAR é uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Embora caiba a cada Estado, através de seus órgãos ambientais, estabelecer o CAR, o Decreto nº 7.830/2012 criou o Sistema de Cadastro Ambiental Rural – SICAR, que integrará o CAR de todas as Unidades da Federação, além de regulamentar o CAR.

Desta forma, os órgãos ambientais estaduais deverão disponibilizar na Internet o programa para inscrição no CAR, que também servirá à consulta e acompanhamento da situação de regularização ambiental dos imóveis rurais pelos próprios proprietários. Nos estados que ainda não possuem este sistema, e apenas para estes casos, o proprietários rurais deverão se utilizar do Módulo de Cadastro Ambiental Rural, disponibilizado pelo MMA/IBAMA na página www.car.gov.br.

Na inscrição do imóvel no CAR será exigido do proprietário ou possuidor: (1) a sua identificação; (2) a comprovação da propriedade ou da posse e (3) a identificação do imóvel por meio de planta e memorial descritivo contendo a indicação das coordenadas geográficas, e informar, se houver, a localização de áreas protegidas (remanescentes de vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente, Áreas de Uso Restrito, áreas consolidadas e Reserva Legal).

 

Ubatã: Mulher acusada de matar esposo responderá pelo crime em liberdade

Luciene Bispo alegou legítima defesa (Foto: Ubatã Notícias)

Luciene Bispo Santos (42), acusada de assassinar, a golpes de faca, o seu companheiro, identificado como João Matos dos Santos (42), responderá ao crime em liberdade, segundo informou o blog Ubatã Notícias. O crime ocorreu no último domingo (15) na Rua C, Bairro Júlio Aderne. Segundo a acusada, que mantinha uma relação amorosa há 1 ano e 9 meses com a vítima, ela sofria constantemente agressões e no dia do crime acabou se apoderando de uma faca de serra e desferiu golpes contra o seu companheiro, que foi a óbito ainda no local. Após o crime, Luciene foi à casa da irmã e pediu que acionasse a PM, que foi ao local e prendeu a acusada em flagrante. Em tempo, o alvará de soltura que determinou o relaxamento de pena foi assinado pelo Juiz Daniel Serpa.
Ubatã Notícias

Ipiaú: Prefeitura leva Ações Educativas e Lazer ao Bairro Irmã Dulce neste Domingo dia (15)

Ações educativas e de lazer para Ipiaú. É o projeto “Bairro Feliz” que estreia neste domingo(15/10), no Bairro Irmã Dulce, a partir das 09 horas, em homenagem ao 🙋🏽‍♂*DIA DAS CRIANÇAS*🙋🏽. Show musical, recreação Tia Dany, bonecos de Isaque Graça, distribuição de brindes, pipoca, algodão doce, sucos e cremosinho Doce Mel em um momento de muita integração. A Prefeita Maria das Graças, idealizadora do projeto, estará presente no evento. Visando à participação de crianças de todos os Bairros, o transporte está garantido com ônibus que sairão às 7h30min das seguintes localidades: Santa Rita; Sítio do Picapau; Pau D’Arco; ACM; Aparecida; Antonio Lourenço; Euclides Neto e César Borges. Venha e participe!
“Prefeitura Municipal de Ipiaú, Governo Participativo” Apoio “www.ipiauurgente.com.br e Programa Alerta Cidade”

Informativo Prefeitura/Transloc

A prefeitura e a Transloc informa que nesta quinta-feira (12) feriado nacional não haverá coleta de lixos domiciliar nem entulhos, agradecemos  a compreensão de todos e voltamos a normalidade dos nossos serviços na sexta-feira (13) em os horários habituais: ” Transloc: A coleta é de responsabilidade da prefeitura em parceria com a Transloc e você Cidadão; Cidade limpa é povo civilizado”.

Ipiaú: PM apreende cerca de 2,5 kg de maconha e prende suspeito de tráfico

Ação conjunta da CIPE Central e do PETO resultou na apreensão da droga (Foto: Divulgação)

Uma ação conjunta da CIPE Central e PETO por volta do meio-dia dessa sexta-feira (06) resultou na apreensão de cerca de 2 kg e meio de maconha. Após uma denúncia anônima, as guarnições se deslocaram até a Rua da Granja, onde apreendeu uma jovem de 17 anos com meio quilo de maconha numa sacola plástica.

No quintal da casa de Cláudio a polícia encontrou 2kg de maconha (Foto: Divulgação)

Em seguida, os policiais foram em busca de outro suspeito no bairro Irmã Dulce, onde foi encontrado enterrada no quintal de uma casa a quantidade aproximada de 2 kg de maconha. O proprietário do imóvel, Cláudio Santos Nunes, 33, foi preso. Ele, a jovem e a droga apreendida foram apresentados na delegacia local ficando à disposição das autoridades policiais. (Giro Ipiaú)

Presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, fará reunião com a Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, e de Itagibá, para definir prazo para inicio das obras.

Presidente da Bahiagás, Luis Gavazza e a Prefeita de Ipiaú Maria das Graças.

Lutando muito para #geração de empregos! Hoje, a Prefeita Maria das Graças se reuniu com o Diretor-Presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza. Em breve, a empresa iniciará a construção do primeiro trecho do Gás Sudoeste, que tem como ponto de início a divisa entre os municípios de Ipiaú e Itagibá.

Serão investidos R$ 67,7 milhões nesta primeira etapa, com a previsão de 18 meses para conclusão. No encontro, Maria das Graças defendeu que o povo carente de Ipiaú seja contemplado com as novas oportunidades de emprego.

O Diretor concordou com o pedido da Prefeita e uma reunião será agendada com as presenças dos Prefeitos de Itagibá e Itagi para aprofundamento do assunto.

PM de Ipiaú realiza campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

Doações podem ser entregues na sede da 55ª CIPM em Ipiaú.

“Fazer uma criança sorrir, é uma questão de oportunidade”. Com esse pensamento, a 55ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ipiaú realiza uma campanha de arrecadação de brinquedos para crianças de famílias menos favorecidas. Os interessados podem fazer as doações na sede da Companhia, na Avenida Lauro de Freitas, no centro de Ipiaú. A campanha é tocada pelo Cabo Quinto, com o apoio do comandante Major Jocevã Oliveira. Mais informações podem ser adquiridas através dos telefones (73) 3531-3306 e pelo whatsapp (73) 99999-9927. Os brinquedos serão entregues no dia dedicado às crianças, 12 de outubro.

Ipiaú: Veiculo cai em buraco em estrada da Zona Rual.

Veiculo que caiu no buraca sendo levado depois do acidente, sendo observado pela vereadora Andreia Novais

As estradas da zona rural tem sido motivo de diversas reivindicações dos usuários das mesmas, em razão da precariedade em que as mesmas se encontram, dificultado acessos de produtores, estudantes ETC, e a vereadora Andreia Novaes por estar sempre presente, desde de o começo do seu mandato vem sendo cobrada para interceder junto ao Executivo Municipal para que o mesmo venha recuperar as estrada para facilitar os acessos as suas propriedades e evitar acidentes, o que motivou a vereadora enviar diversas indicações ao Executivo como esta que foi protocolada na Secretaria da Câmara no dia 31/03/2017 recebendo o numero 84, e nesta, a vereadora chama à atenção sobre um “buraco” que fica ao lado da ponte que segundo a vereadora no referido buraco já caíram carros, motociclistas, ciclistas e até pessoas montadas em animais, causando lesões graves aos acidentados, inclusive havendo necessidade do atendimento do Serviços Médicos de Urgência “Samu”. 

Para Justificar a preocupação da vereadora Andreia Novais, mais um acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (18), um veiculo conduzido por um cidade por um cidadão caiu no referido buraco, segundo a vereadora que passou no momento em que o veiculo era retirado por guincho e pode observar o que estava ali acontecendo o que tanto lhe preocupava, felizmente não houve vitima fatal neste acidente, somente danos matérias.
(Fonte: www.ipiauurgente.com.br)

Ipiaú: “Simip” realiza Assembléia Geral nesta Segunda-feira (18)

Foto: Ascom/Simip

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipiaú “Simip” continuando a sua mobilização em defesa da categoria, realizará uma Assembleia geral com todos os servidores públicos municipais de Ipiaú nesta segunda feira dia 18/09 as 17:00hs no salão nobre da câmara municipal de Ipiaú , para tratar de assuntos relacionados aos servidores públicos.

 O presidente da Entidade o Senhor Jaelson participou do Programa Alerta Cidade da Ipiaú FM sexta-feira (15) acompanhado do Procurador Jurídico do Sindicato e afirmou que a existe a esperança de um dialogo positivo os representantes do patronato “Esperamos que os procuradores do município traga uma proposta positiva que venha atender as justas reivindicações da categoria, pois até o momento não estamos vendo boa vontade dos mesmos para resolvermos esta impasse, caso isso não aconteça já existe uma possibilidades em deflagrar de uma greve por tempo indeterminado, assunto que também será discutido em Assembleia nesta segunda-feira (18) que contará com a presença do corpo jurídico da entidade e do gerente geral da Caixa econômica federal agência de Ipiaú o sr Renato

“Com a falecimento do professor Tatai perdemos um dos mais ilustres cidadãos ipiauenses”, lamenta Sandro

Deputado Estadual Sandro Régis (DEM) Faz homenagem a Tatai em Sassão na ALBA

Alfaiate, professor primário, bacharel em filosofia, advogado e ex-vereador. Edvaldo Santiago, conhecido como professor Tatai, faleceu no dia 6 de setembro e deixou muitas saudades. Aos 91 anos, ele lutava contra um câncer. Seu corpo foi velado na sua residência, no bairro  de Conceição, em Ipiaú e o sepultamento aconteceu no antigo cemitério da cidade. Para demonstrar sua solidariedade e seus pêsames diante do acontecimento, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) fez questão de registrar o ocorrido nos Anais da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), através de uma Moção de Pesar que contou um pouco da história desse grande mestre.  
O parlamentar também salientou a importância de Tatai como figura fundamental na cidade de Ipiaú e a admiração do povo para com ele. “Com a morte do professor Tatai perdemos um dos mais ilustres cidadãos ipiauenses. Ele  fez de Ipiaú a sua terra natal e a sua última morada no mundo terreno. Presto minha solidariedade aos amigos e familiares, principalmente à sua esposa e viúva, Wanda Santiago, e ao seu neto Joaquim Santiago, mais conhecido como Dino. O professor Edvaldo era muito amado e querido por todos e vai deixar saudades”, lamentou Sandro Régis. 
Fonte: Ascom do deputado estadual Sandro Régis (DEM) 

Mensagem Wanda Santiago

Foto: Arquivo da familia/ Vanda e Tatai.

Há momentos na vida em que nada é capaz de realmente nos acalentar o coração. A dor da saudade e da lacuna deixada em nossos corações com a partida de Tatai aniquila nossa alma. Mas saber que temos amigos e pessoas que nos amam, traz muito conforto e resignação. As diversas manifestações de condolência, pêsame, compaixão e sobretudo carinho, além de confortar, acabam por deixar nossos corações regozijados.
“Dai honra a quem tem honra” Romanos 13:7; E assim foi Tatai, após 91 anos de uma linda caminhada nesta vida, pautada na retidão, moral, ética, honestidade, religião e família, aplaudido e honrado durante toda sua existência, não foi diferente no seu último momento. A sua despedida também foi honrada, digna de todos os reconhecimentos e homenagens, e, porque não dizer bonita passagem.
Esse coração resignado, que se regozija e se fortalece a cada dia com o conforto de Deus e de vocês familiares e amigos, sente-se forte o suficiente para iniciar uma nova vida sem a presença física de Tatai e, o primeiro passo para essa sequência, é profundamente agradecer carinhosamente a todos meus familiares e amigos que de todas as formas manifestaram seu reconhecimento, respeito, consideração e amor a Tatai. Agradeço a todos os amigos de Ipiaú e região. Agradeço a todas as famílias amigas que nos ampararam e nos confortaram. Agradeço de forma mais que especial ao Pe. Márcio Luciano e Pe. Gil, ao diácono Reinan e toda comunidade Católica, ao Pr. Carlos César Januário e toda comunidade Evangélica, a Rosemeire e o Centro Espírita, Maçonaria, Rotary, OAB, Prefeitura, Câmara de Vereadores, CEI e demais educadores, profissionais da medicina e da imprensa, aos garis e aos policiais militares que prestaram linda homenagem no cortejo fúnebre, todos aqueles que de alguma forma deram testemunho de como Tatai modificou sua vida, enfim, agradecer por todos os gestos e palavras de conforto, e pelo carinho e atenção que tiveram comigo e com a minha família.
Não imaginam o quanto foi e é importante para mim receber o apoio de vocês. Sem vocês ao meu lado, creio que não conseguiria novamente estar de pé. O coração ainda dói, mas o amor que recebo ajuda a curar a dor.
Por fim e em tempo, convido a todos para participarem conosco da celebração da Missa pela passagem do Sétimo Dia de falecimento de Tatai, que realizar-se-á na Igreja Matriz de São Roque, nesta terça-feira (12/09), às 19h.
… E o martelo foi batido. O Senhor disse: Vem!!! E Tatai obedientemente atendeu ao chamado de Deus; e a sua vontade. Ele preparou-se e se foi. E nós, ficamos a sós. Ficamos “sem eira e sem beira”. Que dor, que saudade. Mas, Deus sabiamente deixou-o viver conosco por 70 longos anos, que foram só para ser amado e querido. Confesso verdadeiramente que só a Fé, a certeza de que a vontade de Deus foi realizada, me fazem levantar e caminhar em busca da salvação. Muito obrigada, meu Senhor Jesus, eu fui muito feliz. Hoje me consolo com as últimas palavras do meu amado companheiro:
“Adeus Wanda. Eu amo Wanda. Chama todo mundo.”
Descanse em paz Tatai e aqueça-se nos braços de Deus.
Wanda Santana Santiago

Nota de Pesa (Câmara Municipal de Ipiaú)

A Câmara Municipal de Ipiaú divulgou nota pelo falecimento do ex-vereador e presidente da casa Edvaldo Santiago, ocorrido na tarde dessa quinta-feira, dia 6 de setembro. O parlamentar atuou durante oito mandatos dando valiosa contribuição para o desenvolvimento de Ipiaú.
Confira a nota na íntegra:
“ A Câmara Municipal de Ipiaú recebeu com tristeza a notícia da morte do ex-vereador Edvaldo Santiago. Ele foi um autentico democrata, com grande disposição para
o diálogo e um imenso amor por Ipiaú e seu povo. Era um homem íntegro, generoso que no decorrer de sua vida pública trabalhou pelo desenvolvimento do município e o bem-estar da comunidade. Neste momento de dor e pesar, os vereadores da atual legislatura manifestam sentidas condolências aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte a todos”.

Lomanto Euclides Neto e Tatai

Edvaldo Santiago foi vereador por oito mandatos consecutivos e exerceu em diversas ocasiões a presidência da Câmara e até o cargo de prefeito interino de Ipiaú.Em uma das vezes que foi presidente da Câmara teve a honra de receber nesta casa o famoso escritor Jorge Amado.Esse fato que ficou na memória da comunidade local aconteceu no  dia 2 de dezembro de 1994(data do 61º aniversário da emancipação política deste município) quando o famoso escritor visitou a cidade e foi alvo de uma inesquecível homenagem.( José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).
 

Secretária da Infraestrutura foi sabatinada em sessão na Câmara de Ipiaú

Foto- Edir Pires/Giro em Ipiaú

A Secretária Municipal da Infraestrutura, Carla Garcia, foi convocada para prestar esclarecimentos aos vereadores em Sessão Ordinária realizada na noite da última quinta-feira, 10 de agosto. A convocação decorreu de um requerimento do vereador Lucas do Social-PMDB-, aprovado pelo plenário na sessão anterior.Carla Garcia atendeu á convocação e na oportunidade esteve acompanhada de membros da sua equipe e outras autoridades do governo municipal, a exemplo da secretária de Governo, professora Vanda Pinheiro. Até a prefeita Maria das Graças esteve presente nessa sessão.
Abertos os trabalhos, o presidente da Câmara, José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos) convidou a secretária para fazer uso da tribuna. Carla Garcia cumprimentou os vereadores e iniciou sua explanação detalhando as ações viabilizadas pela pasta desde o inicio da gestão. Disse dos esforços empreendidos pela prefeita Maria das Graças no sentido de captar recursos que venham beneficiar a comunidade ipiaúense e informou que R$ 1 milhão, do montante até então pleiteado, já se encontra empenhado. 
A secretária destacou o projeto de pavimentação dos bairros César Borges e Santa Rita que serão os primeiros dentre outros a serem contemplados com esse tipo de obra na atual administração do município. Transito transportes, iluminação e serviços urbanos foram outros destaques na explanação da secretária da Infraestrutura que em seguida  respondeu questionamentos dos edis quanto ao funcionamento da máquina pública. Ao concluir a sabatina, Carla Garcia foi elogiada pelo presidente da Câmara, assim como pela maioria dos vereadores presentes na sessão. (José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).

Câmara realizou primeira sessão ordinária do atual período legislativo

Foto: Câmara Municipal de Ipiaú.

Com a presença de um grande publico, a primeira sessão ordinária  de segundo período legislativo da Câmara Municipal de Ipiaú aconteceu na noite dessa quinta-feira(3 de agosto) e  foi bem  movimentada. Três Projetos de Leis estiveram sob a apreciação do Plenário  e um retirado de pauta a pedido do Poder Executivo. Elogios e criticas à administração municipal se alternaram entre as bancadas de situação e oposição.

Originário do Poder Executivo o Projeto de Lei nº 007/2017, “que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo”, recebeu “Parecer Favorável” da Comissão de Justiça e  foi aprovado em  primeira discussão. Já o Projeto de Lei nº 006/2017 que autoriza o município a outorgar concessão para exploração dos serviços de administração do Terminal Rodoviário, foi retirado de pauta, por tempo indeterminado,  a pedido da prefeita Maria das Graças.

A matéria poderia sofrer resistências do plenário e provocar protestos por parte dos profissionais do transporte alternativo que compareceram,em bom numero, à sessão.

 Também foram votados, em primeira discussão, os projetos 011/2017  e 012/2017, que, respectiva  declaram como  “Utilidade Publica”, a Associação dos Moradores do Bairro Ubirajara Costa  e o Centro Cultural Esquadrão da Vida”. O Projeto de Lei  011/2017  é da autoria do vereador Jean Kleber da Silva Cunha -PTdoB-, enquanto o autor do Projeto de Lei  012/2017  é o vereador Erivaldo Carlos Oliveira Santos-PP-, o popular “Pery”. (José Américo Castro/ASCOM-CâmaradeIpiaú).

Prefeitura de Ipiaú assinará nesta sexta-feira, adesão ao Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial

O município de Ipiaú oficializará nesta sexta-feira(04/08), a adesão ao Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial da Bahia. A cerimônia acontecerá às 8h30min, no auditório do Sindicato Rural, localizado no Parque de Exposições, com a presença da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), Fabya Reis. Com a assinatura do termo de pactuação, Ipiaú ampliará as políticas públicas de combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Serviço:

O quê: Assinatura de Termo de adesão de Ipiaú ao Fórum Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Quando: Sexta-feira (04 de agosto de 2017), às 8h30min.

Onde: Auditório do Sindicato Rural, localizado no Parque de Exposições.

 

Família diz que jovem deficiente morreu ao esperar atendimento no HGI

Segundo familiares, médica estava almoçando e demorou para atender paciente (Foto: Giro Ipiaú)

Uma jovem deficiente, de 21 anos, faleceu na recepção do Hospital Geral de Ipiaú, na tarde dessa terça-feira (01). A afirmação é dos familiares que acusam a médica plantonista de negligência. De acordo com relatos dos familiares, a paciente sentiu-se mal e foi levada às pressas para o HGI, onde passou pela triagem e ficou aguardando o atendimento que, segundo a família, teria demorado cerca de meia hora. “Enquanto a médica estava almoçando, minha irmã estava morrendo aqui. Se ela tivesse sido atendida, talvez estivesse sobrevivido, mas não deram prioridade para ela e acabou morrendo nos braços de minha mãe”, disse ao GIRO, Bruna Bispo dos Santos, irmã da paciente. Ainda segundo informações da família, o hospital se negou a dar o atestado de óbito, alegando que a paciente chegou morta. “Como que minha irmã chegou morta se ela estava gemendo o tempo todo aqui nos braços da minha mãe”, retrucou Bruna. O diretor do Hospital Geral de Ipiaú, João Henrique, rebateu a acusação. “A paciente chegou em óbito, ela foi vista pelo pessoal da triagem, foi vista pela médica prontamente, não teve essa demora, como ela (família) falou. Está tudo lá no prontuário. O problema é que o pessoal da família se desesperou quando soube do óbito”, comentou Henrique. A paciente Geane Bispo dos Santos residia no distrito do Japomerim, município de Itagibá. Ela perdeu os movimentos do corpo, ainda criança, após uma meningite. O velório acontece na casa da família, na Rua Esmeraldo Rocha. O sepultamento está previsto para às 14h dessa quarta-feira no cemitério do Japomerim. (Giro Ipiaú)

Ipiaú: Jovem de 17 anos é morto a tiros no ACM

Crime foi registrado no Caminho 12 do Residencial ACM (Foto: Giro Ipiaú)

Um jovem de 17 anos foi morto na noite dessa terça-feira (01), após ser baleado por um indivíduo que estava na garupa de uma motocicleta de dados ignorados. O crime foi registrado no Caminho 12 do bairro Residencial Antônio Carlos Magalhães (ACM). Moradores informaram à nossa reportagem que a dupla na moto estava rondando as imediações e chegou a abordar um rapaz no caminho 20. Cerca de 3 minutos depois ouviu-se o som de 4 disparos de arma de fogo. A vítima identificada como Alefe Lopes dos Santos morreu no local. A Polícia isolou a área e aguarda a chegada do DPT. Segundo apurou nossa reportagem, o jovem morto já tinha passagens por tráfico. O crime será investigado pela Polícia Civil. (Giro Ipiaú)

Município de Ipiaú cria Fórum Permanente de Educação

Em audiência pública realizada no último sábado (29/07), na Câmara de Vereadores, foi implantado o Fórum Permanente de Educação em Ipiaú. O evento reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada e servidores dos Poderes Executivo e Legislativo.

O objetivo foi garantir a participação da população no processo de criação, implementação e acompanhamento do Plano Municipal de Educação, bem como, ouvir as necessidades por meio das Conferências Municipais. Na ocasião, foram eleitos os primeiros representantes que irão compor o Fórum. Os integrantes serão os interlocutores da sociedade com o governo municipal.

Presente na audiência, a Prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, destacou a importância do momento para o aprofundamento das discussões sobre a qualidade do ensino no município. “Mais uma ação de diálogo se inicia, agora com a Secretaria de Educação e toda sociedade civil. A construção do Fórum de Educação promoverá o fortalecimento das ações do governo. Buscaremos incansavelmente o melhor para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino”, salientou.

Além da Chefe do Executivo Ipiauense, estiveram presentes o Secretário de Educação, Alan Márcio; a Secretária de Governo, Vanda Andrade; a representante do Conselho Municipal de Educação, Euzeni de Matos; do Sindicato dos Professores, Gildete Santos; e os Vereadores Jô da AABB e Cláudio Nascimento, representando o Poder Legislativo.

Ascom: PMI

Sessão Solene marcará pdos trabalhos na Câmara de Ipiaú

Foto: Câmara Municipal de Ipiaú.

O segundo período  de trabalhos da atual  legislatura na Câmara da Câmara Municipal de Ipiaú será aberto na noite desta terça-feira, 1º de agosto, com as presenças de representantes do Poder Executivo, vereadores e outras autoridades.Na próxima quinta-feira ,3, acontece a primeira sessão ordinária,  com a retomada as discussões dos projetos de lei que ficaram do ano anterior, além de serem apresentadas novas propostas. A partir de então, todas as sessões ordinárias serão realizadas nas noites de quinta-feira. (José Américo Castro/ASCOM-Câmara de Ipiaú).