Category Archives: Bahia

Vídeo registra expulsão de esposa de Mãe Stella do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá

Foto: Reprodução / YouTube

A expulsão da psicóloga Graziela Domini, esposa da ialorixá Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, do Ilê Axé Opô Afonjá, foi registrada em vídeo que circula nas redes sociais após a sacerdotisa deixar o terreiro. Nas imagens, é possível ver Mãe Stella e Graziela sentadas lado a lado, rodeadas de membros da casa, em meio a uma discussão. Em certo momento, integrantes da comunidade decidem expulsar Graziela, que também é filha do terreiro, iniciada há 20 anos, e ocupa o cargo de iyá egbé (mãe da comunidade) no Afonjá. Ela é puxada pelos braços e depois levada arrastada para fora da Casa de Xangô, que é patrono do terreiro. Graziela é pivô do conflito entre Mãe Stella, que coordena o templo desde 1976 e a comunidade (entenda). Ela decidiu deixar o Afonjá, que fica na localidade de São Gonçalo do retiro, e foi morar com Graziela em Nazaré, no Recôncavo Baiano. Veja abaixo o vídeo:

 

Ex-secretários de Ilhéus são condenados por superfaturar licitações

Ex-secretários de Ilhéus são condenados por superfaturar licitações

A Justiça condenou os ex-secretários de Desenvolvimento Social do Município de Ilhéus (Sedes), Jamil Chagouri Ocké e Kácio Clay Silva Brandão, a nove anos de reclusão por crimes de fraudes em licitações. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual. Também foram condenados o empresário Enoch Andrade Silva a 11 anos e 11 meses de pena de reclusão, e mais cinco pessoas envolvidas na associação criminosa denunciada à Justiça pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e pela 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus. Todos eles foram alvos da operação deflagrada no mês de março deste ano pelo Ministério Público para desmontar um grupo criminoso que praticava fraudes e superfaturamento em licitações e contratos realizados pela Prefeitura de Ilhéus. (Correio)

DOE publica substituições de delegados na 9ª Coorpin em Jequié

Coordenadores Regionais de Polícia: Fabiano Aurich (Jequié) e Almir Fernandes (Irecê)

Na terça-feira (12), em Pequim, foi realizado um dos principais compromissos da agenda do vice-governador, João Leão, e do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, em missão internacional na China.

Na sede da China Railway Engineering Corporation (Crec), o Governo do Estado assinou dois importantes documentos que envolvem a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul.

O primeiro, um memorando de entendimento (MOU) sobre os desdobramentos e detalhamento do Projeto Integrado para o desenvolvimento do Porto Sul, da Fiol e da mina Pedra de Ferro, firmado em setembro, na última missão do Governo à China.

O documento foi assinado entre o Executivo Estadual, o consórcio chinês e o Eurasian Resources Group (ERG), acionista da Bahia Mineração (Bamin).

O segundo, assinado entre o Governo do Estado e a Bamin, define, segundo Dauster, “os princípios para a unificação do Terminal de Uso Privado (Tup) da Bamin e do Tup do Estado da Bahia em um só Terminal, o que é fundamental para o êxito do projeto no momento atual, pois otimiza o serviço e reduz custos”.

Em janeiro de 2018, deverá ser assinado um novo documento entre as empresas do Consórcio, em Salvador, fixando marcos e objetivos para Projeto do Porto Sul, que deverá iniciar as primeiras obras no primeiro semestre de 2018. O Porto, além de possuir todas as licenças ambientais em vigor, possui todas as autorizações necessárias para iniciar as obras.

O secretário da Casa Civil destacou que a assinatura dos memorandos “concretizam mais um importante passo para a implantação da Fiol e do Porto Sul. Essas são obras fundamentais para o desenvolvimento do sul e do oeste da Bahia, que vão proporcionar o melhor escoamento de grãos e minérios, além de melhorar as condições de vida da população, com mais emprego e renda”, declarou Dauster.

Consórcio chinês é formado pelas empresas: Crec; China Communications Construction Company Ltd; Minmetals Development Co. Ltd; Shougang Fushan Resources Group Limited; e Dalian Huarui Heavy Industry Group Co. Ltd.
(Informações: Blog Junior Mascote)

Momento do país ‘não nos permite receber férias e 13º’, afirma prefeito de Juazeiro

Foto: Tiago Dias/ Bahia Notícias

O ano de 2017 foi desafiador para grande parte das prefeituras baianas e em Juazeiro, cidade do Sertão do São Francisco, a situação não foi diferente.

Por conta da crise financeira que o município enfrenta, o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB), que também é secretário da União dos Municípios da Bahia (UPB), enviou à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei (PL) para promover um corte de 20% do próprio salário, da vice-prefeita e de todos os cargos comissionados nos meses de novembro e dezembro.

“É um gesto que você faz com a cidade e com as pessoas que querem melhorar o dia a dia dos munícipes e a infraestrutura da cidade”, explicou.

Em entrevista ao Bahia Notícias, Bomfim comentou que o corte foi adotado inicialmente para os meses de novembro e dezembro, mas a possibilidade de continuar com a ação já está sendo analisada.

No final de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) admitiu a possibilidade de pagamento do 13° salário e férias para prefeitos, vices, vereadores e secretários municipais e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) normatizou a medida que já está valendo para todas as prefeituras baianas.

Apesar de entender que todos os trabalhadores possuem direito assegurado de receber esses recursos, Bomfim aponta que o momento pelo qual o Brasil está passando “não nos permite receber férias e 13º”.

“Até mesmo porque no mês passado a gente concordou que deveria tirar 20% dos salários. Não tem sentido diminuir nosso salário se optarmos por receber 13º. Fica destoante”, destacou.

Sobre a diminuição de recursos como os relativos ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o gestor teceu críticas ao governo de Michel Temer (PMDB) e afirmou que os prefeitos devem buscar alternativas para não dependerem exclusivamente dos recursos federais.

“Eles aumentam o custeio e diminuem o repasse, tudo isso faz com que o município fique cada vez mais fragilizado.

Sabemos que esse governo não se preocupa com o povo, se preocupa com meia dúzia de empresários”, declarou.

Na entrevista, o Bomfim comenta ainda a situação da saúde municipal, que já foi alvo de denúncias (leia aqui e aqui) e também da obra do Porto Fluvial de Juazeiro, que teria começado a ser construído há cerca de 18 anos, com recursos da ordem de R$ 10 milhões e que ainda não está pronto. Leia a entrevista completa na Coluna Municípios! !
(Fonte: Bahia noticias)

Ilhéus: Policiais vão atrás de ‘cativeiro de pássaros’ e encontram 110 kg de maconha

Foto: Divulgação / SSP-BA

Uma carga com pouco mais de 110 quilos de maconha foi apreendida em Ilhéus, no litoral sul, nesta segunda-feira (11). Segundo a Polícia Civil, o flagrante ocorreu após uma denúncia anônima que falava de um suposto cativeiro de pássaros silvestres. Ao chegar no local, situado na Rua Napoleão Laureano, no bairro Alto do Teresópolis, os policiais encontraram diversos tabletes de maconha prensada que pesavam mais de 110 kg. Ainda segundo a Polícia, não havia ninguém no imóvel. “Esse flagrante mostra como as quadrilhas agem em diversos ramos ilegais. Sabemos que, infelizmente, com a chegada da alta estação o fluxo de drogas aumenta, pois o consumo cresce. Estamos atentos e trabalhando neste combate. A tropa está de parabéns”, ressaltou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.
(Fonte: Bahia noticias)

Piloto de aeronave agrícola faz pouso de emergência após bater em rede de alta tensão na Bahia

Aeronave agrícola cai durante aplicação de defensivos em plantação no oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Caso ocorreu neste domingo (26), em fazenda localizada no distrito de Roda Velha, no oeste do estado. Piloto foi socorrido e não corre risco de morte.
O piloto de uma aeronave agrícola precisou fazer um pouso de emergência na manhã deste domingo (26), após o avião em que ele estava bater em uma rede de alta tensão. A informação é da Polícia Militar.

Após pouso forçado em fazenda no oeste da Bahia, aeronave ficou amassada e perdeu roda dianteira (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

O acidente aéreo ocorreu durante aplicação de defensivos agrícolas na plantação de uma fazenda localizada no distrito de Roda Velha, município de São Desidério, no oeste da Bahia. O piloto ficou ferido e foi levado para um Posto de Saúde da Família da comunidade de Roda Velha.

PM atendeu ao caso de pouso forçado no oeste da Bahia (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Com o pouso forçado, parte do avião ficou amassado e a roda dianteira se soltou da aeronave. A PM detalhou que recebeu a informação do acidente aéreo por volta das 9h30.
A central de operações da 85ª CIPM, de Luís Eduardo Magalhães, também no oeste do estado, foi até o local e ajudou no resgate do piloto, identificado como Fernando Luis Barp.
A polícia não deu detalhes da idade da vítima, informou apenas que Fernando Luis relatou as causas do acidente para a polícia antes de ser encaminhado para a unidade de saúde da região. Ele está consciente e não corre risco de morte, segundo relatório médico.
(Fonte: G1)

Tor apreende quase 400KG de maconha na BA 262, proximo a Vitória da Conquista

Cerca de trezentos e setenta quilos de maconha foram apreendidos dentro de um carro que trafegava na BA-262, trecho perto da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste, da Bahia. Dois jovens que estavam o veículo foram presos. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o carro foi parado em uma abordagem de rotina, na noite de terça-feira (14). Ainda conforme a PRE, a droga estava no porta-malas do veículo.

O jovens presos têm 19 e 25 anos. A polícia informou que eles disseram que pegaram a droga em Porto Seguro, no sul da Bahia, e que levaria o material para Goiás. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Vitória da Conquista.
Fonte: G1

Sucateamento da Adab mostra omissão do governo na fiscalização de frigoríficos

Funcionários da Adab já fizeram várias manifestações mostrando o estado de sucateamento da agência. (Foto: AFA-BA – Divulgação)

Chegaram denúncias à Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia de que a Agência de Defesa Agropecuária (Adab) vem sendo sucateada e não tem realizado o trabalho de fiscalização em todos os frigoríficos do estado. A ausência de um número suficiente de profissionais e a decisão do setor de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Adab em retirar os incentivos das indústrias para que os fiscais realizem a inspeção no abate de carnes teria comprometido a atuação do órgão. Há um mês o governo estadual foi notificado pela Superintendência Federal de Agricultura do Estado sobre a situação estrutural em que se encontra a agência.

“Ao receber essa denúncia a Bancada apela por uma solução imediata, já que a presença do órgão é fundamental para que a carne chegue a mesa dos consumidores, passando pelo controle sanitário no abate. Qualquer irregularidade pode comprometer a saúde da população. O governo do estado deve uma explicação aos baianos sobre essa situação. É preciso que a Adab tenha mais fiscais para atuarem e esse trabalho continue sendo exercido”, afirmou o líder da Bancada, deputado Leur Lomanto Jr.

A Oposição teve acesso a uma notificação enviada ao governador Rui Costa (PT), com data de 26 de setembro, em que a Superintendência federal alerta para a atual fragilidade da Adab, nas ações de prevenção, controle e erradicação de doenças animais, pondo em risco a saúde dos consumidores. Foi lembrado que a Bahia era referência em defesa agropecuária no país, com um quadro de quase dois mil servidores. Entretanto, esse cenário mudou a partir de 2010 com a desestruturação do órgão, causada pela queda vertiginosa de funcionários e pela nomeação de pessoas sem qualificação técnica para enfrentar as emergências sanitárias, além da diminuição dos recursos.

Fonte: Jornal da midía

Fazendários fazem paralisação em cinco postos nesta segunda e terça

Posto em Feira está entre os afetados | Foto: Reprodução / Google Street View

Os fazendários realizam paralisação nesta segunda-feira (9) em quatros postos fiscais da Secretaria da Fazenda da Diretoria de Administração Tributária na região Norte (DAT Norte): Ângelo Calmon (Feira de Santana), Francisco Hereda (em Juazeiro, na ligação BA-PE), Heráclito Barreto (BA-AL, em Paulo Afonso) e Fernando Presídio (BA-SE, em Rio Real/Loreto). O protesto, parte do calendário de mobilização da categoria, ocorrerá das 8h às 20h e se estenderá na terça-feira (10) nos postos SAC e nas inspetorias fazendárias de Alagoinhas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Valença. Em Salvador e região metropolitana, o ato ocorre nos próximos dias 17 e 18 de outubro e também no dia 20, quando será realizada uma paralisação geral, com assembleia na sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz) no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Entre as reclamações, está um clima de “desestímulo” e “sobrecarga de trabalho”; falta de pessoal para desempenhar tarefas de fiscalização e serviços internos; tecnologia obsoleta, principalmente nos postos fiscais, onde por vezes não há internet; entre outros problemas.

Informações: Bahia noticias

Estação do metrô é alvo de novo de vandalismo

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Dois homens foram presos em flagrante na Estação CAB de Metrô, na madrugada desta segunda-feira (2), por volta das 2 horas. De acordo com a Central de Polícias (Centel), os vândalos tentavam roubar fios de cobre do local.
Eles foram levados para a delegacia, onde devem responder por furto. Este é o segundo vandalismo registrado  no metrô da capital baiana.
No final de setembro, a Estação de Metrô do Detran, na Linha 2, também foi alvo. Segundo a assessoria de comunicação da CCR, empresa que administra o sistema metroviário de Salvador, o ato danificou cabos de fibra ótica, o que gerou falhas no sistema, como a redução na velocidade de funcionamento.
(bahia.ba)

Sandro visita lideranças políticas do Sul e Extremo Sul da Bahia

O deputado Sandro Régis (DEM) aproveitou o último final de semana para visitar amigos e correligionários nos municípios de Itamaraju, Potiraguá e Eunápolis.
“No sábado (23), participei de um encontro em Itamaraju, juntamente com Junior Leitão, presidente do DEM Municipal, e, na oportunidade, também estiveram presentes o prefeito Dr. Marcelo, o vice-prefeito Téa, Jorge Almeida, Wilson Oliveira, o amigo Peba, entre outras lideranças”, declarou Sandro. O candidato a prefeito de Jucuruçu em 2016, Nande, também se fez presente no encontro e na ocasião foram discutidos, entre outros assuntos, as demandas de Itamaraju e Jucuruçu. Sandro se disponibilizou a ajudar os municípios.
Ainda no sábado, Sandro concedeu entrevista à Rádio Extremo Sul FM, e abraçou o líder Dalvadisio, por quem tem grande estima e admiração. No domingo, o deputado tomou café da manhã com a aniversariante do dia, a prefeita de Itagimirim, Devanir. Logo após, seguiu para o município de Potiraguá, onde almoçou na casa do prefeito Jorge Cheles e à tarde participou da final do campeonato de futebol. “O domingo foi muito produtivo! Quem esteve comigo também foi o candidato a prefeito de Santa Luzia, Téo de Carlos de Pequeno. Fico muito feliz em rever meus amigos e correligionários, que lutam pelo povo dos seus municípios em prol de uma Bahia melhor!”, enfatizou o democrata.
E o trabalho não parou por aí! Na segunda-feira (25) bem cedo, o deputado tomou café com o ex-vereador e candidato a prefeito de Eunápolis em 2016, Adelson do Alecrim, e também concedeu entrevista a uma rádio local.
Fonte: Ascom do deputado estadual Sandro Régis (DEM)

Prefeito de Itaetê quer pavimentar 85 km da BR-245, que liga a cidade até Marcionílio Souza

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de Itaetê, Valdes Brito de Souza.
Ele esteve acompanhado por Márcio Matos, secretário municipal de Administração, pelo presidente da Câmara Municipal de Iramaia, Genivaldo Jesus Santa Fé, conhecido por “Gil do MST”, e pelo chefe de gabinete da presidência da Câmara de Iramaia, Valfredo dos Santos Reis.
Entre as demandas apresentadas pelo prefeito de Itaetê, ele citou como prioridade a recuperação da BA-245, que liga o município de Marcionílio Souza ao entroncamento de Andaraí (passando por Itaetê), trecho de 81 quilômetros.
“Tenho uma reunião ainda este mês com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, para tratar do asfaltamento desse trecho de estrada que passa por nosso município”, informa o prefeito Valdes Brito, de Itaetê.
Ele destacou, ainda, o pedido para a implantação do sistema de abastecimento de água até o Povoado de Bananeiras, obra a ser executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), órgão da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS).
“Também reivindicamos o projeto de urbanização – a ser feito pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) – da entrada da cidade, que já foi autorizado pelo governador Rui Costa no encontro que tivemos no dia 13 deste mês, na Governadoria”, explica o prefeito de Itaetê.
(Ascom: Serin/Gov-BA)

Tragédia na Baía: Justiça bloqueia bens de empresa responsável por naufrágio

Foto: Divulgação/SSP

Após pedido da Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), a Justiça determinou, por meio de liminar (provisória), o bloqueio dos bens da CL Empreendimentos, empresa responsável pela lancha Cavalo Marinho I. Em agosto deste ano, a embarcação naufragou na Baía de Todos os Santos e deixou 19 mortos.
Segundo a decisão do juiz Maurício Lima de Oliveira, da 16ª Vara de Relações de Consumo, o bloqueio de bens atinge a empresa e um sócio e visa garantir a disponibilidade financeira para futuras indenizações.
A CL informou, por meio de nota, que não foi notificada oficialmente da determinação e não pode se pronunciar sobre o caso.
(Fonte: bahia.ba)

PF deflagra operação contra desvios de recursos do Fundeb na Bahia

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagram, na manhã desta quinta-feira (21), uma operação na Bahia para combater desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e 14 de condução coercitiva na cidade de Apuarema.

São alvos da ação a ex-prefeita, do ex-secretário de Administração, o filho da ex-gestora, servidores e ex-servidores públicos da Prefeitura Municipal de Apuarema, que, segundo a PF, agiram “em conluio”.

De acordo com os investigadores, diversos servidores públicos municipais eram contratados formalmente por salários muito superiores à complexidade da atividade desempenhada. Os valores, ao invés de depositados diretamente em suas contas bancárias, eram depositados nas contas de outros servidores previamente aliciados, os quais tinham a incumbência de sacá-los e repassá-los à ex-prefeita ou a outros integrantes do esquema criminoso.

Ainda segundo a PF, a maior parte era “apropriada ilicitamente” pelos investigados, e apenas pequena parte era efetivamente repassada, em espécie, ao servidor. As remunerações desviadas chegavam, de acordo com a Polícia Federal e CGU, a ser infladas em até oito vezes, tomando-se por base o valor efetivamente pago.

A operação foi batizada de “Inflet”, termo em latim que significar inchar, inflacionar, portanto, uma referência ao procedimento utilizado para o desvio das verbas públicas.

(Fonte: bahia.ba)

Neto ameaça desistir de governo se Alckmin for candidato a presidente

Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ bahia.ba

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), ameaçou desistir de disputar o governo da Bahia caso o PSDB escolha o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, candidato a presidente e não prefeito paulistano João Doria, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com aliados do democrata ouvidos pela publicação, Neto tem boa relação com Alckmin, mas o considera um “candidato pesado” para ser vendido no maior colégio eleitoral do Nordeste, que é a Bahia, e teme efeitos no seu próprio desempenho.
Aliados de Alckmin relativizam a avaliação ventilada por ACM Neto e considera que uma candidatura do prefeito alavancaria a votação tucana contra o poderio do PT do ex-governador Jaques Wagner.
Alckmistas também identificam que o democrata vende dificuldades para auferir facilidades numa futura negociação, até porque o desmantelamento do PSB retirou o cacife que o aliado de Alckmin em São Paulo poderia oferecer nacionalmente.
Dono do cargo de vice do tucano, com Márcio França, o partido era o candidato natural para ocupar a vaga numa chapa presidencial. Mas fatia expressiva de sua ala pernambucana bandeou-se para o PMDB, e o PT namora os espólios da sigla.
A posição de Neto não é consensual no seu Democratas. Nesta quinta-feira (21), Doria e Neto deverão jantar em São Paulo, na casa do tucano paulistano, com outros líderes do DEM.
(Fonte: bahia.ba)

Operação apreende carreta com cerca de 800 quilos de maconha em Feira de Santana

Droga foi apreendida em carreta (Foto: Acorda Cidade)

Cerca de 800 quilos de maconha foi foram apreendidos por uma força-tarefa, na madrugada desta terça-feira (19), na BR-116 Sul, em Feira de Santana. A operação foi realizada de forma conjunta entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e guarnições da PM (Rondesp e Cipe Litoral Norte). Segundo a polícia, condutor e produto apreendido foram encaminhados para o posto da Polícia Federal da cidade. A carreta tem placa com registro de Conceição do Coité, enquanto que o cavalinho tem licença de São Bernardo do Campo, interior de São Paulo. 

PF deflagra operações contra desvio de recursos públicos na Bahia

 (Tânia Rêgo/Agência Brasil) Agentes da Polícia Federal cumprem, nesta terça-feira (19), 15 mandados de busca e apreensão, 10 de condução coercitiva e oito de medidas cautelares

A Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram, na manhã desta terça-feira (19), duas operações contra o desvio de recursos públicos nas cidades de Palmas de Monte Alto, Aracatu, Riacho de Santana e Botuporã, todas na Bahia.
Agentes da PF cumprem 15 mandados de busca e apreensão, 10 mandados de condução coercitiva e oito de medidas cautelares. Segundo os investigadores, a operação apura fraudes nos processos licitatórios e na execução de contratos de prestação de serviços de limpeza, asseio e conservação diária nas dependências de prédios pertencentes aos municípios de Aracatu e de Palmas de Monte Alto entre os anos de 2014 e 2017.
As investigações apontam que a mesma empresa – vencedora das licitações nos dois municípios – era de “fachada” e que muitos dos empregados contratados seriam “fantasmas” ou prestariam serviços em estabelecimentos desativados.
Ainda segundo a PF, os valores recebidos pela empresa eram repassados a servidores municipais ligados ao ex-prefeito de Palmas de Monte Alto ou a familiares do atual prefeito de Aracatu, que utilizavam apenas parte do dinheiro para remunerar pessoas da zona rural ou adolescentes para a execução do objeto do contrato ,O restante era apropriado “indevidamente”. As operações foram batizadas de Chronos e Syagrus.
(Fonte: bahia.ba)

Após viagem à China, Temer participa de desfile de 7 de setembro

© Adriano Machado/Reuters

O presidente Michel Temer chegou a Brasília na quarta-feira (6) após viagem de uma semana à China, onde participou de reuniões da 9ª Cúpula dos Brics, e logo mais, nesta quinta (7), estará acompanhado da primeira-dama, Marcela, no tradicional desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
Este será o segundo ano no qual o presidente participa das ações do Dia da Independência. Em 2016, ele teve de lidar com intensas manifestações de cidadãos contrários a seu governo. De acordo com o G1, Temer não deve chegar no Rolls Royce presidencial aos desfiles e também não deve fazer discurso. O evento, responsável por gastos de R$ 787 mil por parte do governo, tem início às 8h45 e os desfiles, às 9h.
(Informações: Noticias ao minuto)

Não existe só um responsável pelo naufrágio em Mar Grande, diz promotora

Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE A prestadora do serviço das embarcações é a principal responsável, diz promotora

A promotora Joseane Suzart, da 5ª Promotoria do Ministério Público da Bahia (MP-BA), afirmou que há diferentes responsáveis pelo  naufrágio da lancha Cavalo Marinho I ocorrido na manhã de quinta-feira, 24, na Baía de Todos-os-Santos. Porém, segundo a integrante do MP, a CL Transporte Marítimo, prestadora do serviço, é a maior responsável pela tragédia. A afirmação foi feita durante coletiva de imprensa na sede do MP-BA, em Nazaré, na manhã desta sexta-feira, 25. Suzart explica que a CL possui a maior parcela de culpa porque recebe o lucro, referente ou correspondente ao valor pago pelos consumidores, mas as empresas fiscalizadoras também possuem uma grande responsabilidade. “A Capitania dos Portos com relação a regularização das embarcações e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que deve executar a fiscalização do serviço”, diz. A promotora ainda discorre sobre o fato de não existir um controle de quem entrava e saía das embarcações, coletando dados de identificação dos passageiros. De acordo com Suzart, essa “lista” seria de responsabilidade da Agerba. “É inadmissível. Todo transporte realizado para a população constitui serviço público essencial e compete ao poder público a devida fiscalização”.

Investigações

As investigações sobre as causas da tragédia terão início na próxima segunda-feira, 28, na própria sede do MP-BA, com as famílias das vítimas e sobreviventes do naufrágio sendo ouvidos. Será designado um promotor específico para apurar e colaborar no caso. Já existiam duas ações no Ministério Público  sobre as condições das embarcações. Na primeira ação, de 2007, foi alertado sobre irregularidades no transporte de passageiros pelas embarcações. Na segunda, feita em 2014, foi solicitado uma reforma dos terminais e das embarcações, renovação dos coletes salva-vidas, entre outras medidas. Nenhuma das duas ações foram julgadas até hoje. As famílias das vítimas e os sobreviventes do naufrágio vão poder contar com o auxílio de indenizações e medidas, previstas no processo levantado pelo MP-BA de 2014, que já garantia os benefícios caso houvesse algum acontecimento do tipo.

No dia do ocorrido, o diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, disse que a embarcação que naufragou estava com as documentações válidas.

Tragédia

A embarcação Cavalo Marinho I, que operava na travessia entre a ilha e Salvador, naufragou na manhã desta quinta, por volta das 6h40, dez minutos depois de deixar o Terminal Marítimo. 120 pessoas estavam na lancha. Até a publicação desta matéria, 18 corpos foram encontrados . Todos os corpos já foram liberados pelo IML e retirados pelas famílias. Outros 89 passageiros foram resgatados com vida. Ainda há buscas por 13 possíveis vítimas desaparecidas .

(Fonte: A Tarde)

Grupo invade casa em Jaguaquara, mata um e leva mais dois para execução

Corpos foram removidos e encaminhados para o IML em Jequié (Foto: Marcos Frahm)

Três homens foram executados na madrugada dessa quinta-feira (24), no município de Jaguaquara, sudoeste baiano. Segundo a Polícia Militar, por volta das 02h, quatro indivíduos armados invadiram uma residência na Rua José Passos, bairro Palmeiras, e sequestraram Elton Jhon Santos da Silva e Fábio Queiroz Borges. Ainda segundo a polícia, um terceiro homem que estava na casa, identificado como Gilmar de Jesus Santos, tentou fugir dos assassinos, mas acabou sendo baleado e morreu no local. Os outros dois foram levados pelos criminosos. Os corpos dos dois jovens foram encontrados na manhã dessa quarta-feira, próximo a um assentamento do Sem Terra, nas margens da BR-116. Os três corpos foram encaminhados para o IML em Jequié. A polícia informou que as três vítimas tinham passagens pelo mundo do crime e investiga se o triplo homicídio tenha sido um acerto de contas entre facções.

(Fonte: Blog Marcos Fran)